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10/05/2012

Santuários descobertos em Judá confirmam descrições bíblicas

Objetos de culto remontam ao tempo do rei Davi


Professor Yosef Garfinkel

Arque?logo da Universidade Hebraica de Jerusal?m descobriu santu?rios de culto que remontam ao tempo do rei Davi. Seu achado pode oferecer maior clareza para algumas refer?ncias obscuras a constru?es na B?blia.

Professor Yosef Garfinkel diz que sua descoberta em Khirbet Qeiyafa, uma antiga cidade fortificada localizada 30 quil?metros a sudoeste de Jerusal?m e adjacente ao vale de El?, comprovam a narrativa b?blica sobre como era a regi?o antes da constru??o do Templo de Salom?o.

?Esta ? a primeira vez que arque?logos descobriram uma cidade fortificada em Jud? datada do per?odo do rei Davi?, explicou Garfinkel em um comunicado de imprensa. ?Nem mesmo na regi?o de Jerusal?m achamos uma cidade fortificada t?o bem conservada deste per?odo?.

?Pela primeira vez na hist?ria temos objetos reais do tempo de Davi, que podem estar relacionado com os monumentos descritos na B?blia?, comemora o comunicado de imprensa, do Minist?rio das Rela?es Estrangeiras de Israel. Curiosamente, o an?ncio foi feito poucos dias ap?s um ?selo? do mesmo per?odo ter sido localizado em Jerusal?m.

O grupo de arque?logos liderado por Garfinkel descobriu v?rias pe?as em um local de escava??o perto da cidade israelense de Bet Shemesh. Eles podem ser suficientes para mudar o modo como vemos a descri??o b?blica dos reinados de Davi e Salom?o.

?Seu design meticuloso correspondem ?s descri?es b?blicas do pal?cio e do Templo de Salom?o?, disse Garfinkel, que passou cinco anos escavando Khirbet Qeiyafa, tamb?m conhecida como a ?Fortaleza de El?, uma cidade cercada por muralhas e localizada estrategicamente entre Jerusal?m e as cidades habitadas pelos filisteus.

O Antigo Testamento narra com grande detalhe os reinados de Davi e Salom?o, durante o s?culo 10 aC, mas at? hoje h? pouqu?ssimas evid?ncias que confirmem sua magnitude ou at? mesmo a sua exist?ncia. Em Jerusal?m h? abund?ncia de vest?gios do per?odo do Segundo Templo (s?culo 6 aC), mas as refer?ncias ao primeiro Templo ainda s?o objeto de debate acad?mico e pol?tico.

Um deles ? um muro de 70 metros, com uma alta torre de vigia que foi desenterrada perto das muralhas da cidade antiga de Jerusal?m, dois anos atr?s. Ela foi identificada como um poss?vel trabalho do rei Salom?o. Estruturas fortificadas do mesmo tamanho foram encontrados em Khirbet Qeiyafa, cuja constru??o data entre os s?culos 10 e 11 aC.

Entre os achados de agora est?o pe?as de cer?mica, ferramentas feitas de pedra e metal, obras de arte, e tr?s salas que serviriam de santu?rios. Os itens encontrados, diz Garfinkel, revelam que as pessoas que viviam ali eram monote?stas e n?o tinham um ?cone. Ou seja, n?o adoravam imagens de escultura de seres humanos ou animais. Os israelitas da B?blia eram assim, muito diferentes dos povos vizinhos.

?Ao longo dos anos, milhares de ossos de animais foram encontrados, incluindo ovelhas, cabras e gado, mas nunca de porcos. Agora descobrimos tr?s salas de culto, com v?rios apetrechos, mas nenhuma imagem de culto humana ou animal foi encontrada?, disse Garfinkel.

?Isto comprovaria que a popula??o local obedecia duas proibi?es b?blicas ? carne de porco e imagens esculpidas. E tamb?m que seu culto diferia dos cananeus ou dos filisteus?.

Pequenos ?santu?rios port?teis? ou ?miniaturas? foram descobertos no local. Eles possuem marcas que os arque?logos acreditam serem capazes de esclarecer o significado de algumas palavras b?blicas que perderam o seu verdadeiro significado ao longo do tempo.

Na descri??o do pal?cio de Salom?o, em 1 Reis 7:1-6, por exemplo, a palavra ?Slaot? foi traduzida como ?pilares?, mas agora eles dizem que seria melhor ser entendido como ?triglifos?, que seriam as vigas do telhado, tamb?m comuns nos templos gregos. O termo ?Sequfim?, que j? havia sido traduzida como ?tr?s ordens de janelas?, agora est? sendo entendida como ?tr?s portas de entrada rebaixadas?.

Foram encontradas casas na cidade cuja altura ? exatamente duas vezes sua largura, como s?o muitos edif?cios de Jerusal?m. Esse seria o teste de conex?o entre a capital e o que se acredita que foi a cidade b?blica de Saaraim, habitada nos tempos de Davi e Salom?o e mencionada nos livros de 1 Samuel e 1 Cr?nicas.

?Saaraim, aqui no Vale de El?, significa ?duas portas?. ? uma cidade ?nica do per?odo do Primeiro Templo, pois possu?a duas portas de entrada, todas as outras tinham apenas uma?, disse.

Para os pesquisadores, essas ?ltimas descobertas refor?am a corrente de estudo que v? na B?blia um relato confi?vel dos acontecimentos hist?ricos. ?A precis?o das descri?es n?o nos deixa outra op??o, mas quem ainda n?o acredita me explique como tal similaridade ? poss?vel?, finaliza Garfinkel.

Hershel Shanks, editor da revista Biblical Archaeology Review, disse ao Christian Post que as descobertas s?o ?extremamente interessantes? e que nem 20% do local foi escavado ainda, ent?o o mais ? prov?vel que podem haver algumas surpresas pela frente?.



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