Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

03/12/2012

Dormir mais pode aumentar a resistência à dor

Pesquisa alerta para os prejuízos de dormir pouco


Dormir mais pode ser uma forma de reduzir sensibilidade à dor

Dormir mais pode aumentar a capacidade de uma pessoa suportar a dor, aponta uma nova pesquisa feita no Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos. Isso n?o quer dizer, por?m, que pessoas que j? durmam mais do que oito horas por noite devam aumentar o tempo de sono. O benef?cio vale, segundo o estudo, apenas para aquelas que n?o dormem o suficiente. Ainda de acordo com o trabalho, publicado na edi??o deste m?s do peri?dico Sleep, o efeito analg?sico do sono pode ser eficaz para todos os tipos de dor, incluindo as dores cr?nicas nas costas.

Thomas Roth, diretor do Centro de Dist?rbios do Sono do Hospital Henry Ford e coordenador do estudo, e sua equipe chegaram a essa conclus?o ap?s avaliar 18 adultos de 21 a 35 anos de idade que n?o sofriam de qualquer tipo de dor. No in?cio e no final do estudo, os autores mediram quanto tempo os participantes conseguiam permanecer com um de seus dedos apoiado sobre uma fonte de calor. Com isso, eles mensuraram a capacidade de cada um suportar a dor.

Durante quatro dias, metade dos participantes teve que passar 10 horas por noite na cama a fim de aumentar as suas horas de sono. O restante continuou seguindo suas horas de sono habituais. Ao final desse per?odo, o grupo que prolongou o sono dormiu, em m?dia, 8,9 horas por noite ? aproximadamente duas horas a mais do que estavam acostumados. Os participantes que mantiveram seus h?bitos dormiram uma m?dia de 7,1 horas por noite.

Segundo os resultados, as pessoas que faziam parte do grupo do sono prolongado resistiram ? dor durante um tempo 25% maior quando comparados os testes realizados no fim e no in?cio do estudo. Os pesquisadores sugerem que esse aumento corresponde a duas doses ao dia de 60 miligramas de code?na, um analg?sico derivado do ?pio. De acordo com Roth, n?o est? claro de que forma o sono ajuda a reduzir a sensa??o de dor, mas ele acredita que, como tanto dormir pouco quanto as dores est?o envolvidos em processos inflamat?rios, um melhor sono pode reduzir esses quadros e interferir na resist?ncia ? dor.

Os preju?zos de dormir pouco

De acordo com uma pesquisa apresentada no encontro anual da Sociedade para Estudo de Comportamento Digestivo (SSIB, sigla em ingl?s), em julho de 2012, na Su??a, a restri??o do sono faz com que um indiv?duo consuma mais calorias e, al?m disso, reduz a capacidade do corpo de queim?-las. Isso ocorre porque dormir pouco aumenta os n?veis de grelina, o ?horm?nio da fome?, conhecido assim por induzir a vontade de comer, na corrente sangu?nea. Al?m disso, o h?bito promove um maior cansa?o, reduzindo a pr?tica de atividades f?sicas e aumentando o tempo de sedentarismo



VEJA
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.