Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

08/03/2013

OPINIÃO| O que é uma mulher


Ev. Ismael Reis e Noeme Reis

Hoje, dia 8 de mar?o, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, em 1857, oper?rias de uma f?brica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Os patr?es que as exploravam com trabalhos de 16 horas por dia ficaram incomodados e reprimiram o movimento ateando fogo na f?brica onde aproximadamente 130 tecel?s morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Por esse ato de resist?ncia e bravura, a ONU, anos mais tarde, institucionalizou aquele negro dia em homenagem ? Mulher.

Ao longo da hist?ria, a mulher viveu per?odos negros de incompreens?es, desprezos e maus-tratos, embora desde o Sinai, Deus deixou claro que o respeito deveria ser igual para homens e mulheres, que honrassem pai e m?e, Ex 20.12. Isso era um conceito revolucion?rio numa ?poca em que a maioria das culturas pag?s era dominada por homens que administravam a fam?lia com m?o de ferro, enquanto a mulher era vista como criaturas inferiores ? apenas servas dos homens. Como adquirir paz e alegria a ponto de superar tantas incompreens?es, desprezos e humilha?es?

No relato b?blico da cria??o, se evidencia que Deus criou um ser especial, meigo, ajudador, compreens?vel, gentil e ?til. E por que as sociedades criaram tantas barreiras e discrimina??o a ponto de serem consideradas como ser inferior?

Se fossemos tratar desse pormenor certamente gastar?amos muito tempo e espa?o, mas a luz da B?blia queremos apreciar a obra-prima da cria??o e do real significado de ?Ser mulher?. Deus fez a mulher perfeita. N?o fora o pecado, que trouxe a morte, ela seria sem d?vida um pilar muito mais importante para a fam?lia do que ? hoje ? seria a cuidadosa dama do Universo!

A mulher ? muito diferente do homem. Arrisco-me a dizer que a ?nica coisa em comum ? o fato de pertencer ? mesma esp?cie. Homens e mulheres de todas as ra?as, credos e culturas vivem em constante duelo com seus passeiros por causa de opini?es, comportamentos, atitudes e cren?as. Deus n?o criou um ser uniforme, assexuado, e criando da? a ra?a humana. Ele criou uma vers?o bin?ria (macho/f?mea) de sua imagem, para que se juntassem para produzir em sua pr?pria esp?cie. Ad?o e Eva s?o do mesmo g?nero, embora distintos, enquanto macho e f?mea.

A mulher foi criada por Deus para ser a am?vel ajudadora do homem e, de alguma forma, o homem foi programado por Deus para querer agradar a mulher e faz?-la feliz. O rubi ? uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo. Assim o s?bio Salom?o em Prov?rbios 31.10 pergunta: ?Mulher virtuosa, quem a achar?? O seu valor muito excede o de finas joias?.

O valor de uma mulher virtuosa vai muito al?m do valor f?sico: Ela ? diferente em muitos aspectos. Suas qualidades e caracter?sticas s?o raras. Toda mulher deveria ser atra?da pelo que ? raro e n?o pelo que ? comum...

Fico deslumbrado com a declara??o de Bo?s para Rute: ?Agora, pois, minha filha, n?o tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade sabe que ?s mulher virtuosa".

Os homens crist?os de valor devem tratar suas mulheres como tesouros preciosos. Eles d?o carinho, admiram-nas, dependem delas, alegram-se nelas, cuidam delas, elogiam-nas e se sacrificam por elas! E? assim que deve ser. Homens tem que aprender sobre como ouvir, como honrar e usar os dons das mulheres e mostrar ?s mulheres que eles se importam. Mas as mulheres crist?s t?m muito a aprender sobre honrar os homens, admir?-los, compreender sua vers?o masculina de espiritualidade e confort?-los quando t?m medo.

A mulher crist? esta em ?ltima an?lise, em sujei??o, n?o ao seu marido, mas a Cristo, de modo que ela n?o precisa temer. Sara obedecia a Abra?o mesmo quando ele a exp?s ao risco de adult?rio para salvar a sua pr?pria vida. E Pedro n?o desculpou o comportamento de Abra?o, mas estava c?nscio do incidente ao escrever sobre a f? mostrada por Sara.

E?verdade tamb?m, que com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, reduziu drasticamente as vagas que estariam dispon?veis para os homens. Mulheres que costumavam ter a tranquilidade de ler para seus filhos ou a ajudar nas refei?es oferecidas por sua igreja est?o agora sob a press?o de um chefe que, com frequ?ncia, dirige n?o apenas sua vida profissional, mas tamb?m, ? revelia, sua vida familiar. Esse ? um aspecto muito delicado de se tratar, pois muitos fatores, incluindo a? a irresponsabilidade de muitos homens no quesito de provedor, obrigaram a mulher correr atr?s de sua manuten??o. A mulher hoje ? valorizada, tem conquistado muitas coisas, porem, tamb?m tem perdido muito.

Todos sabemos que as crian?as est?o crescendo sem ra?zes, dependendo dos cuidados de atendimentos fornecidos por creches, pela televis?o, pelo computador e at? mesmo pela ?turma local?.

As mulheres perderam n?o apenas o ?luxo? de permanecerem em casa mas tamb?m assumiram a total responsabilidade de protegerem a si mesmas.

Mas a mulher n?o se livra t?o facilmente de um senso de dever. Em algum lugar profundo da sua alma anela por um casamento tradicional, apreciariam amamentar, ter um marido rom?ntico que abra a porta do carro pra ela entrar, que corte o bife pra ela no restaurante... E por a? vai.

Ser mulher ? muito mais que isso. E ainda tem o caminho da excel?ncia. Em uma de suas mensagens ?s mulheres, Escrevi em algum lugar: ?uma mulher de esp?rito manso e tranquilo, n?o somente ? de grande valor para Deus, mas tamb?m ? atraente para os outros?. Mulher Crist? que tem o Amor ?gape dentro do seu cora??o se dedica ao esposo, n?o constrangida, mas com: Amor, Bondade, Ternura, Bem-estar, Atenta ? condi??o espiritual do esposo e solid?ria. Em caso de n?o comungarem a mesma f?, o marido descrente ? santificado pela mulher santa. I Co 7.14.

Para finalizar, aqui vai um recadinho aos homens: No Plano de Deus, a Mulher foi criada e preparada para ser rom?ntica. O romantismo ? um sentimento forte e doce. E quando ela se sente amada, fica satisfeita e realizada. No Dia Internacional da Mulher pedimos a Deus que as proteja e as fa?a felizes.



Ev. Ismael Reis e Noeme Reis

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.