Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

04/12/2011

Pastor-presidente José Neco completa 80 anos; confira sua história

Ministro ainda encontra tempo para atribuições de âmbito nacional


Pr. José Antonio dos Santos, presidente da igreja em Alagoas

O pastor Jos? Antonio dos Santos, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, comemora 80 anos de idade nesta segunda-feira (5). Ele nasceu precisamente no dia 5 de dezembro de 1931, na cidade de Santana do Ipanema, Sert?o do Estado, e se transformou em um dos obreiros mais admirados e respeitados aqui e at? fora do Pa?s.

Al?m da atribui??o local de comandar a maior denomina??o evang?lica, o pastor Jos? Neco - como ? carinhosamente conhecido - preside a Conven??o dos Ministros da Assembleia de Deus em Alagoas (Comadal), a Uni?o de Ministros da Assembleia de Deus no Nordeste ( Umadene) e ? o 5? vice-presidente da Conven??o Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Confira um pouco da hist?ria deste homem de Deus:

Em 5 de dezembro de 1931, na cidade de Santana do Ipanema-AL, nasce o garoto Jos? Antonio, filho de Alcides Antonio dos Santos e Ot?lia Cavalcante dos Santos. Com uma inf?ncia simples e com muitas dificuldades, trabalhava na ro?a para ajudar os pais no or?amento dom?stico, at? que, aos 14 anos, decidiu aprender uma profiss?o.

?Espelhei-me num sapateiro chamado N? Marcolino, que hoje n?o est? entre n?s. Eu andava 12 quil?metros para aprender a profiss?o, e com menos de dois anos j? estava vivendo por conta pr?pria?, relata o pastor Jos? Antonio dos Santos, que h? 22 anos preside a Assembl?ia de Deus em Alagoas, ? o respons?vel pela Uni?o dos Ministros das Igrejas Assembl?ias de Deus no Nordeste (Umadene) e vice-presidente da Conven??o Geral das Assembl?ias de Deus no Brasil (CGADB).

Ele conta que ainda jovem tomou a decis?o de viajar e tentar a vida em outro lugar. Passou por Sergipe, Para?ba e S?o Paulo, onde trabalhou num cafezal. L? foi convidado para liderar 40 homens, quando ainda tinha 22 anos, demonstrando, com isso, sua voca??o para a lideran?a.

Em S?o Paulo conheceu a jovem Francisca, com quem se casou. Voltou para Alagoas quando tinha 24 anos, por motivo de doen?a, mas j? tinha ouvido falar em Jesus Cristo numa fazenda paulista.

No m?s de junho de 1955 (com 24 anos) aceitou a Jesus Cristo como seu salvador, e, depois, com alguns dias, sua esposa tamb?m aceitou. Ele foi batizado em Macei? no m?s de agosto de 1956, no ano anterior tinha sido batizado no Esp?rito Santo. Foi separado para o diaconato em agosto de 1958. Dois anos depois passou a presbit?rio e em 1962 foi ordenado ao minist?rio de pastor-evangelista.

Formado em Teologia pelas Escolas Teol?gicas das Assembl?ias de Deus no Brasil, bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas e doutor em Divindade pela Faculdade de Filosofia e Teologia Filad?lfia, ? conhecido carinhosamente, em todo o Brasil, como ?Pastor Neco?, e sua simplicidade ? admirada em todos os pa?ses que tem visitado, confirmando a Palavra do Senhor: ?Os passos de um homem s?o confirmados pelo Senhor?. ? um conferencista respeitado em toda a Am?rica Latina. Pai de seis filhos ? Jota, Jemima, Geilza, Jedida, Jesana e Jeilma ? vem conciliando o tempo entre a igreja e a fam?lia.

A presid?ncia

Na fun??o de vice-presidente da igreja, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos assumiu a presid?ncia interinamente em novembro de 1985, pois o pastor Manoel Pereira Lima adoeceu gravemente, ficando impossibilitado de exercer as suas atividades. Durante seis meses consecutivos, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos esteve ? frente da igreja e do minist?rio em todo o Estado de Alagoas, desempenhando de forma ?ntegra e fiel as suas atividades, sem demonstrar nenhuma pretens?o ou qualquer ambi??o pela posi??o que ocupava.

O pastor Manoel Pereira Lima veio a falecer, acontecimento que repercutiu em todo o Estado de Alagoas e no Brasil. Mas, mesmo diante de t?o lament?vel acontecimento, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos, visivelmente consternado com a morte do seu l?der, na qualidade de pastor-presidente interino, manteve-se firme e sereno, conduzindo de forma equilibrada e sensata a igreja do Senhor at? que um novo l?der assumisse a dire??o.

Havendo a necessidade de ser eleito um novo pastor-presidente para liderar a Assembl?ia de Deus em Alagoas, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos, que at? ent?o estava interinamente presidindo a igreja, convocou o minist?rio alagoano para realizar a elei??o do novo l?der estadual no dia 03 de junho de 1986. Muito prudentemente convidou para presidir a referida elei??o o pastor Jos? Rodrigues Sobrinho, presidente da Assembl?ia de Deus de Sergipe. Para que houvesse lisura no processo eletivo do novo presidente, o pastor Rodrigues assumiu a presid?ncia da igreja em Alagoas, oito dias antes da elei??o, garantindo transpar?ncia e honestidade na escolha.

No dia 03 de junho, data para a elei??o do novo l?der, no audit?rio do templo-sede, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos agradeceu a confian?a a ele depositada durante nove anos como vice-presidente e seis meses na qualidade de presidente interino. Logo em seguida, o pastor Jos? Rodrigues Sobrinho solicitou ao minist?rio que os candidatos ? presid?ncia da igreja se apresentassem para que fosse eleito, dentre eles, o novo pastor-presidente. Diante do sil?ncio do seleto audit?rio de pastores e evangelistas da Assembl?ia de Deus em Alagoas, o presidente da reuni?o, pela segunda vez, solicitou que os candidatos ao cargo de pastor-presidente se apresentassem. Diante desta segunda solicita??o, um grupo de l?deres apresentou o pastor Jos? Ant?nio dos Santos, que neste momento estava sentado junto aos demais obreiros, no audit?rio, como sendo o ?nico candidato ao referido cargo. Diante da indica??o do pastor Jos? Ant?nio dos Santos, sem nenhum outro obreiro ter se apresentado como candidato, ele foi eleito por unanimidade.

Havendo sido eleito pastor-presidente, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos convocou imediatamente o presbit?rio da capital para comunicar-lhe a sua elei??o efetuada pelos obreiros do interior do Estado e, ao mesmo tempo, pedir-lhes tamb?m a aprova??o. Da mesma forma, os presb?teros da capital aprovaram a sua elei??o, e, no dia 6 de junho de 1986, assumiu efetivamente a presid?ncia da igreja e do minist?rio em todo o Estado de Alagoas.

Na noite da sua posse, ladeado por pastores de diversos estados, por sua fam?lia, pelo minist?rio local e pela igreja, o pastor Jos? Ant?nio dos Santos afirmou que desejava desenvolver o minist?rio presidencial marcado por tr?s coisas, que eram a un??o, a uni?o e a alegria. Realidade esta que aqueles que o acompanham ao longo de todos esses anos de aben?oada presid?ncia t?m atestado em sua gest?o.

Siga-nos no twitter:@PortalADAlagoas



Reda??o/AD Alagoas
[email protected]
Galeria de Fotos
  • Pastor-presidente José Neco completa 80 anos; confira sua história

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.