Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

24/04/2012

Cientista tenta explicar como nosso cérebro “entende” Deus

Pesquisa revela que cérebro humano está predisposto a encontrar uma “força superior”


Cérebro humano

H? anos que os cientistas especulam que o c?rebro humano possui um ?ponto de contato com Deus?, que seria uma ?rea espec?fica do c?rebro respons?vel pela espiritualidade. Por?m, os estudiosos da Universidade do Missouri publicaram uma pesquisa indicando que a espiritualidade ? um fen?meno complexo. Sendo assim, v?rias ?reas do c?rebro s?o respons?veis pelos ?muitos aspectos das experi?ncias espirituais?.

Brick Johnstone, professor de psicologia da sa?de da Universidade, afirma: ?N?s encontramos uma base neuropsicol?gica para a espiritualidade, mas n?o est? isolada de uma ?rea espec?fica do c?rebro? A espiritualidade ? um conceito muito mais din?mico e que utiliza muitas partes do c?rebro. Algumas regi?es do c?rebro desempenham um papel mais predominante, mas todas elas trabalham em conjunto para facilitar as experi?ncias espirituais dos indiv?duos?.

No estudo agora publicado, Johnstone revela como estudou pessoas que sofreram les?es cerebrais traum?ticas em seu lobo parietal direito, uma ?rea do c?rebro situada a poucos cent?metros acima da orelha direita. Ele investigou os conceitos de espiritualidade dos participantes, tal como a proximidade que sentiam de um poder superior, sua f? em um deus e se achavam que faziam parte de um plano divino.

Johnstone descobriu que as pessoas que sofreram mais preju?zo no lobo parietal direito mostraram um aumento no sentimento de proximidade a um ser superior. ?Os pesquisadores t?m mostrado continuamente que a defici?ncia no lado direito do c?rebro diminui o nosso foco em n?s mesmos?, disse Johnstone.

?Nossa pesquisa mostra que as pessoas com esta defici?ncia s?o mais espirituais. Isto sugere que as experi?ncias espirituais est?o associadas com a diminui??o no foco em n?s mesmos. Isto est? de acordo com muitos textos religiosos que sugerem que as pessoas devem se preocupar mais com o bem-estar dos outros do que com o seu pr?prio?.

Johnstone explica tamb?m que o lado esquerdo do c?rebro est? associado com a maneira como os indiv?duos se relacionam com os outros. Embora tenha estudado apenas pessoas com les?es cerebrais, estudos anteriores feitos com budistas dedicados ? medita??o e freiras franciscanas com as fun?es normais do c?rebro mostraram que as pessoas podem aprender a minimizar o funcionamento do lado direito do c?rebro para aumentar suas conex?es espirituais em pr?ticas como a medita??o e a ora??o.

O pesquisador faz uma compara??o: ?? como tocar piano, quanto mais voc? treinar o seu c?rebro, mais ele se torna predisposto a tocar piano. A pr?tica faz a perfei??o?.

Perguntado se haveria um ?ponto Deus? no c?rebro, o professor Johnstone se resume a explicar: ?Quando o c?rebro se concentra menos no ser (com a diminui??o da atividade do lobo direito) h?, por defini??o, um momento de autotransced?ncia que pode ser entendido como uma liga??o com Deus ou Nirvana. ? a sensa??o de que voc? ? parte de algo muito maior?.

Mas ele ressalta que sua pesquisa n?o faz afirma?es sobre as verdades espirituais. Deseja apenas demonstrar como o c?rebro humano processa diferentes tipos de experi?ncias espirituais. Os crist?os podem chamar de Deus, os budistas dizem que ? o Nirvana, e para os ateus, isso poderia ser a sensa??o de estar ?ligado ? Terra?.

O estudo ?Right Parietal Lobe ?Selflessness? as the Neuropsychological Basis of Spiritual Transcendence? foi publicado na Revista Internacional de Psicologia da Religi?o.



Gospel Prime
Traduzido e adaptado de Huffington Post

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.