Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

19/01/2012

Ministério apresenta mudanças no calendário de vacinação infantil

Alterações começam a partir de agosto


Vacinação infantil

O calend?rio de vacina??o infantil gratuita na rede p?blica ter? duas mudan?as j? a partir de agosto. No primeiro ano, como transi??o, elas valer?o apenas para os rec?m-nascidos que estiverem iniciando o esquema vacinal.

A vacina contra a poliomielite, hoje aplicada na forma de gotas (com o v?rus atenuado), passar? a ter um esquema combinado: injet?vel (com o v?rus inativo) aos dois e quatro meses da crian?a e na forma de gotinhas aos seis meses e 15 meses e nas campanhas anuais de refor?o. "Vamos usar um esquema duplo. O Z? Gotinha n?o morre, ele ganha mais um aliado contra a p?lio", explicou Jarbas Barbosa, secret?rio de vigil?ncia em sa?de do Minist?rio da Sa?de.

O refor?o anual de 2012 para crian?as at? cinco anos j? vai ter uma altera??o. Em julho, na primeira etapa, fica como est?: gotinhas. Na segunda, em agosto, por?m, em vez de s? a mobiliza??o para as gotinhas, haver? uma campanha "multivacina??o", afirma Barbosa.

A ideia ? que, durante uma semana, as crian?as fa?am a revis?o de suas carteiras de vacina??o e fechem brechas. Quem n?o tiver mais o documento deve procurar o seu posto de sa?de para cobrir eventuais falhas vacinais.

Tend?ncia

O Z? Gotinha s? ser? aposentado, diz o minist?rio, quando o v?rus da p?lio for erradicado do mundo. A tend?ncia, ent?o, ? que os pa?ses -incluindo o Brasil- apliquem apenas a injet?vel. Isso, diz o ministro Alexandre Padilha, porque a vacina com o v?rus inativo ? mais segura. Apesar de raros, h? registros de formas da paralisia associadas ?s gotinhas, sobretudo nas doses iniciais.

Por outro lado, ? positivo manter o uso do v?rus atenuado at? essa erradica??o, porque, ao ser eliminado pelas fezes, ele concorre na natureza com o v?rus selvagem, mais perigoso, prejudicando-o.

Pentavalente

Outra mudan?a ? a reuni?o de duas vacinas em uma s?: a tetravalente e a hepatite B na chamada pentavalente. Nos pr?ximos anos, por?m, com desenvolvimento por laborat?rios nacionais, ela deve evoluir para a heptavalente (penta, mais a da meningite C conjugada e a da p?lio).

O objetivo ? enxugar o n?mero de picadas nas crian?as e de idas a postos de sa?de. Com isso, o governo poder? oferecer outras vacinas, como catapora, HPV e hepatite A. Com a penta, o governo deve economizar R$ 700 mil/ano com redu??o dos custos da vacina e da operacionaliza??o.

Siga-nos no Twitter: @PortalADAlagoas



Folha Online
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.