Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

02/03/2012

Arqueólogos apontam novos indícios sobre ressurreição de Jesus

Túmulo foi descoberto em Jerusalém em 1981


Parte do prédio

Um grupo de arque?logos e especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York as conclus?es de uma pesquisa que apresenta ind?cios da ressurrei??o de Jesus a partir de um t?mulo localizado em Jerusal?m h? tr?s d?cadas. "At? agora me parecia imposs?vel que tivessem aparecido t?mulos desse tempo com provas confi?veis da ressurrei??o de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas essas evid?ncias s?o claras", afirmou nesta ter?a-feira o professor James Tabor, diretor do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, um dos respons?veis pela pesquisa.

O t?mulo em quest?o foi descoberto em 1981 durante as obras de constru??o de um pr?dio no bairro de Talpiot, situado a menos de 4 km da Cidade Antiga de Jerusal?m. Um ano antes, neste mesmo lugar, foi encontrado um t?mulo que muitos acreditam ser de Jesus e sua fam?lia.

Ao lado do professor de Arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e do cineasta canadense de origem judaica Simcha Jacobovici, Tabor conseguiu uma permiss?o da Autoridade de Antiguidades de Israel para escavar o local entre 2009 e 2010. Em uma das ossadas encontradas, que os especialistas situam em torno do ano 60 d.C., ? poss?vel ver a imagem de um grande peixe com uma figura humana na boca, que, segundo os pesquisadores, seria uma representa??o que evoca a passagem b?blica do profeta Jonas.

A pesquisa, realizada com uma equipe de c?meras de alta tecnologia, tamb?m descobriu uma inscri??o grega que faz refer?ncia ? ressurrei??o de Jesus, detalhou ? Ag?ncia Efe o professor Tabor, que acrescentou que essa prova pode ter sido realizada "por alguns dos primeiros seguidores de Jesus".

"Nossa equipe se aproximou do t?mulo com certa incredulidade, mas os ind?cios que encontramos s?o t?o evidentes que nos obrigaram a revisar todas as nossas presun?es anteriores", acrescentou o especialista, que acaba de publicar um livro com todas as conclus?es de sua pesquisa, The Jesus Discovery.

O professor reconhece que suas conclus?es s?o "controversas" e que v?o causar certo rep?dio entre os "fundamentalistas religiosos", enquanto outros acad?micos seguir?o duvidando das evid?ncias arqueol?gicas da cristandade. Anteriormente, essa mesma equipe de pesquisadores participou do document?rio O T?mulo Secreto de Jesus, produzido pelo cineasta James Cameron. Na obra, os arque?logos encontraram dez caix?es que asseguram pertencer a Jesus e sua fam?lia.

Siga-nos no twitter:@PortalADAlagoas



Terra
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.