Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

09/07/2012

Café pode reduzir riscos de câncer de pele

Quanto maior o consumo de café, menor os riscos de desenvolver câncer de pele do tipo carcinoma basocelular


Prevenção natural: o consumo de café com cafeína ajuda a evitar o desenvolvimento de carcinoma basocelular

Quanto maior a ingest?o de caf? com cafe?na durante o dia, menores os riscos de desenvolver carcinoma basocelular, tipo de c?ncer de pele mais comum e menos agressivo. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Harvard, foi publicada no Cancer Research, um peri?dico da Associa??o Americana para a Pesquisa em C?ncer.

?N?o recomendaria, no entanto, o aumento no consumo de caf? com base apenas nesses dados?, diz Jiali Han, da Escola de Medicina de Harvard e respons?vel pela pesquisa. A descoberta engrossa a lista de condi?es que t?m o risco reduzido com o consumo regular de cafe?na ? entre elas, est?o o diabetes tipo 2 e a doen?a de Parkinson.

O carcinoma basocelular ? o tipo de c?ncer de pele mais diagnosticado nos Estados Unidos ? pa?s onde foi realizado o estudo. ?Dado o grande n?mero de novos casos, uma mudan?a na dieta que tenha quaisquer efeitos protetores pode ter um impacto importante na sa?de p?blica?, diz Han. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de C?ncer (Inca), 70% dos mais de 134.000 novos casos de c?ncer de pele n?o melanoma que devem ser diagnosticados em 2012 ser?o do tipo carcinoma basocelular.

Pesquisa ? No levantamento, foram analisados dados de 112.897 participantes, dos quais 22.786 desenvolveram carcinoma basocelular durante os mais de 20 anos de acompanhamento. Uma associa??o inversa foi observada entre o consumo de caf? e os riscos para a doen?a ? o caf? descafeinado, no entanto, n?o foi associado com a redu??o dos riscos. "Esses resultados sugerem que ? o caf? com cafe?na o respons?vel pela redu??o nos riscos de carcinoma basocelular", diz Han. "Isso seria consistente com dados j? publicados sobre pesquisas animais, que indicam que a cafe?na pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele."

Em contraste ?s descobertas, tanto o consumo de caf? ou somente o da cafe?na (em ch?s, por exemplo) n?o foram associados com duas outras formas de c?ncer de pele mais letais ? melanoma e carcinoma de c?lulas escamosas. No grupo estudado, houve 1.953 casos de carcinoma de c?lulas escamosas e 741 de melanoma. "? poss?vel que esses n?meros sejam insuficientes para quaisquer associa?es com o consumo de caf?", diz Han.



VEJA
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.