Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

20/08/2013

Nome de profeta bíblico é encontrado em artefato

Vaso com inscrição importante foi descoberto na Cidade de Davi


Pela terceira vez este ano, arque?logos acham em Israel uma importante evid?ncia que os relatos do Antigo Testamento s?o historicamente acurados. Sempre houve disputa entre especialistas pela aus?ncia de ?provas? que alguns relatos b?blicos eram baseados em fatos e n?o apenas na tradi??o. Primeiramente foram as ru?nas do pal?cio do rei Davi, depois a casa do profeta Eliseu.

Agora, milhares de fragmentos de cer?mica, velas, vasos e estatuetas que datam do final do Primeiro Templo foram descoberto durante escava?es em Jerusal?m, na antiga ?cidade de Davi?. O comunicado oficial foi divulgado neste domingo pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

A cidade de Davi est? localizada ao sul do Monte do Templo, perto da fonte de Giom e da aldeia ?rabe de Silwan. A pe?a mais importante encontrada ? parte de um pequeno vaso de cer?mica, com uma inscri??o onde se pode ler o nome de uma figura b?blica. Os arque?logos Joe Uziel e Naasson Zanton afirmam que as letras gravadas s?o de uma forma antiqu?ssima de hebraico. O fragmento ? do tempo da destrui??o de Jerusal?m no governo do rei Zedequias, de Jud?, cerca de 586 anos antes de Cristo.

Eles acreditam que a inscri??o pode ser um tipo de endere?o, e possivelmente continha uma oferta, oferecida pela pessoa cujo nome foi inscrito no artefato. A escrita ? clara, embora a primeira letra esteja faltando, mas n?o impede a leitura do texto de 9 letras, sem as vogais, como era caracter?stico na ?poca.

Seria o nome de Zacarias, filho de Benaia, o pai do profeta Jaaziel, cujo nome aparece em 2 Cr?nicas 20:14. Segundo a B?blia, Jaaziel foi um profeta no tempo do rei Josaf?. "Apesar de n?o estar completa, a inscri??o nos apresenta o nome de uma figura importante que vivei no s?culo VII a.C. Se assemelha a outros nomes conhecidos por n?s, tanto do registro b?blico quanto do arqueol?gico ? e nos proporciona uma conex?o com as pessoas que vivem em Jerusal?m no final do per?odo do Primeiro Templo?, dizia a nota oficial.

Uziel e Zanton explicam que a inscri??o ?foi gravada na ta?a no momento que foi feita. O que indica que a inscri??o decorava originalmente o aro do vaso, e n?o escrita num fragmento ap?s o vaso ser quebrado?. Estes e outros resultados da escava??o ser?o apresentados em detalhe na pr?xima sexta-feira.



Gospel Prime, com informa?es Jerusal?m Post
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.