Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

04/08/2013

Evangélicos são “mais criativos” que católicos e judeus, aponta pesquisa

Motivo seria a dificuldade de lidar bem com seus sentimentos


Evangélicos são mais criativos

Pesquisadores da Universidade de Illinois realizaram experimentos com homens de diferentes religi?es. Em determinadas situa?es, eles foram instru?dos a reprimir seu desejo sexual e raiva. Ap?s os testes, os participantes foram convidados a fazer uma escultura ou escrever um poema.

Os evang?licos demonstraram ser mais criativos que os cat?licos e judeus. O foco da pesquisa era a tese que pessoas introvertidas quanto a suas emo?es sobre sexo e raiva s?o mais criativas que as pessoas mais abertas e extrovertidas. Ou seja, segundo eles a forma??o evang?lica faz com que as pessoas canalizem as emo?es reprimidas de forma mais eficaz que os membros de outras religi?es.

Os coordenados da pesquisa, Emily Kim, Veronika Zeppenfeld e Dov Cohen, afirmam que judeus e cat?licos n?o lidam com os sentimentos sobre sexo como os evang?licos. Eles conseguiriam canalizar esses sentimentos de culpa desenvolvendo mais sua criatividade.

A equipe de pesquisadores afirma que a base de sua an?lise ? um estudo feito por Sigmund Freud e Max Weber, iniciada na d?cada de 1920, que testava a exist?ncia de uma liga??o entre QIs altos, a criatividade e a religi?o. Freud e Weber entrevistaram os participantes quando eles eram crian?as e repetiu as mesmas entrevistas durante as d?cadas seguintes.

Nos anos 1950, os pesquisadores fizeram perguntas espec?ficas. Incluindo se os participantes tinham ?grandes problemas ou dificuldades marcantes em rela??o ao sexo?, al?m de pedir uma lista de todas as suas realiza?es criativas.

O experimento do s?culo 21 incluiu mostrar imagens de mulheres atraentes e perguntas que deixavam os participantes ?sexualmente desconfort?veis?.

Os resultados finais mostram que ?os evang?licos produzem trabalhos art?sticos mais criativos (esculturas, poemas, colagens, desenhos), quando foram preparados com palavras relacionadas com a autocondena??o ou for?ados a reprimir sua raiva.?

Por sua vez, os cat?licos e judeus lidam de outras maneiras, o que inclui rituais de confiss?o ou de purifica??o, por exemplo.

Os cientistas de Illinois acreditam que essa criatividade influenciou a forma??o dos pa?ses de ber?o protestante (ou evang?lico). Por isso, a maioria deles teve um desenvolvimento mais acelerado que os pa?ses de maioria cat?lica.

Eles afirmam ainda que ?tanto o juda?smo quanto o catolicismo tem institui?es formais e rituais claros que permitem a uma pessoa expiar os pecados e arrepender-se de cada um?. Por isso, lidam com a culpa e a raiva de outra maneira.



Gospel Prime

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.