Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Biografia

03/10/2008

Saudoso Pr. Geremias Amaro

Conheça a história deste homem de Deus


Pr. Geremias Amaro

Geremias Freitas Amaro nasceu no dia 7 de setembro de 1952, no munic?pio pernambucano de Maraial. Filho do ferrovi?rio Sebasti?o Vicente Amaro e da dona de casa Maria de Freitas Amaro, chegou a Alagoas ainda crian?a, onde viveu at? ganhar a adolesc?ncia na cidade de Atalaia. Os familiares recordam que o garoto era aventureiro.

Um certo dia, Geremias fez algo de errado e foi surrado pelos pais. Diante disso, ele saiu correndo pela rua afirmando que iria morrer por causa das ?lapadas? que levou. Escondeu-se nas proximidades de um c?rrego que atravessava a cidade e s? foi encontrado horas depois, para desespero de todos.

Quando jovem, partiu para Uni?o dos Palmares e foi l? que aprendeu o of?cio de mec?nico e a gostar de constru?es. Nesta cidade, ele tamb?m teve grandes experi?ncias com Deus. Falou com o pastor dele e desceu as ?guas batismais quando tinha 12 anos. Com a mesma idade, firmou o prop?sito de receber o dom do batismo com o Esp?rito Santo em um C?rculo de Ora??o. Para isso, apresentou a Deus o pedido com muita f?.

Ao t?rmino do trabalho, Geremias n?o havia recebido o batismo ainda e p?s-se a chorar embaixo da mesa onde as irm?s ministravam o C?rculo de Ora??o. Deus ouviu a sinceridade do cora??o dele e lhe concedeu a b?n??o t?o almejada.

Quando ficou maior de idade, conheceu aquela que seria a sua esposa, a penedense Relma Guedes. O encontro aconteceu no ano de 1972, em Macei?, no bairro de Bebedouro, para onde os dois vieram morar. Neste tempo, ela cantava no Departamento Jovem Novas de Alegria e ele tocava v?rios instrumentos musicais, mas o preferido de Jeremias era o cavaquinho, pela facilidade que tinha em manuse?-lo.

A irm? dela, Mirian, teve uma grande contribui??o para que os dois se unissem. Na primeira oportunidade que teve, Jeremias pediu em casamento a mulher que ele considerava ideal para viver. Orientado pelos pais desde crian?a na doutrina sagrada, o jovem recebeu o sinal verde de Deus e marcou a cerim?nia, que foi realizada no dia 25 de mar?o de 1974.

Com nove meses de casados e morando no Vergel do Lago, chega ao mundo Jesiel Guedes Freitas, o primeiro filho dos dois. Ap?s um ano e tr?s meses, nasce Gedirlene Guedes Freitas, a ?nica mulher, que foi sucedida por Jadiel, o ca?ulo. Os herdeiros casaram tamb?m e j? somam juntos seis netos na fam?lia.

Voltaram para Bebedouro e, na congrega??o do bairro, Geremias come?ou a se destacar. Sempre buscando a Deus e com uma postura de lideran?a, assumiu logo uma sala na Escola B?blica Dominical, da qual passou a ser, tempos depois, o superintendente. Servindo ao Senhor com dedica??o, ele foi logo separado ao diaconato, onde contribuiu por aproximadamente dois anos. A indica??o foi feita pelo pastor Cl?udio Pereira da Silva, ent?o dirigente de Bebedouro.

Pouco tempo depois, j? na gest?o do pastor Edson dos Santos, foi aclamado presb?tero. Depois, o pastor Manuel Bezerra assume a congrega??o, mas adoeceu e Geremias Amaro liderou a Igreja em Bebedouro interinamente.

O minist?rio dele foi crescendo e em 1987 assumiu a primeira congrega??o no campo. A cidade escolhida foi Quebrangulo, onde fez um brilhante trabalho durante tr?s anos e dois meses. A lembran?a dos familiares gira em torno de dois fatos: primeiro a grande cheia que destruiu completamente a cidade, e a despedida dele no campo, marcada por muito choro. Com a ajuda de Deus e a colabora??o imprescind?vel dos membros, conseguiu reerguer o templo e a partir deste fato decidiu construir pelo menos uma igreja em cada local que estivesse.

E assim fez em Vi?osa, onde passou sete anos; em Joaquim Gomes, dois anos e dois meses; Palmeira dos ?ndios, dois anos; Teot?nio Vilela, cinco anos e cinco meses; e Col?nia Leopoldina, ?ltimo campo dele, onde atuou dois anos.

O templo em Col?nia foi inaugurado em mar?o de 2008. A esposa recorda que Geremias estava para erguer a cozinha e a classe infantil da igreja, mas n?o deu tempo. O pastor faleceu no dia 4 de junho e, sempre preocupado com o andamento das obras, ainda chegou a perguntar a dona Relma, instantes antes de dormir no Senhor, se o material para a constru??o havia chegado.

Ela recorda que os cultos na cidade foram realizados, durante tr?s meses, sob cabanas improvisadas, j? que o templo havia sido demolido completamente para que uma nova constru??o fosse iniciada. Mesmo doente, sentindo dores por conta da cirurgia card?aca que fez em setembro de 2007, Jeremias n?o media esfor?os para acompanhar de perto a rotina dos trabalhos.

Ainda vivo, encontrou nos pastores Aur?lio, Josias Em?dio, Firmino e Edson dos Santos exemplos de companheirismo e no Salmo 46 a quietude ansiada. Na Harpa Crist?, o ref?gio era no hino 350.

O cora??o ag?entou at? a inaugura??o do templo. Um infarto levou o pastor a uma insufici?ncia respirat?ria, que o tirou do conv?vio terrestre. A certeza de estar no para?so confortou a fam?lia a partir do depoimento de uma das netas, de tr?s anos. Ela, um belo dia, acordou alegre dizendo que o av? subiu para o c?u bradando gl?ria a Deus. Aleluia!

O pastor Geremias Amaro deixa muitas li?es de vida, tanto para os familiares como para os crentes cuidados por ele. Diz a esposa, emocionada: ?Meu marido era uma pessoa alegre, de muita f?, comunicativo e nunca fazia acep??o, tratava a todos do mesmo jeito. Por onde passava, o trabalho crescia, pois fazia tudo com muito gosto e colocando sempre Deus ? frente. Gostava de cruzadas, concentra?es, de ganhar almas para o Reino do Senhor. Ouvia e ficava calado, n?o levava em conta as ofensas que recebia; tamb?m gostava muito de ajudar os irm?os carentes; era um homem de Deus?.



Thiago Gomes
Galeria de Fotos
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro
  • Saudoso Pr. Geremias Amaro

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.