Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

21/04/2019

Atentados em igrejas católicas e hotéis no Sri Lanka deixam mais de 200 mortos no Domingo de Páscoa

Oito pessoas foram presas; cidadãos de EUA, Reino Unido, Turquia e Dinamarca estão entre vítimas

Fonte: O Globo

COLOMBO — Pelo menos 207 pessoas morreram e cerca de 450 ficaram feridas neste domingo após uma série de explosões registradas em três igrejas e hotéis de luxo no Sri Lanka , onde a minoria cristã comemorava o Domingo de Páscoa. O governo decretou um toque de recolher por tempo indeterminado a partir das 18h no horário local (9h30m, em Brasília) e bloqueou a internet. Oito pessoas foram presas por suposta ligação com os ataques.

Seis explosões ocorreram por volta das 8h45m (horário local), em três hotéis de luxo em Colombo — Cinnamon Grand, Kingsbury e Shangri-La  — e em três igrejas: a de Santo Antônio, em Colombo; a de São Sebastião, em Negombo; e a terceira em uma igreja de Batticaloa, no Leste da ilha. Horas depois, mais duas explosões ocorreram: um homem-bomba matou três policiais em um prédio em Orugodawatta, subúrbio da capital, e outro kamikaze se explodiu em uma casa de hóspedes. A polícia acredita que eles estavam fugindo após praticar os atentados ocorridos pela manhã.

Nenhum grupo extremista assumiu a autoria dos ataques, mas o ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene, disse que os culpados foram identificados e eram extremistas religiosos. A polícia do país tinha feito há dez dias um alerta de terrorismo, a partir de uma informação de que poderia estar sendo preparado um ataque “com características jihadistas”.

Após os atentados, o Papa Francisco condenou a “violência cruel”. Os ataques contra minorias religiosas vêm se repetindo na ilha, onde os cristãos representam apenas 7% da população.

— Quero expressar minha sincera proximidade com a comunidade cristã (do Sri Lanka), ferida enquanto se reunia em oração, e a todas as vítimas de tal violência cruel —  disse Francisco enquanto fazia a bênção de Páscoa diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O budismo Theravada é a maior religião do Sri Lanka, com adesão de cerca de 70,2% da população de quase 21 milhões de habitantes, segundo o censo mais recente. Hindus e muçulmanos compõem 12,6% e 9,7% da população, respectivamente. O país é também o lar de cerca de 1,5 milhões de cristãos, segundo o censo de 2012, a grande maioria deles católica romana.

Nos últimos anos, vem crescendo o extremismo budista, alimentado por monges radicais. Os ataques às minorias religiosas aumentaram  — particularmente contra a comunidade muçulmana — no rastro do temor da maioria cingalesa, instrumentalizado pelos extremistas, de que os grupos minoritários estão  expandindo seus números e ganhando influência. 

O aumento da violência alcançou seu ponto mais alto em março de 2018, quando o governo decretou estado de emergência por dez dias, pela primeira vez desde 2011, depois de uma série de confrontos entre muçulmanos e budistas, que deixaram três mortos.

Neste domingo, o governo decretou um bloqueio temporário das redes sociais para evitar a disseminação de “informações incorretas e falsas” sobre a onda de ataques, e o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional em sua casa para o final do dia. “Condeno veementemente os ataques covardes contra nosso povo hoje. Apelo a todos a permanecerem unidos e fortes”, postou no Twitter.

O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, pediu calma ao país, mas se mostrou em choque:

— Por favor, fiquem calmos e não sejam enganados por rumores —  declarou Sirisena em mensagem à nação. — As investigações estão em curso para descobrir que tipo de conspiração está por trás destes atos cruéis.

Após os ataques, o arcebispo de Colombo fez um discurso duro, pedindo ao governo que  “puna sem piedade”os responsáveis pelos atentados. Mas fez um apelo para que a população “não fizesse justiça com as próprias mãos e mantivesse a paz e a harmonia no país”.

— Queria pedir ao governo que faça uma investigação sólida e imparcial para determinar quem é responsável por este ato e também que os puna sem piedade, porque apenas animais podem se comportar assim — declarou o arcebispo Malcom Ranjit.

Imagens divulgadas pela imprensa local mostram a magnitude da explosão em pelo menos uma das igrejas, com o teto do templo semidestruído, escombros e corpos espalhados. Após visitar vários dos lugares atacados, o ministro para Reformas Econômicas e Distribuição Pública do país, Harsha de Silva, pediu que a população permaneça em casa.

Entre os mortos, há pelo menos 35 estrangeiros, incluindo um português, um holandês, dois britânicos, três dinamarqueses, dois turcos e um número ainda não definido de americanos. Ao menos dois mortos tinham dupla cidadania, britânica e americana. Japoneses e britânicos ficaram feridos.

Um dos ataques aconteceu no hotel de luxo Cinnamon Grand, onde um homem-bomba se explodiu na fila de clientes que esperavam para entrar em um restaurante.

 — Ele se dirigiu ao início da fila e se explodiu  — relatou um funcionário.  — Um gerente que recebia os clientes foi um dos que morreram na hora. Foi um caos total.

Os ataques foram condenados por líderes em todo o mundo. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, “condenou fortemente as horríveis explosões no Sri Lanka”.

— Não há espaço para barbáries similares na nossa região. A Índia exprime solidariedade ao povo do Sri Lanka.

No Twitter, o presidente americano, Donald Trump, prestou suas condolências às vítimas. “Os EUA prestam suas sinceras condolências ao grande povo do Sri Lanka. Estamos prontos a ajudar!”. Também na rede social, o presidente Jair Bolsonaro condenou o ataque em nome dos brasileiros e afirmou que “o extremismo deixa rastros de morte e dor”.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou os atentados como “cruéis e cínicos” e disse que Moscou continua sendo um “parceiro confiável do Sri Lanka na luta contra o terrorismo internacional”.

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, também criticou o que chamou de “um verdadeiro genocídio contra os cristãos”:

—  Mesmo no dia de Páscoa, há quem semeie o ódio e a morte. Rezemos pelas vítimas inocentes e nos mobilizemos pela liberdade religiosa em todo o mundo.

Atentados desta magnitude não tinham acontecido no Sri Lanka desde a guerra civil entre a guerrilha tâmil e o governo, um conflito que durou 26 anos e terminou em 2009, e que deixou, segundo dados da ONU, mais de 40 mil civis mortos.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.