Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

05/08/2018

Missões Transculturais

Confira todas as publicações na seção Artigos


Missão Transcultural. As missões podem trazer muitas coisas à mente e depende de quem você fala. Tenha cuidado, muitos pensam que as missões são pequenos edifícios um pouco mais longe da igreja. Outros pensam que missões significa ir para outro país onde falam minha língua e há muitas igrejas para trabalhar com elas por um tempo. Nenhuma dessas coisas são missões transculturais.

Definição de Missões Transculturais: Quando alguém leva o evangelho para um grupo de pessoas que tem acesso à palavra de Deus. Na maioria dos casos, suas culturas e idiomas são tão diferentes que não conseguem entender a mensagem na língua nacional. Então isso significa que o missionário transcultural terá que ir para outra cultura e aprender sua língua e traduzir as escrituras fazendo discípulos. Isso também significa que o missionário transcultural terá que viver em um país distante por mais de vinte anos para cumprir a Grande Comissão.

MATEUS. 28.18-20

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada Céu e na terra.

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

ROMANOS. 15.20-22

Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio.

Antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.

Essa foi a razão por que também, muitas vezes, me senti impedido de visitar-vos.

Quando falamos sobre a missão transcultural, falamos primeiro sobre a missão de Deus. Deus é missionário. A missão existe simplesmente porque Deus ama as pessoas. Deus quer resgatar a humanidade de sua desumanização nas áreas moral, espiritual, física, intelectual, social, econômica, política, e cultural. O estabelecimento do seu reino é a missão de Deus. Podemos pensar na missão como um movimento de Deus para o mundo onde a igreja tem o privilégio de participar, mas a missão não é sua e não pertence a nenhum projeto privado. A igreja está a serviço do movimento de Deus para o mundo.

A missão transcultural implica estender-se a todos os grupos étnicos da terra, cuidando dos diferentes aspectos da vida das pessoas. A igreja é o agente da missão, não seu objetivo. A igreja não é o reino de Deus, mas sua comunidade. A igreja é uma comunidade do reino de Deus que serve a humanidade e anuncia a inauguração do reino de Deus na pessoa de Jesus Cristo. A igreja é missionária por sua natureza, dimensão e intenção.

Jesus é o reino de Deus encarnado. O reino de Deus não é uma ética, nem ideologia social, mas a mensagem centralizada em uma pessoa; a pessoa de Jesus, o Messias. O reino está presente, mas não foi consumado, portanto, o reino está por vir. Em sua missão, a igreja testifica a plenitude da promessa do reino de Deus e participa da contínua luta deste reino contra os poderes das trevas e do mal.

Podemos abordar dizer que a missão transcultural é quando o povo de Deus se juntar a missão de Deus atravessar intencionalmente barreiras sociais, políticas e culturais, linguísticas, étnica, igreja nenhuma, em palavras e atos, anunciando a vinda do reino de Deus em Jesus Cristo, convidando as pessoas a se reconciliar com Deus, consigo mesmo, com os outros e com o mundo, integrando na vida da igreja, com vista a transformar o mundo até a volta do Senhor.

Alguns podem entender a missão transcultural em termos de plantação de igrejas em outras latitudes como também salvar pessoas da condenação eterna, outros podem perceber em categorias eclesiásticas como a expansão da igreja ou de uma denominação especifica através das barreiras geográficas e culturais. Mas se nós vamos entender o evangelho e a missão para todos os escritos do Gênesis ao Apocalipse, físico, e material cobrindo os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos que não conhecem limites de qualquer ordem e está se dirigindo a todos os seres humanos considerando a totalidade de sua pessoa.

Geralmente, há uma tensão entre o que é chamado de missão global e missão local. Muitas vezes esses termos estão enfrentando sem perceber que eles são parte da mesma moeda. Devemos integrar as diferentes esferas expressas no texto de Atos 1.8. Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra descrever as esferas ou áreas de serviço onde o local e o global estão integrados. Ele nos fala de sermos testemunhas simultaneamente e não fazer a tarefa de maneira sequencial. Nenhuma área de serviço ser mais importante. Eles devem ser equilibrados dando dignidade simultaneidade e atenção a cada um.

A igreja que não é missionária é em si uma contradição e extingue o Espírito. A missão não pode ser um departamento isolado da sua própria essência, porque a igreja é missionária ou não é igreja. Então a missão envolve todo cristão na totalidade de sua vida.

A igreja foi chamada e enviada para participar da missão de Deus. Os textos mais conhecidos são Mateus 28.18-20, Marcos 16.15, João 20.21, Lucas 24.46,47, Atos 1.8, mas devemos afirmar que toda a Bíblia nos dá o mandato para a missão e evangelização. Deve haver uma moralidade da Fé. Implica escutar o clamor dos pobres, oprimidos e perdidos. Devemos nos perguntar por que ainda 27da população mundial não teve acesso ao evangelho ou pouco acesso a ele. O que acontece com aqueles que não tiveram conhecimento do evangelho. Nosso mundo hoje tem 6,4 bilhões de pessoas vivendo em 234 nações geopolíticas, mais de 16.000 grupos étnicos. Destes grupos étnicos. Mais de 6.600 grupos permanecem como os menos atingidos. A igreja precisa assumir um compromisso mais intencional na evangelização mundial. John Stott disse: A ação sem reflexão é o fanatismo em ação, mas a reflexão sem entrega é a paralisia de qualquer ação.

Em suma, dizemos que toda a Bíblia mostra o plano de Deus para reconciliar todas as coisas para si mesmo através de Jesus Cristo. Colossenses 1.15-25. A igreja é o instrumento de Deus para realizar seu plano. A missão de Deus é um atributo do próprio Deus que se expressa em suas ações para redimir a humanidade e convida sua igreja a participar. O mundo é a cena da atividade de Deus e não devemos nos retirar dela. O serviço ao mundo é um serviço a Deus e é um reflexo do reino vindouro de Deus, independentemente dos resultados obtidos.

A missão é universal (transcultural) e integral. A missão integral sem ser universal torna-se localismo. É etnocentrismo e egoísmo. Nós cuidamos das pessoas distantes. Por outro lado, a missão universal sem ser integral torna-se proselitismo. Corremos o risco de lidar apenas com o aspecto religioso, pessoal, interno, mas sem lidar com todos os aspectos da vida humana do povo.

Toda igreja é responsável pela evangelização de todos os povos, raças e línguas. Uma fé que é considerada universal, mas que não é missionária, torna-se retórica sem autoridade e se torna estéril. A afirmação de que toda a igreja é missionária é baseada no sacerdócio universal dos crentes. É para o cumprimento desta missão que Jesus Cristo dotou a sua igreja com dons e poder do Espírito Santo. Deus chama todos os crentes para participar e se engajar em sua missão.

Que Dios sea alabado para siempre, amén.


Missionário Aldo Ferreira de Souza

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.