Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

19/11/2019

Chegada dos missionários da Assembleia de Deus no Brasil

Fonte: History

Em 19 de novembro de 1910, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg desembarcaram em Belém do Pará. No ano seguinte, eles fundariam na cidade a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Os dois traziam dos Estados Unidos a doutrina do batismo no Espírito Santo, que está na origem do pentecostalismo (movimento de renovação cristã que dá ênfase a uma experiência direta e pessoal de Deus).

O pentecostalismo clássico começou em 1901 entre cristãos na América do Norte. A crença pentecostal centraliza-se no Batismo no Espírito Santo. Vingren e Berg tiveram contato com essa corrente cristã quando viveram nos EUA. Quando se estabeleceram em Belém, os dois passaram a pregar inicialmente na Igreja Batista, denominação a qual ambos pertenciam.

Mas as igrejas existentes na época, como a Presbiteriana, Anglicana, Metodista e a própria Batista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina trazida pelos missionários. Com o passar do tempo, um número cada vez maior de religiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Por esse motivo, os suecos e mais dezenove fiéis acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançando o Amazonas, e propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao Sudeste pelos idos de 1922, por meio de famílias de retirantes do Pará. Naquele ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República. 

Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país. A Assembleia de Deus é considerada a maior denominação evangélica do país, com mais de 22,5 milhões de membros.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.