Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

16/06/2012

Campanha nacional de vacinação contra pólio começa neste sábado

Imunizações, que vão até 6 de julho, são orais e destinadas a menores de cinco anos de idade.


Vacinação contra a poliomielite

Come?a neste s?bado a campanha nacional de vacina??o contra a poliomielite, que vai durar at? o dia 6 de julho. Segundo o Minist?rio da Sa?de, a meta das imuniza?es ? atingir 13,5 milh?es de crian?as menores do que cinco anos de idade, inclusive aquelas que j? receberam a vacina antes.

A campanha deste primeiro semestre vai oferecer 23 milh?es de doses da vacina oral, as chamadas gotinhas. O objetivo do Minist?rio ? imunizar 95% do p?blico-alvo, que ? composto por 14,1 milh?es de crian?as com idades at? quatro anos, onze meses e 29 dias. Todas devem tomar as duas gotinhas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

No caso de crian?as com alguma doen?a grave, com quadro de febres acima de 38? Celsius ou de alguma infec??o, recomenda-se que um m?dico seja consultado antes. Ao todo, 115 mil postos de sa?de, al?m de unidades m?veis espalhadas por shoppings, rodovi?rias e escolas em todo o pa?s, v?o oferecer a vacina.

Mudan?a no segundo semestre ? De acordo com o Minist?rio, a partir de agosto deste ano, crian?as que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil devem receber a primeira dose da vacina em forma injet?vel aos dois meses de idade e a segunda aos quatro meses. As terceira e quarta doses dever?o ser recebidas aos seis e aos 15 meses, respectivamente, e em forma de vacina oral.

Paralisia infantil ? Causada por um v?rus, a poliomielite atinge com mais frequ?ncia crian?as de at? cinco anos, podendo causar paralisia e levar ? morte. Transmitido por via fecal-oral, o v?rus tem uma incid?ncia maior em pa?ses com baixos ?ndices de condi?es sanit?rias e higiene. N?o existe tratamento para a doen?a, mas a preven??o por meio da vacina garante imunidade contra o problema.

Segundo o Minist?rio da Sa?de, o Brasil n?o registra um caso de poliomielite desde 1989. Mesmo assim, ? importante que a vacina??o seja mantida, j? que o v?rus ainda circula ao redor do mundo. Entre 2007 e 2012, 35 pa?ses registraram casos da doen?a, sendo que em tr?s ? no Paquist?o, na Nig?ria e no Afeganist?o ? s?o casos end?micos.



VEJA
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.