21 de novembro de 2017
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Estudos Bíblicos

05/01/2011

Maçonaria

Este estudo tem a função de alertar sobre o perigo do envolvimento com essa instituição


Compasso e o esquadro reunidos é um dos símbolos mais comuns na representação da Instituição Maçônica

Introdu??o

A Ma?onaria ? uma Ordem Universal formada de homens de todas as ra?as, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de constru?rem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperan?a com amor ? Deus, ? P?tria, ? Fam?lia e ao Pr?ximo, com Toler?ncia, Virtude e Sabedoria e com a constante investiga??o da Verdade e sob a tr?ade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princ?pios da Ordem, da Raz?o e da Justi?a, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal. jfas (defini??o pr?pria)?.

1. A origem da Ma?onaria

Um membro da ma?onaria operativa ou especulativa a exata origem da ma?onaria ? desconhecida, diz o Dicion?rio da Ma?onaria, de Joaquim Gerv?sio de Figueiredo: As origens reais da ma?onaria se perdem nas brumas da Antig?idade. Segundo Jesus Hortal, em sua obra Ma?onaria e Igreja: Concili?veis ou Inconcili?veis? A ma?onaria ? um desdobramento das antigas corpora?es de pedreiros surgidas na Idade M?dia.

Em 1717, data reconhecida pela pr?pria ma?onaria como a de sua funda??o, foi que quando lojas ma??nicas de Londres se unificaram e deram origem ? Grande Loja da Inglaterra, conhecida como Ma?onaria Especulativa ou Franco-Ma?onaria. A Grande Loja de Londres ? o ber?o da ma?onaria. Em 1723, James Anderson publicou as Constitui?es da ma?onaria, sendo at? hoje documentos universalmente aceitos como base de todas as lojas ma??nicas.

2. O que ? Ma?onaria?

A Ma?onaria ? uma organiza??o mundial de homens que, utilizando-se de formas simb?licas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o prop?sito comum de se aperfei?oarem na sociedade. Admitindo em seu seio, homens de car?ter, sem considera??o ? sua ra?a, cor ou credo, a Ma?onaria se esfor?a para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afei??o fraternal.

3. Aonde come?ou a Ma?onaria?

O Egito e sua audaciosa oposi??o a Deus, muitos s?o os exemplos que podemos dar, por?m, a fim de demonstrar a inequ?voca rela??o entre a Ma?onaria e L?cifer, come?aremos pelo Egito, o qual possu?a s?mbolos e simbologias muito apreciadas pelos ma?ons, at? os dias de hoje. Pelas Escrituras, a B?blia, pode ter conhecimento da ferocidade com que aquele povo se op?s a Deus e como foi incrivelmente rebelde e arrogante mesmo diante das maravilhas que Deus operou naquele lugar. A aud?cia foi de tal ordem que, mesmo solenemente advertidos por Deus por interm?dio de Mois?s, e vendo as maravilhas de Deus, os eg?pcios perseguiram o povo do Senhor at? que foram, definitivamente, afogados e destru?dos nas profundezas do Mar Vermelho, que Deus abriu de modo sobrenatural a fim de salv?-los dos eg?pcios. A atitude do Fara? do Egito foi buscar aux?lio em seus deuses, para os quais trabalhavam os magos do Egito com suas ci?ncias ocultas.

4. A Ma?onaria ? uma sociedade secreta?

A Ma?onaria n?o ? uma sociedade secreta, no sentido como tal termo ? geralmente empregado. Uma sociedade secreta ? aquela que tem objetivo secreto e oculta a sua exist?ncia assim como as datas e locais de suas sess?es. O objetivo e prop?sito da Ma?onaria, suas leis, hist?ria e filosofia tem sido divulgados em livros que est?o a venda em qualquer livraria. Os ?nicos segredos que a ma?onaria conserva s?o as cerim?nias empregadas na admiss?o de seus membros e os meios usados pelos Ma?ons para se conhecerem. ?jfas?.

5. A Ma?onaria ? uma Religi?o?

A Ma?onaria n?o ? uma religi?o no sentido de ser uma seita, mas ? um culto que une homens de bons costumes. A Ma?onaria n?o promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a pr?tica da virtude, n?o oferecendo panac?ias para a reden??o de pecados.

