16 de agosto de 2018
Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Interior

30/05/2018

Manuscrito mais antigo do Evangelho de Marcos é descoberto

O antigo fragmento do Evangelho de Marcos é datado do final do segundo século ao início do terceiro século d.C.

Fonte: Guiame/ Com informações de Christian Headlines

Um antigo fragmento do Evangelho de Marcos, datado do final do segundo século ao início do terceiro século d.C., se tornou oficialmente o registro mais antigo de Marcos já encontrado.

Sociedade de Exploração do Egito, organização responsável por escavar nas áreas do Egito e do Sudão,  fez o anúncio sobre o fragmento conhecido como “P. Oxy LXXXIII 5345” em seu site na última quinta-feira (24).

“Depois de uma comparação rigorosa com outros textos objetivamente datados, a caligrafia deste papiro é atribuída ao final do segundo século ao início do terceiro século d.C.”, disse a sociedade.

A sociedade acrescentou que “os dois lados do papiro preservam cada um dos vestígios de uma passagem” de Marcos. O fragmento foi encontrado por volta de 1903 junto com muitos outros documentos antigos, de acordo com a organização.

Este é o mesmo fragmento que desencadeou um debate em 2012, quando vazou a notícia de que o documento poderia datar o primeiro século, o transformando no registro mais antigo do Novo Testamento e sendo colocado dentro do tempo de vida de alguns dos personagens bíblicos.   

Ainda assim, especialistas acreditam que a datação que abrange até o final dos anos 100 ou início dos anos 200 é muito significativa.

“O famoso antigo fragmento do Evangelho de Marcos foi finalmente publicado como P.Oxy. 5345 pela Sociedade de Exploração do Egito, que data o final do segundo ou início do terceiro século. Se assim for, então é o manuscrito mais antigo de Marcos até agora identificado e publicado”, disse no Twitter Craig Evans, professor de Origens Cristãs na Universidade Batista de Houston.

Peter Gurry, professor assistente do Phoenix Seminary, concordou. “Não é primeiro século depois de tudo. Ainda assim, é a primeira cópia datada do Evangelho de Marcos, o que é emocionante”, ele escreveu no Twitter.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria
Cadastro Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.
Facebook Twitter Siga-nos nas Redes Sociais