Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

31/07/2013

Cientistas americanos recriam orelha humana em laboratório

A técnica pode um dia vir a ser usada para ajudar pessoas que tenham perdido ou deformado o órgão.


Cientistas dizem ter conseguido manter a flexibilidade natural da cartilagem

Cientistas americanos dizem ter dado um passo na dire??o de produzir uma orelha humana completa em laborat?rio, a partir de c?lulas de um paciente. Em uma nova experi?ncia de engenharia de tecidos, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma orelha humana com tecido animal.

O substituto artificial tem a flexibilidade de uma orelha real, dizem os pesquisadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos.

A t?cnica pode um dia vir a ser usada para ajudar pessoas que tenham perdido ou deformado a orelha, eles acreditam.

A engenharia de tecidos ? um campo crescente na ci?ncia m?dica, no qual ?rg?os substitutos s?o feitos em laborat?rio. Anteriormente, os pesquisadores haviam produzido um ouvido artificial, do tamanho do de um beb?, no dorso de um rato.

No mais recente estudo, apresentado na publica??o cient?fica "Journal of the Royal Society Interface", tecidos vivos de vacas e ovelhas foram usados junto a uma arma??o de arame flex?vel, que tinha a forma 3D de um verdadeiro ouvido humano.

O ?rg?o produzido foi, em seguida, implantada num rato cujo sistema imunol?gico havia sido desativado, permitindo ? orelha crescer. "N?s demonstramos a primeira orelha humana adulta", disse Thomas Cervantes, que liderou o estudo.

O avan?o foi significativo por v?rias raz?es, disse ele. "Primeiro, fomos capazes de manter a forma da orelha, ap?s 12 semanas de crescimento no rato. Em seguida, porque conseguimos manter a flexibilidade natural da cartilagem."

Arame de tit?nio

As c?lulas foram cultivadas em uma arma??o de arame de tit?nio, que ? modelada de acordo com a dimens?es de uma verdadeira orelha humana, feita a partir de uma tomografia computadorizada.

O novo trabalho mostra que, em teoria, ? poss?vel criar c?lulas suficientes - pelo menos em animais - para fazer uma orelha humana em tamanho real. "Em um modelo cl?nico, o que gostar?amos de fazer ? colher uma pequena amostra de cartilagem do paciente e, em seguida, fazer o mesmo processo", disse Cervantes. "Esta pesquisa ? um passo significativo na prepara??o para testes cl?nicos em humanos."

Ele disse que espera que o processo avance para os testes em cerca de cinco anos. Outra pesquisa em ?rg?os feitos por bioengenharia est? progredindo r?pido: cerca de dez pacientes receberam transplantes de dutos respirat?rios artificiais revestidos com c?lulas-tronco retiradas do paciente ou de um doador.

Paralelamente, um rim cultivado em laborat?rio foi transplantado para um rato, onde come?ou a produzir urina.



G1
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.