O primeiro e principal dever de cada loja ma??nica, de acordo com a determina??o do art.17, letra a, da Constitui??o do Grande Oriente do Brasil, ? este: observar cuidadosamente tudo quanto diz respeito ao esp?rito e ? forma da institui??o, cumprindo e fazendo cumprir a Constitui??o, as leis e as decis?es dos Altos Corpos da Ordem.

Essa defini??o encaixa-se perfeitamente bem com as palavras de Rizzardo da Camino, 33? grau ma??nico, autor de mais de quarenta livros. O ma?om, dentro do templo ma??nico, atrav?s da liturgia, cultua o grande arquiteto do universo?8?. Existe um sistema de adora??o dentro das lojas, conforme as palavras do ma?om Carl H. Claudy: ?As lojas da ma?onaria s?o constru?das para Deus?. Na cerim?nia de admiss?o e a cada passagem de grau s?o feitos juramentos que nada mais s?o do que promessas ou profiss?es de f? no Grande Arquiteto do Universo e na fraternidade ma??nica.

6. A Ma?onaria ? Anti-Religiosa?

A Ma?onaria n?o ? contra qualquer religi?o. Ela ensina e pratica a toler?ncia, defendendo o direito do homem praticar a religi?o e seu agrado. A Ma?onaria n?o dogmatiza as particularides do credo e da religi?o. Ela reconhece os benef?cios e a bondade assim como a verdade de todas as religi?es, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.

7. A Ma?onaria ? Ate?sta ou Agn?stica?

A Ma?onaria n?o ? ate?sta nem agn?stica. O ateu ? aquele que diz n?o acreditar em Deus enquanto o agn?stico ? aquele que n?o pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou n?o. Para ser aceito e ingressar na Ma?onaria, o candidato deve afirmar a cren?a em Deus.

8. A Ma?onaria ? um Partido Pol?tico?

A Ma?onaria n?o ? um partido pol?tico. Ela n?o tem partido. Em princ?pio, a ma?onaria ap?ia o amor ? P?tria, respeito ?s leis e ? Ordem, propugnando pelo aperfei?oamento das condi?es humanas. Os ma?ons s?o aconselhados a se tornarem cidad?os exemplares e a se afastarem de movimentos cuja tend?ncia seja a de subverter a paz e a ordem da sociedade, e se tornarem cumpridores das ordens e das leis do pa?s em que estejam vivendo, sem nunca perder o dever de amar o seu pr?prio pa?s. A ma?onaria promove o conceito de que n?o pode existir direito

Sem a correspondente presta??o de deveres, nem privil?gios sem retribui??o, assim como privil?gios sem responsabilidade.

9. A Ma?onaria ? uma Sociedade de aux?lios m?tuos?

A Ma?onaria nem ? uma ideologia, nem um "ismo". Ela n?o se envolve com as sutilezas da filosofia pol?tica, religiosa ou social. Mas, ela reconhece que todos os homens t?m uma s? origem, participam da mesma natureza e tem a mesma esperan?a e, por conseguinte, devem trabalhar em uni?o para o mesmo objetivo - a felicidade e bem estar da sociedade.

10. A Ma?onaria ? uma Ideologia ou um Ismo?

A Ma?onaria nem ? uma ideologia, nem um "ismo". Ela n?o se envolve com as sutilezas da filosofia pol?tica, religiosa ou social. Mas, ela reconhece que todos os homens t?m uma s? origem, participam da mesma natureza e tem a mesma esperan?a e, por conseguinte, devem trabalhar em uni?o para o mesmo objetivo a felicidade e bem estar da sociedade. ?Jfas?.

11. Qual ? a Miss?o da Ma?onaria?

A miss?o da Ma?onaria ? a de "fazer amigos, aperfei?oar suas vidas, dedicar-se ?s boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irm?os".

A miss?o da Ma?onaria ainda ? a pr?tica das virtudes e da caridade, ? confortar os infelizes, n?o voltar as costas ? mis?ria, restaurar a paz de esp?rito e a paz aos desamparados e dar novas esperan?as aos desesperan?ados. Natureza e tem a mesma esperan?a e, por conseguinte, devem trabalhar em uni?o para o mesmo objetivo - a felicidade e bem estar da sociedade.

