Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

05/09/2013

Música ajuda a melhorar saúde cardíaca

Cientista avaliou os efeitos da música sobre pacientes com doença arterial coronariana.


Uma nova pesquisa apresentada neste domingo no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Amsterd?, na Holanda, mostrou que a audi??o de m?sica pode ajudar na recupera??o de pacientes com doen?a arterial coronariana. O ritmo e a banda n?o importam, desde que sigam o gosto musical do paciente ? e que a m?sica seja acompanhada por uma s?rie de exerc?cios f?sicos.

Os pesquisadores j? sabiam que a atividade f?sica ? uma importante ferramenta para melhorar a fun??o das c?lulas endoteliais ? que cobrem o interior dos vasos sangu?neos e s?o respons?veis por criar novas veias e recuperar as danificadas. Por isso, os exerc?cios costumam fazer parte do tratamento receitado a pacientes que tenham passado por doen?as coron?rias.

"O treinamento f?sico tem sido usado para melhorar a fun??o endotelial, e ? a pedra fundamental de um programa multifacetado de reabilita??o cardiovascular. No entanto, pouco se sabe sobre o papel da m?sica na reabilita??o desses pacientes?, diz Marina Deljanin Ilic, pesquisadora da Universidade de Nis, na S?rvia, e autora do estudo.

Em sua pesquisa, a cientista avaliou os efeitos da m?sica sobre a recupera??o de 74 pacientes com doen?a arterial coronariana. Para isso, ela mediu o n?vel em seu sangue de marcadores que indicam a a??o das c?lulas endoteliais e, portanto, a recupera??o de seus vasos sangu?neos.

Os pacientes foram divididos em tr?s grupos. Dez foram submetidos a um tratamento que envolvia a audi??o de suas m?sicas preferidas durante 30 minutos por dia, 33 passaram por um treinamento f?sico aer?bico di?rio, e outros 31 pacientes foram submetidos a um tratamento que combinava tanto os exerc?cios f?sicos quanto a audi??o de m?sica.

Tr?s semanas ap?s o in?cio do experimento, os pesquisadores perceberam que os marcadores analisados haviam aumentado sua concentra??o no sangue dos tr?s grupos de pacientes. Os volunt?rios que obtiveram os melhores resultados ? apresentando uma taxa de fun??o endotelial significantemente maior que os outros ? foram aqueles que combinaram o tratamento musical com os exerc?cios f?sicos.

Eles foram seguidos pelo grupo que utilizou apenas os exerc?cios f?sicos e, em ?ltimo lugar, apareceu o grupo que se utilizou apenas da m?sica em seu tratamento. "Os benef?cios da m?sica para a sa?de vascular podem ter acontecido por causa das endorfinas liberadas pelo c?rebro quando ouvimos as m?sicas que gostamos?, diz Ilic.

Segundo a pesquisadora, a audi??o de m?sica pode ser usada em conjunto com os exerc?cios f?sicos para melhorar a fun??o endotelial e ajudar na recupera??o de pacientes com doen?as coron?rias. ?N?o h? uma m?sica ideal para todos; os pacientes devem escolher aquelas que aumentem suas emo?es positivas e os deixem felizes e descontra?dos."



Veja
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.