Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Missões

10/07/2019

MISSÃO: Síntese da história do país de Honduras - Centro América

Confira todas as publicações na seção Artigos


1 – REPÚBLICA DE HONDURAS.

Honduras, oficialmente República de Honduras, é um país da América Central. Está dividido em 18 departamentos. As cidades de Tegucigalpa e Comayagua, juntas, constituem a capital da república. O país está localizado no centro-norte da América Central; limita ao norte com o Oceano Atlântico (Mar do Caribe), ao sul por El Salvador, Nicarágua e o Oceano Pacífico, e a oeste pela Guatemala.

2 – POR QUE É CHAMADO HONDURAS.

Segundo o historiador chileno Robustiano, Honduras deve ser a sua nobre Honduras ou fundos que tecer primeiros pilotos pertencente a viagem de Colombo às Índias, encontradas nas costas e porque a abandoná-los exclamou: Deus me livre desses Honduras. Durante o período das conquistas, o território hondurenho também era conhecido pelos nomes de Hibueras ou Higueras, e alguns espanhóis vieram chamar-lhe Nueva Extremadura. Além disso, o geógrafo francês Elisée Reclus, em 1891, disse que o nome de Honduras data da época da descoberta. Segundo Reclus, Colombo, em 1502, correu grandes riscos quando navegou entre Caxinas e Gracias a Dios. No entanto, o francês diz que o nome atual de Honduras foi dado à costa não por Colombo, mas por Bartolomé de las Casas, em sua descoberta das Índias Ocidentais pelos espanhóis, falando da terra de Hondura, como se esse nome tivesse origem indiana.

3 – INDEPENDÊNCIA DE HONDURAS.

Por quase três séculos, Honduras fez parte da Capitania Geral da Guatemala, de modo que sua independência girou em torno dos eventos pró-independência nas outras províncias. Após a ocupação da Espanha pelos franceses, ocorreram na Nicarágua, El Salvador e Guatemala (1811-1813) os primeiros atos de insurreição em favor da independência da América Central.

Em Honduras, os espanhóis recorreram à perpetuidade no poder para o propósito de casa, a causa da independência. De 1813 a 1820, não houve outros eventos notáveis na América Central em relação à independência. Não foi até o início de 1821, quando o México, através do Plano de Iguala, declarou sua independência total da Espanha em 24 de fevereiro. Esta sucessão acelerou a independência da América Central, concluída em 15 de setembro de 1821 com uma declaração redigida por José Cecílio del Valle.

4 – A BANDEIRA NACIONAL.

A Bandeira de Honduras foi criada em 16 de fevereiro de 1866, sendo o Presidente da República o Sr. José María Medina. Baseia-se no que pertencia às Províncias Unidas da América Central, que por sua vez se baseava na bandeira das Províncias do Rio Prata, atualmente Argentina. Consiste em três faixas horizontais do mesmo tamanho, azul turquesa do lado de fora e branco central. No centro, dentro da faixa branca, há cinco estrelas azuis que simbolizam os cinco países que formaram a antiga federação centro-américa e a união ideal da América Central.

5 – A CONSTITUIÇÃO DE 1982

Quando a Revolução Sandinista na Nicarágua triunfou, o governo de Washington instou a Policarpo Paz García a organizar eleições livres em Honduras. Eleições legislativas para redigir uma nova Constituição (Assembleia Constituinte) foram realizadas em 1980; Um ano depois, Roberto Suazo Córdova foi eleito constitucionalmente. Suazo odiava a Constituição de 1982, mas também uma fase sinistra de terror, busca e eliminação de militantes da esquerda que, até hoje, representam um assunto tabu na sociedade hondurenha.

6 – HINO NACIONAL.

O hino nacional de Honduras foi escrito pelo poeta Augusto Constantino Coello e música de Carlos Hartling. O hino foi decretado como oficial, pelo Decreto Executivo número 42 de 13 de novembro de 1915. Em atos oficiais, apenas o Coro, a estrofe Vll e novamente o Coro são cantados.

7 – CULTURA.

Honduras é um país multiétnico, portanto, é um país multicultural. A composição genotípicas étnica de Honduras é a seguinte: 10 % caucasianos, 2% garífunas afro-americanas, 6 %. Indígenas e o resto da população é predominantemente mestiço.  

8 – EDUCAÇÃO.

O sistema educacional de Honduras é composto por quatro níveis: pré-primário, primário, médio e superior. Este sistema é governado pelo Ministério da Educação até o nível médio. Nos últimos anos, a educação em Honduras tem feito progressos significativos, especialmente em um nível mais alto. O país continua a enfrentar desafios nos níveis mais baixos, principalmente no que diz respeito a educação pré-escolar e primária.

9 – COMERCIO E INDUSTRIA.

O comércio e a indústria se destacam como principal centro de La Ceiba e dentro de outras cidades principais e Tela como um centro turístico em razão da costa praieira. As principais industrias são produtos alimentícios, móveis e roupas. Cidades como todas as capitais municipais estão ligadas por estradas pavimentadas de segunda classe. A estrada de ferro Standard Fruit Co. percorre todo o Departamento. Há também o Aeroporto Internacional de Golosón, em La Ceiba.

10 – ECONOMIA.

Em todos os departamentos da República há uma incessante atividade produtiva na área agrícola, pecuária, piscicultura, têxtil, mineração, entre outras. Em 1913, foi fundado o Banco Atlántida S.A. (banco privado), o primeiro emissor de papel-moeda oficial, em 1931 o Congresso Nacional estabeleceu como moeda oficial o Lempiras.

11 – ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL.

Honduras é dividida em 18 departamentos, cada departamento tem seu capital departamental ou capital, e cada um deles tem um governador nomeado diretamente pelo presidente da República.

12 – TURISMO.

O objetivo do Ministério do Turismo de Honduras é transformar o país em um dos centros turísticos mais importantes da região até o ano de 2021. Para alcançar este objetivo, o Ministério está atualmente tentando desenvolver e diversificar seus mercados, produtos e destinos. Isso, de acordo com as autoridades do Ministério, tornará as empresas mais competitivas nacional e internacionalmente.

13 - ORGANIZAÇÃO POLÍTICA.

Honduras é governada por uma Carta Constitucional de 1982 e foi reformada 22 vezes até os dias de hoje. Esta Constituição é regida por três poderes: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.


Honduras, 10 de julho de 2019


Aldo Ferreira de Souza
Missionário em Honduras.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.