Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

13/11/2011

Alimentos integrais e fibras reduzem risco de câncer no intestino, diz estudo

Pesquisa sugere que o consumo de mais cereais e integrais pode reduzir risco


Cientistas já sabiam dos benefícios de cereais na proteção contra problemas cardiovasculares

Segundo os cientistas do Imperial College de Londres, para cada dez gramas de aumento no consumo de fibras, ocorreu uma queda de 10% no risco deste tipo de c?ncer .J? se sabia que o consumo destes alimentos ajuda a proteger contra problemas cardiovasculares, mas os especialistas afirmam que qualquer liga??o com c?ncer colorretal era menos clara, pois as pesquisas n?o tinham dado resultados consistentes.

Os cientistas brit?nicos e holandeses analisaram 25 estudos relativos ao assunto, que envolveram cerca de 2 milh?es de pessoas, e conclu?ram que o consumo de alimentos como arroz integral, aveia e outros cereais s?o os respons?veis por esta diminui??o de risco.

Dagfinn Aune, uma das autoras do estudo e pesquisadora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestat?sticas do Imperial College, afirmou que a an?lise realizada ajudou a encontrar uma associa??o linear entre a fibra na dieta e o c?ncer colorretal. "Quanto mais fibras como estas voc? come, melhor ?. At? quantidades menores tem algum efeito", afirma.

O estudo foi publicado na revista especializada British Medical Journal. Outros benef?ciosOs pesquisadores informaram que a adi??o de 90 gramas por dia de gr?os integrais na dieta est? ligada a uma redu??o de 20% no risco de c?ncer colorretal. Eles dizem ainda que os benef?cios para sa?de do consumo destes gr?os n?o se limitam apenas ? diminui??o do risco deste tipo espec?fico de c?ncer. "Tamb?m pode reduzir o risco de doen?as cardiovasculares, diabetes tipo 2, excesso de peso e obesidade e, possivelmente, mortalidade geral", afirmaram.

No entanto, o ?ltimo estudo afirma que n?o h? provas de que as fibras presentes em frutas ou vegetais tenham a mesma import?ncia neste resultado. Uma pesquisa anterior que mostrou a redu??o do risco devido ao alto consumo de frutas e vegetais sugere que outros compostos presentes nas frutas, ao inv?s das fibras, podem ser os respons?veis.

Yinka Ebo, da organiza??o de caridade brit?nica de combate ao c?ncer Cancer Research UK, afirmou que esta pesquisa d? mais credibilidade ?s afirma?es de que fibras protegem contra o c?ncer no intestino. "Comer fibras ? apenas uma das muitas coisas que voc? pode fazer para diminuir o risco de desenvolver a doen?a, junto com manter um peso saud?vel, uma vida ativa, diminuir o consumo de ?lcool, de carne vermelha e industrializada, e n?o fumar", afirmou.

Siga-nos no twitter:@PortalADAlagoas



BBC Brasil
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.