Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Música e Literatura

04/01/2013

Aline Barros, André Valadão e Thales fazem balanço da música gospel em 2012

Estilo foi reconhecido como manifestação cultural e incluída na Lei Rouanet


Aline Barros

A m?sica gospel vive seu momento de ascens?o no Brasil e n?o ? por acaso. Em 2012 a m?sica gospel foi reconhecida como manifesta??o cultural e inclu?da na Lei Rouanet (benef?cio de ren?ncia fiscal ? m?sica religiosa) pela presidenta Dilma Roussef. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) o n?mero de evang?licos no Brasil passou de 9% em 1990 para 22,2% em 2010. O gospel tamb?m ? ber?o de grandes nomes da m?sica internacional como Elvis Presley, Whitney Houston, James Brown, Stevie Wonder, Aretha Franklin, Mariah Carey.

Aqui no Brasil nomes como Aline Barros, Andr? Valad?o, Damares, Diante do Trono e Thalles antes mais conhecidos entre o p?blico evang?lico, agora tem espa?o em todos os p?blicos e m?dias. ?O povo quer uma palavra de esperan?a e, sem d?vidas, a m?sica gospel, al?m de entretenimento, tem essa fun??o de trazer uma palavra especial para a vida de todos?, destaca Mauricio Soares, diretor executivo do selo Gospel da Sony Music no Brasil.

Para Aline Barros vencedora do Grammy Latino de 2012 com o CD Aline Barros e Cia 3 ? um disco espec?fico para crian?as ? na categoria Melhor ?lbum Crist?o em L?ngua Portuguesa, o espa?o conquistado pela m?sica gospel ? uma forma de contagiar milhares de pessoas. ?N?o podemos perder oportunidades, fa?o disso um instrumento poderoso para falar do amor de Deus?.

Para Ana Paula Porto, diretora executiva da gravadora Gra?a Music, respons?vel por nomes como Thalles, Mariana Valad?o, Felip?o, Ao Cubo, DiscoPraise entre outros, a m?sica gospel cresceu n?o somente em quantidade, mas principalmente, em qualidade. ?Temos vivido o aumento da exibi??o de nossos artistas em cen?rios nunca antes imaginados?.

O cantor e pastor Andr? Valad?o que h? quase nove anos est? em carreira solo ? um dos pioneiros em apresenta?es nas festas de pe?o, exposi?es agropecu?rias, shows de prefeituras e casas de shows pelo Brasil. ?A m?sica gospel nunca foi t?o reconhecida, desejada e requisitada como neste ano de 2012. Este ano toquei pela segunda vez na Festa do Pe?o de Barretos, lembrando que fui o primeiro show gospel na hist?ria da festa em 53. ? algo para se comemorar?, afirma.

Os n?meros tamb?m apontam o desempenho da m?sica gospel. Um dos exemplos ? o cantor Thalles, ex-back vocal do Jota Quest, ganhador do Trof?u Promessas nas categorias Melhor Cantor, Melhor CD e Melhor DVD com o ?lbum Uma Hist?ria escrita pelo dedo de Deus, vendeu mais de 350 mil CDs/DVDs em 2012. ?O ano de 2012 foi maravilhoso para nossa m?sica. Excelentes trabalhos lan?ados, fomos premiados, estivemos em programas de televis?o em rede nacional ? em canais diferentes ? e o principal, nossa mensagem central foi pregada: Jesus Cristo?, declara Thalles.

Para Mauricio Soares, os principais destaques da m?sica gospel de 2012 est?o os nomes de Thalles, Diante do Trono, Aline Barros, e a m?sica pentecostal com Damares, Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento e Elaine de Jesus. No cen?rio independente se destacaram estilos como o rock moderno da banda Palavrantiga que agora celebra contrato com a Som Livre e nomes como H?lvio Sodr? e Lays Lellis. A for?a da Internet tem auxiliado a divulga??o como o caso de Lays Lellis que tem m?sicas pr?prias mas ainda n?o lan?ou CD. Ou ainda, o caso do Para Nossa Alegria (PNA), que come?ou com um v?deo publicado inocentemente na Internet e que virou hit. Depois do sucesso conquistado com milh?es de visualiza?es dos irm?os Jefferson e Suellen foram contratados e repaginados pela gravadora Salluz e lan?aram seu primeiro disco solo gospel.



Elisandra Am?ncio
R?dio Uol

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.