Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

10/01/2013

Encontrada coleção recorde de textos bíblicos antigos

Manuscritos judaicos possuem mais de mil anos de idade


Fragmentos de manuscritos hebraicos com mais de mil anos de idade foram encontrados em cavernas do Afeganist?o. Eles foram comprados pela Biblioteca Nacional de Israel e possuem grande valor hist?rico. Mostram a presen?a da comunidade hebraica no norte da regi?o do Afeganist?o, perto da fronteira com Ir? e Uzbequist?o, ainda dominada pelo grupo Talib?.

O diretor acad?mico da Biblioteca, professor Haggai Ben-Shammai, disse ao jornal Haaretz. ?A ?rea remota onde esses documentos foram encontrados foi um importante centro econ?mico, cultural e pol?tico na Idade M?dia?.

?N?s tivemos muitas fontes hist?ricas de assentamentos judaicos naquela ?rea?, ressaltou Ben-Samai. ?Esta ? a primeira vez que temos uma grande cole??o de manuscritos que representa a cultura dos judeus que viviam ali. At? hoje n?o t?nhamos nada sobre isso?.

S?o 29 rolos, os quais se acredita que fa?am parte de um grupo de v?rias centenas. Eles seriam de uma ?genizah?, local de uma sinagoga onde s?o guardados documentos. O clima seco das cavernas possibilitou sua excelente conserva??o. Tratam-se de manuscritos de diversos tipos.

Alguns s?o de teor religioso, outros s?o contratos e correspond?ncia jur?dica e familiares. Est?o escritos em hebraico, aramaico, ?rabe e persa. Parte deles usam um alfabeto com um sistema de vocaliza??o bastante particular, chamado de ?babil?nico?, que foi muito comum entre os judeus de Bagd?.

Entre as descobertas, a mais importante ? um coment?rio do Livro de Isa?as, que seriam de autoria do famoso rabino eg?pcio Saadia Gaon, que viveu no s?culo X, entre Egito e Bagd?. A biblioteca se recusou a dizer quanto pagou pela cole??o, acrescentando que esperava para comprar mais no futuro e n?o quer aumentar os pre?os.

Para especialistas israelenses, essa pode ser a descoberta mais importante dos ?ltimos 100 anos. A maior ainda ? de 1896, quando foram descobertos mais de 100 mil manuscritos b?blicos antigos em uma sinagoga eg?pcia.



Gospel Prime com tradu??o de RT.com
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.