Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

30/07/2012

Igrejas se unem na luta contra o HIV


Nesta semana l?deres crist?os de todo o mundo se reuniram em uma c?pula extraordin?ria da Confer?ncia Internacional sobre Aids em Washington, nos Estados Unidos, para discutir o papel da igreja na luta contra esta doen?a mortal.

Embora campanhas nacionais de educa??o tenham sido bem-sucedidas em oferecer uma ampla plataforma de conscientiza??o sobre o HIV e a AIDS, em alguns pa?ses as organiza?es baseadas na f? t?m assumido um papel importante na educa??o e apoio ?s comunidades locais para reduzir a transmiss?o do v?rus.

O pastor Rick Warren da Igreja Saddleback nos EUA, diz que evento chama a igreja para ajudar a promover a sa?de global.

A Igreja de Saddleback "Plano de Paz" capacita as igrejas locais para cuidar de pacientes com AIDS e educar a pr?xima gera??o.

Segundo publica??o CBN News, Kay, esposa de Rick, disse que um dos passos mais poderosos que qualquer igreja pode tomar ? a de remover o estigma associado ? doen?a.

"N?s olhamos para a escritura. N?s olhamos para Marcos 1:40-42 onde Jesus encontrou um leproso. Ele teve a oportunidade de lhe perguntar, 'Como e por que voc? esta doente? Mas Ele n?o o fez'", explicou ela. "A B?blia apenas diz que Ele se encheu de compaix?o. Ele estendeu a m?o, tocou o homem, e o curou".

Estima?se que mais de 34 milh?es de pessoas no mundo sofrem de HIV ou AIDS. A maioria vive em pa?ses africanos e outros pa?ses em desenvolvimento, segundo mesma publica??o.

No evento, muitas pessoas envolvidas com a luta contra o HIV estiveram presentes discutindo estrat?gias para que a igreja ajude no combate.

Em mensagens de v?deo, que encorajaram a igreja a continuar o seu trabalho em ajudar a salvar vidas em todo o mundo, o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney candidato presidencial tamb?m se pronunciaram durante o evento abordando o tema com os l?deres religiosos.

O combate contra a doen?a

No dia 16 deste m?s foi anunciado pela Ag?ncia Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos a aprova??o do Truvada, do laborat?rio Gilead Sciences, como primeira p?lula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.

Ap?s testes cl?nicos mostrarem que o Truvada pode reduzir de 44% a 73% o risco de cont?gio do HIV, um assessor da ag?ncia FDA pediu a aprova??o do medicamento como preven??o para pessoas n?o infectadas.

Apesar de estudos terem mostrado a redu??o do risco do cont?gio do HIV, alguns estudiosos se op?em ? aprova??o da droga baseando-se em preocupa?es de que os usu?rios poderiam ganhar uma falsa sensa??o de seguran?a provocando um aumento na pr?tica de sexo sem prote??o e em uma retomada nos casos de Aids.

Outro caso que surpreendeu a medicina foi a suposta cura do americano Timothy Brown, conhecido como o "paciente de Berlim", a ?nica pessoa no mundo que parece ter se livrado do v?rus da Aids.

Brown, 47 anos, um ex- HIV positivo de Seattle, nos EUA, ficou famoso depois de passar por um novo tratamento de leucemia com c?lulas-tronco de um doador resistente ao HIV e desde ent?o n?o apresenta tra?os do v?rus.

?Eu sou a prova viva de que pode haver uma cura para a Aids", disse Brown ? AFP em uma entrevista. "? maravilhoso estar curado do HIV".

Apesar de alguns cientistas acreditarem que ele pode ter tra?os de HIV no corpo e que pode contaminar outros, Brown afirma que est? curado.

"Sim, estou curado", declarou. "Sou HIV negativo".



Folha Gospel

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.