Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

30/05/2013

Encontrado na Itália manuscrito da Torá mais antigo do mundo

Segundo professor, texto sagrado foi escrito no século XII


A Universidade de Bolonha (It?lia) encontrou o que pode ser o manuscrito da Tor? mais antigo do mundo, segundo um professor italiano que afirma que o texto sagrado foi escrito no s?culo XII. O valioso pergaminho de pele de cordeiro foi catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca universit?ria em 1889, que acreditou que pertencia ao s?culo XVII.

Mas o professor de estudos hebraicos Mauro Perani constatou que o texto era anterior ?s normas de escrita da Tor? adotadas no s?culo XII. "Imediatamente, percebi que era muito mais antigo", disse.

O professor explicou que o texto cont?m letras e sinais proibidos pelo erudito e fil?sofo judeu Mois?s Maim?nides no s?culo XII. "Este pergaminho ? muito raro porque quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e n?o podem ser mais utilizados. Ent?o, s?o enterrados", explicou Perani. "Seu estado de conserva??o ? excelente", completou. "Os nazistas na Europa central e os fascistas na It?lia destru?ram dezenas de milhares de rolos. Aconteceu uma incr?vel destrui??o no s?culo XX", disse.

O texto foi submetido a v?rias an?lises de carbono na It?lia e Estados Unidos, que confirmaram que foi escrito entre o fim do s?culo XII e o in?cio do s?culo XIII. O pergaminho mede 36 metros de comprimento e 64 cent?metros de largura.



G1
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.