Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

04/08/2012

Descobertas novas evidências arqueológicas sobre Sansão

Luta bíblica de Sansão contra um leão é comprovada por escavação


Sansão e o leão

Uma equipe de escava??o arqueol?gica acredita ter encontrado em Israel um artefato que descreve a luta de Sans?o com um le?o, um a hist?ria narrada no Antigo Testamento. O professor Shlomo Bunimovitz e o doutor Zvi Lederman, da Universidade de Tel Aviv, coordenam uma equipe que est? escavando o ?tel? de Beit Shemesh, nos colinas da Judeia, pr?ximo a Jerusal?m. Eles encontraram um pequeno ?selo? de pedra circular, com menos de uma polegada de di?metro, que retrata um homem com cabelo comprido lutando contra uma figura felina.

O artefato foi encontrado perto do rio Sorekm, que servia como a antiga fronteira entre Israel e os territ?rios filisteus. A data??o aponta para o s?culo 11 a.C., o que coincide com a data b?blica onde governavam os ?ju?zes?, um dos quais era Sans?o, de acordo com a B?blia. O jornal israelense Haaretz divulgou que alguns arque?logos israelenses especulam que o selo n?o representa o Sans?o b?blico, mas trata-se da hist?ria de um her?i local que lutou com um le?o e, mais tarde, foi associado ao relato da B?blia sobre Sans?o. Por?m, os mais conservadores n?o veem discrep?ncia entre o relato b?blico e a descoberta.

Esse grupo de arque?logos tamb?m est? fazendo uma pesquisa nesta regi?o sobre as diferen?as claras entre os filisteus, que atravessaram o Mar Egeu, os primeiros cananeus e os judeus. Um dos elementos marcantes ? que foi encontrada uma grande quantidade de ossos de porco no territ?rio dos filisteus, mas n?o havia vest?gios deste animal no territ?rio israelense. Isso mostra que os habitantes locais optavam por n?o comer carne de porco, conforme os costumes b?blicos indicam.

Esses tipos de detalhes, disse Bunimovitz ao Haaretz, ?estabelecem uma fronteira clara no processo social em que dois grupos hostis tiveram suas identidades formadas de maneira distintas, e como isso influencia suas fronteiras ainda hoje?.

No in?cio de julho, uma expedi??o de arque?logos norte-americanos encontrou o que acreditam ser uma imagem de Sans?o em um mosaico na parede de uma sinagoga em Huqoq. Essa antiga aldeia judaica fica a poucos quil?metros a oeste de Cafarnaum, na Galileia. ?Esta descoberta ? significativa porque um pequeno n?mero de sinagogas antigas s?o decoradas com mosaicos que mostram cenas b?blicas. Apenas dois outros locais t?m cenas com Sans?o?, explicou em um comunicado Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, co-participante da escava??o.



Gospel Prime com informa?es Telegraph e Christia

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.