12. A Ma?onaria convida as pessoas para se afiliarem a ela?

A Ma?onaria n?o "convida" ningu?m, mesmo aos mais qualificados para se tornarem um membro da Ordem. Aquele que deseja entrar para ela, deve manifestar esse desejo espontaneamente, declarando que livre e conscientemente deseja participar dela. A Ma?onaria n?o prende nenhum homem a juramentos incompat?veis com sua consci?ncia a liberdade de pensar. ?jfas?

13. Porque a Ma?onaria n?o inicia mulheres?

Tendo evolu?do da Ma?onaria Operativa que erguia templos no per?odo da constru??o de catedrais, a Ma?onaria adotou a antiga regulamenta??o que provia o seguinte: "As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princ?pios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem v?nculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admiss?o de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral. A regularidade da ma?onaria se deve ao fato de se ater aos seus princ?pios b?sicos e imut?veis regidos por mandamentos, entre os quais se inclui o que acima se disse.

14. Por que s?o chamados de templos os locais de reuni?o?

Os lugares onde os ma?ons se re?nem s?o chamados de templos porque, embora n?o sendo uma religi?o ou reunindo-se em uma igreja, a Ma?onaria preserva religiosamente os direitos de cada indiv?duo praticar a religi?o ou credo de sua prefer?ncia, mantendo-se eq?idistante das diferentes seitas ou credos. Ela ensina a todos como respeitar e tolerar as religi?es diversas de seus membros.

15. A Ma?onaria Universal obedece a uma autoridade m?xima?

Nem mesmo em um pa?s como os Estados Unidos que agora se comp?e de 50 Estados e conta com cerca de 4 milh?es de Ma?ons, obedece a Ma?onaria a uma autoridade suprema. A Ma?onaria em cada pa?s ou em cada estado de uma Federa??o ? regulada e dirigido por uma Grande Loja independente e soberana.

16. A Hierarquia Ma??nica

Um dos pontos marcantes dessa organiza??o diab?lica ? a hierarquia fundamentada em uma simbologia inici?tica ocultista. Quando algu?m ingressa na Ma?onaria, essa pessoa ? iniciada em um processo sistem?tico a que os ma?ons denominam rito (de ritual). Esta inicia??o tem p? ?bvia finalidade um processo de recrutamento e a inser??o do iniciado na hierarquia das lojas ma??nicas.

Nesses rituais ma??nicos h? uma s?rie sistem?tica de juramentos, os quais t?m a finalidade de refor?ar a submiss?o do iniciado ? organiza??o.

Desta forma, o iniciado, come?ando por Aprendiz, ? introduzido, como se fosse um soldado, em uma r?gida hierarquia onde passa a servir aos interesses da organiza??o ma??nica.

Essa manipula??o tem por objetivo a destrui??o espiritual do ser humano, contra quem o diabo nutre ?dio mortal.

Tem tamb?m a finalidade de recrutar homens e mulheres a fim de que sirvam a Satan?s em seu prop?sito de ser adorado atrav?s da figura da Besta, assunto j? tratado em outros artigos e para o qual retornaremos quando formos demonstrar como a Ma?onaria serve a prop?sitos mais abrangentes de L?cifer.

? evidente que o diabo n?o pode contar com homens que realmente amem a Deus a fim de levar a cabo seus intentos. Por isso recruta homens ?mpios, ego?stas, amantes de si pr?prios, ambiciosos, arrogantes, id?latras e pag?os atrav?s da Ma?onaria. Posteriormente, a organiza??o, fundamentada em princ?pios sat?nicos, sistematicamente os doutrina fazendo-os acreditar que s?o "homens de bem e de bons costumes" e uma "elite benfeitora", como ? freq?entemente anunciado em suas publica?es e sutis propagandas.

(De um website ma?om) "Crer na exist?ncia de um princ?pio criador". Isto n?o significa absolutamente nada aos olhos de Deus e n?o faz da pessoa um verdadeiro homem de bem. Crer em um "princ?pio criador", ser ateu, ou indiferente d? no mesmo. At? os dem?nios cr?em e tremem.

