Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

11/04/2014

Papiro sobre esposa de Jesus tem evidências de falsificação

Fragmento provoca polêmica desde quando foi encontrado


Pesquisadores norte-americanos conclu?ram que o peda?o de papiro que cont?m uma men??o ? esposa de Jesus n?o ? falso. O resultado da an?lise foi divulgado nesta quinta-feira (10) depois de quase dois anos depois da descoberta.

O fragmento tem escritos na l?ngua copta (extinta no s?culo XVII) o que leva os pesquisadores a acreditarem que o fragmento seja proveniente do Egito Antigo. No trecho traduzido ? poss?vel ler frases soltas como ?Jesus disse-lhes: ?Minha esposa??? e em outra parte ?Ela poder? ser minha disc?pula?.

O peda?o de papiro provoca pol?mica desde quando foi encontrado. Em 2012, o Vaticano, pelo jornal L?Osservatore Romano, chegou a declarar que se tratava de uma farsa e conseguiu contato com outros estudiosos que afirmavam o mesmo. Quem desacredita da autenticidade do papiro afirma que a gram?tica apresentada ? pobre e que o texto est? borrado, al?m de n?o ter uma origem certa.

A Igreja Cat?lica desacredita sobre o estado civil de Jesus, pois nenhum dos evangelhos se refere a Jesus como um homem casado e tendo mulheres como disc?pulos. Apesar de todas as d?vidas, a Universidade de Harvard, atrav?s da Harvard Divinity School, atesta que n?o h? evid?ncias de falsifica??o. ?Nenhuma evid?ncia de fabrica??o moderna (?falsifica??o?) foi encontrada?, diz a an?lise.

Acredita-se que o papiro foi escrito entre os s?culos VI e IX, mas tamb?m pode ser do s?culo II. Nem mesmo o processo de radiocarbono e a an?lise de tinta por espectroscopia Micro-Raman conseguiram dar uma data exata para o documento. ?A equipe concluiu que a composi??o qu?mica do papiro e os padr?es de oxida??o s?o consistentes com papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus (Gospel of Jesus? Wife ? GJW, em ingl?s) com um fragmento do Evangelho de Jo?o?, apontou o estudo.

O papiro foi entregue ? historiadora Karen King, da Harvard Divinity School, por um colecionador que pediu para permanecer no anonimato. Ela, como especialista em cristianismo primitivo, comentou que a n?o falsifica??o n?o indica que Jesus era casado. ?Esse fragmento de evangelho fornece uma raz?o para reconsiderar o que pens?vamos que sab?amos, ao nos perguntar o papel que as declara?es sobre o estado civil de Jesus desempenharam historicamente nas controv?rsias crist?s sobre casamento, celibato e fam?lia?, disse King.

Para a historiadora, o trecho mostra que as mulheres poderiam ser disc?pulas de Jesus. ?A quest?o principal do fragmento ? afirmar que as mulheres que s?o m?es e esposas podem ser disc?pulas de Jesus, tema que foi muito debatido no in?cio do cristianismo, em um momento em que a virgindade celibat?ria se tornou cada vez mais valorizada?.

Professor de egiptologia acredita em falsifica??o

Na mesma revista em que a an?lise do papiro foi publicada, a ?Harvard Theological Review?, o professor de egiptologia Leo Depuydt, da Universidade Brown, tamb?m escreveu um artigo refutando a originalidade do fragmento de texto. Para Depuydt se trata de uma falsifica??o. ?O fragmento do papiro parece perfeito para um esquete do Monty Python [famoso grupo de comediantes brit?nicos]?, disse ele.

O estudioso apontou erros gramaticais para as palavras ?minha esposa? que praticamente foram enfatizadas em negrito. ?Como um estudante de copta convencido de que o fragmento seja uma cria??o moderna, sou incapaz de fugir ? impress?o de que existe algo quase engra?ado no uso das letras em negrito?, afirmou.

King por?m n?o gostou da cr?tica e disse que n?o se trata de destaque, mas sim de letras borradas. Ela ainda refutou o professor dizendo que as letras abaixo est?o ainda mais escuras.



Gospel Prime
Com informa?es G1

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.