Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Biografia

25/01/2009

O ministério do pastor Beni Nicácio

Biografia é contada pelo genro dele, pastor Orisvaldo Nunes


Pr. Beni Nicácio

Mais um grande homem entra ? por merecimento ? para a galeria de homenageados da Igreja Evang?lica Assembleia de Deus em Alagoas. O pastor Benedito Alves Nic?cio, ou Beni Nic?cio, ainda hoje ? lembrado pelo modo coerente em tratar a obra do Senhor e pelos grandes ensinamentos aos seus liderados.

A equipe de reportagem do portal AD Alagoas chegou a procurar os familiares do pastor para escrever a biografia, mas foi informada de que haveria algu?m bem pr?xima ao homenageado que poderia compilar a hist?ria.

O genro de Beni Nic?cio, o pastor Jos? Orisvaldo Nunes de Lima, dirigente do campo em S?o Miguel dos Campos e 1? vice-presidente da Conven??o dos Ministros da AD em Alagoas (Comadal), narrou ? de uma maneira sens?vel e emocionante ? a trajet?ria ministerial de seu parente.

Casado h? quase 24 anos com Edivanilda Nic?cio, mais conhecida por irm? Vaninha, filha de Benedito Nic?cio, o pastor Orisvaldo Nunes sabia, mais do que qualquer jornalista apto a perguntar muito, a vida de um ministro t?o respeitado no Estado como o pastor Beni.

A biografia foi escrita em pouco mais de duas semanas e traz, com riqueza de detalhes, a bela contribui??o deste homem de Deus para a expans?o do Evangelho de Cristo na terra. Por onde passou, Beni Nic?cio fez quest?o de deixar templos edificados e lotados de crist?os servindo a Deus de maneira volunt?ria.

Os filhos permanecem vivos e quando relembram do pai agradecem ao Senhor as verdades ditas no momento certo, os conselhos fundamentados na B?blia Sagrada, os ensinamentos do cotidiano e da vida crist?, entre outros aprendizados. Quem conviveu com ele, recorda das doutrinas, da conduta ilibada e da palavra sincera, proveniente do cora??o de Deus.

LEIA, A SEGUIR, O RESUMO BIOGR?FICO DO PASTOR BENI NIC?CIO, NA ?NTEGRA, ESCRITO PELO DOUTOR E PASTOR JOS? ORISVALDO NUNES DE LIMA:

?O pastor Benedito Alves Nic?cio nasceu no engenho Prazeres, localizado na cidade de Porto Calvo, litoral norte de Alagoas, em 12 de janeiro de 1933. Era filho de pais n?o-evang?licos: Jos? Janu?rio Nic?cio e Augusta Alves Nic?cio.

Seu pai se converteu quando o pastor Beni, como ficou carinhosamente conhecido, tinha quatro anos e sua m?e continuou endurecida at? o dia em que o menino, dormindo na rede, entregou uma palavra prof?tica a sua m?e. Ela n?o resistiu e se entregou imediatamente ao Senhor Jesus.

Muito cedo, ainda na fase da pr?-adolesc?ncia, foi residir em Matriz do Camaragibe, onde foi batizado nas ?guas pelo pastor Jacinto Alves. No munic?pio, conheceu o pastor Pedro dos Santos que se tornou o seu segundo pai e o levou para morar em Arapiraca.

No agreste, aprendeu o of?cio de alfaiate e criou gosto pela m?sica por influ?ncia do maestro Ant?nio Leite. Assim fez parte dos primeiros componentes da banda musical mais antiga da Assembleia de Deus alagoana.

Casou-se com Maria Jos? Teixeira em 1950, de cuja uni?o nasceram nove filhos: Elza, Jos?, Etelma, Edivanilda, Jo?s, Joabe, Jailson, Eliane e Jailton. Este ?ltimo j? falecido.

Em Arapiraca, prosperou bastante, chegando a ser um pequeno empres?rio e serviu na igreja como presb?tero, tesoureiro, maestro do coral, dirigente de cultos nas congrega?es e evangelizador nas cidades circunvizinhas.

Em 1971, o pastor Manoel Pereira Lima pastoreou Arapiraca por poucos meses e observou no presb?tero Beni a chamada para o minist?rio. Assim que assumiu a presid?ncia em Macei?, enviou-lhe para pastorear a igreja em Penedo ? na ?poca constitu?a-se apenas de duas fam?lias.

As dificuldades foram grandes, pois n?o havia recursos para sustentar sua numerosa fam?lia. Deus ali lhe deu vit?ria, pois ao sair da cidade deixou o templo sede repleto de crentes, construiu a congrega??o em Pia?abu?u, evangelizou Junqueiro e abriu o trabalho em Igreja Nova.

Em 1976, foi enviado a Palmeira dos ?ndios. A igreja cresceu consideravelmente. Encontrou o campo com cerca de 200 membros, no entanto, ao sair, deixou 400 membros, a maioria batizada no Esp?rito Santo, pois foi tempo de avivamento. Ali construiu os templos em Estrela, hoje Estrela de Alagoas, Lagoa do Mor?o e a casa pastoral da sede. Tamb?m comprou uma casa em Palmeira de Fora, onde atualmente est? edificado o templo.

Em 1982, foi pastorear em Col?nia Leopoldina com a??o pastoral em Novo Lino. Ali aconteceu o per?odo de maior avivamento em seu minist?rio. Foram centenas de convers?es ao Senhor Jesus e a maioria foi batizada no Esp?rito Santo. L? construiu o templo sede, o templo da destilaria Porto Alegre e ampliou o de Novo Lino. Tamb?m concluiu uma grande congrega??o no povoado Estreito.

Quatro anos depois voltou a pastorear a igreja em Palmeira dos ?ndios e priorizou a reforma do templo sede e a constru??o de uma escola de primeiro grau na Avenida 15 de Novembro. Um im?vel tamb?m foi adquirido no distrito de Canaf?stula onde at? hoje a congrega??o se re?ne.

Em 1990, foi enviado a S?o Miguel dos Campos, concluiu o templo sede e o inaugurou no dia 7 de setembro do mesmo ano. Ergueu a congrega??o do Coit? e abriu a congrega??o em Ch? das Mangueiras que hoje ? a maior congrega??o daquele campo eclesi?stico.

J? foi para S?o Miguel com a sa?de abalada e n?o resistindo, faleceu em 9 de agosto de 1991, ap?s 18 dias internado no antigo Hospital do SESI, em Macei?.

Seu minist?rio foi curto ? apenas 20 anos de trajet?ria ? mas os efeitos do mesmo perduram at? os dias atuais e durar?o por muitos anos. Prova disto s?o os seus muitos filhos na f? e v?rios pastores de hoje que Deus tem destacado no Estado e que foram criados com a sua doutrina e o seu exemplo de vida.

O pastor Beni era um grande mestre das Escrituras e seus ensinamentos at? hoje s?o relembrados. Ele, como mestre, n?o tinha as caracter?sticas de um evangelista avivalista, mas as igrejas por onde passou experimentaram grandes avivamentos.

Que Deus levante outros obreiros do quilate do pastor Benedito Alves Nic?cio para a gl?ria do Seu nome e expans?o do Seu Reino na terra. Am?m!?.



THIAGO GOMES E PR. ORISVALDO NUNES
Jornalista - Vice-presidente da Comadal
Galeria de Fotos
  • O ministério do pastor Beni Nicácio
  • O ministério do pastor Beni Nicácio
  • O ministério do pastor Beni Nicácio
  • O ministério do pastor Beni Nicácio
  • O ministério do pastor Beni Nicácio
  • O ministério do pastor Beni Nicácio

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.