Senhor Jesus Cristo, Jo?o 15:5. Embora os ma?ons o neguem at? com veem?ncia, a realidade ? que qualquer refer?ncia ou mesmo a pron?ncia do nome do Senhor Jesus Cristo ? fortemente desencorajada nas lojas ma??nicas, e isto pode ser compreendido se atentarmos para as palavras do Senhor:

Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e n?o se chega para a luz, a fim de n?o serem arg?idas as suas obras. Jo?o 3:20.

17. Os praticantes da Ma?onaria

Sabemos que a ma?onaria aceita qualquer pessoa, independente de seu credo religioso. William Schnoebelen conta que era bruxo quando foi admitido na ma?onaria. Albert Pike, um dos grandes l?deres ma?ons, escreveu que L?cifer ? deus e ?portador da luz? e que a ma?onaria deve seguir a doutrina luciferiana: a religi?o ma??nica deve ser por todos n?s iniciados do alto grau, mantida na pureza da doutrina luciferiana. Se L?cifer n?o fosse deus, ser? que Adonai, cujas a?es provam sua crueldade, perf?dia e ?dio pelos homens, barbarismo e repulsa pela ci?ncia, e seus sacerdotes o caluniariam? Sim, L?cifer ? deus, e infelizmente Adonai tamb?m ? deus.

Desta forma, a doutrina do satanismo ? uma heresia; a religi?o filos?fica pura e verdadeira ? a cren?a em L?cifer, o equivalente de Adonai; mas L?cifer, deus da luz e deus do bem, est? batalhando pela humanidade contra Adonai, o deus das trevas e do mal.?13?. No hebraico, o termo Adonai significa literalmente ?Senhor? ou ?Mestre?. ? sin?nimo de Yahweh (transcrito como ?Senhor? na B?blia de Almeida) e Elohim (traduzido ?Deus?, ou seja, o nosso Deus). A ma?onaria n?o aceita, e nem poderia aceitar, o cristianismo, porque ? imposs?veis conciliares cristianismo e satanismo. O Deus que para n?s ? o Deus do bem, para o l?der ma?om ? o deus do mal. ?jfas?.

18. A Influ?ncia da Ma?onaria no Governo dos Pa?ses

Os ma?ons desempenharam um papel extraordin?rio na Revolu??o Francesa, Queda da Bastilha, isso inspirados nos ideais de liberdade, igualdade afraternidade, representados nas tr?s cores da bandeira francesa.

Catorze presidentes americanos foram ma?ons, destacando-se entre eles George Washington, James Monroe, Andrew Jackson, James Garfield, Howard Taft, Franklin Delano Roosevelt, Harry Truman a Gerald Ford, entre outros4. Na religi?o, mesmo com a oposi??o da Igreja Cat?lica, os ma?ons est?o presentes. Justifica isso pelo fato de Russell haver pregado em lojas ma??nicas, haver em seu t?mulo uma pir?mide, e o use da cruz dentro da coroa, comp logotipo da Sociedade Torre de Vigia, impresso nas edi?es da revista The Watchtower a atual A Sentinela at? 1930. ?jfas?.

Isso tamb?m pode ser visto no mormonismo, Ritos a s?mbolos ma??nicos est?o presentes ainda hoje na Igreja dos Santos dos ?ltimos Dias Igreja M?rmon. No come?o "Muitos ma?ons preeminentes tornaram-se m?rmons". A influ?ncia da ma?onaria na hist?ria do Brasil tem sido grande a Inconfid?ncia Mineira.

Esse movimento fez D. Jo?o VI decretar a proibi??o da Ma?onaria, Gon?alves Ledo a Jos? Bonif?cio com outros ma?ons tramaram a Inconfid?ncia do Brasil. Um m?s ap?s proclamar a independ?ncia, D. Pedro I foi aclamado Gr?o-Mestre Geral da Ma?onaria no Brasil, e o Marechal Deodoro ocupava esse cargo ao proclamar a Rep?blica em 1889.

A ma?onaria esteve presente desde a Independ?ncia do Brasil at? a Proclama??o da Rep?blica. Hoje a ma?onaria tem influ?ncia muito grande no Brasil e, no mundo: s?o cerca de 6 milh?es ao todo, em mais de 164 pa?ses, sendo cerca de 150 mil no Brasil.8 H? grande quantidade de parlamentares, altos funcion?rios do governo, l?deres religiosos, muitos empres?rios e membros de outras elites. Na inaugura??o do novo Pal?cio Ma??nico de Bras?lia do Grande Oriente do Brasil, compareceram 120 parlamentares, al?m do ent?o Ministro da justi?a, Maur?cio Correia.

19. Cat?licos e a Ma?onaria

Hoje a Ma?onaria atrai muitos cat?licos, infelizmente, embora a Igreja pro?ba que nos tornemos ma?ons. Com todo o respeito que devemos a cada pessoa, em face ? sua op??o, devemos, contudo, lembrar aos que querem ser autenticamente cat?licos, que a filia??o ? Ma?onaria ? considerada pela Igreja Cat?lica pecado grave, j? que as concep?es de Deus e religi?o, assim como o processo de inicia??o secreto imposta aos novos membros, n?o se coadunam com as no?es do Cristianismo relativas a Deus e aos sacramentos, principalmente.

A Igreja tem uma posi??o oficial sobre o assunto, que foi feita pelo pronunciamento da Santa S? em 26/11/1983, por ocasi?o da promulga??o do atual C?digo de Direito Can?nico pelo Papa Jo?o Paulo II.

J?rome Hamer, Secret?rio: Tem se perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da Ma?onaria pelo fato de que no novo C?digo de Direito Can?nico, ela n?o vem expressamente mencionada como no c?digo anterior.

Permanece, portanto, imut?vel o parecer negativo da Igreja a respeito das associa?es ma??nicas, pois os seus princ?pios foram sempre considerados inconcili?veis com a doutrina da Igreja e, por isto, permanece proibida a inscri??o nelas. Os fi?is que pertencem ?s associa?es ma??nicas est?o em estado de pecado grave, e n?o podem aproximar se da Sagrada Comunh?o. Roma, da Sede da Sagrada Congrega??o para a Doutrina da F?, 26 de novembro de 1983. ? importante notar que a Declara??o da Santa S? afirma que est?o em estado de pecado grave, e n?o podem aproximar se da Sagrada Comunh?o. Al?m do mais ? preciso lembrar que a principal virtude do cat?lico ? a obedi?ncia ? Santa Igreja, chamada pelo Papa Jo?o XXIII, de Mater et Magistra (M?e e Mestra) Infelizmente, em desobedi?ncia ? Igreja, alguns no passado, at? mesmo do clero, se associaram ? Ma?onaria, no intuito, ?s vezes, de serem ?teis ? sociedade, mas isto nunca foi permitido pela Igreja.

20. A Profana??o do Templo

O profano (iniciante) aproxima-se lentamente com os olhos vendados. Ao entrar na loja, o irm?o ?experto? tocam-lhe o peito com a ponta de uma espada. Ent?o, segue o seguinte interrogat?rio.

O Vener?vel pergunta: V?s alguma coisa, senhor?

A resposta do profano ? imediata: N?o, senhor.

O Vener?vel prossegue: Sentes alguma impress?o?

Profano: O contato de um objeto agu?ado sobre o peito.

Vener?vel: A arma cuja ponta seta simboliza o remorso que h? de perseguir-vos se fordes traidor ? associa??o a que desejais pertencer. O estado de cegueira em que vos achais ? o s?mbolo do mortal que n?o conhece a estrada da virtude que ides principiar a percorrer. O que quereis de n?s, senhor?

Profano: Ser recebido ma?om. Vener?vel: E esse desejo ? filho de vosso cora??o, sem nenhum constrangimento ou sugest?o?

Profano: Sim, senhor.

Vener?vel: Previno-vos, senhor, que a nossa ordem exigir? de v?s um compromisso solene e terr?vel, se vos tornardes ma?om, encontrareis em nossos s?mbolos a terr?vel realidade do dever.

Depois de submetido as muitas indaga?es, o profano ? conduzido ao altar dos juramentos e ajoelha-se com o joelho esquerdo, pondo a m?o direita sobre a constitui??o e a B?blia, que devem ter em cima a espada. ? m?o esquerda, o profano segura o compasso, apoiando-o no lado esquerdo do peito. Da?, todos se levantam e ouve o seguinte juramento.

Eu, (nome), juro e prometo de minha livre e espont?nea vontade, pela minha honra e pala minha f?, em presen?a do ?Supremo Arquiteto do Universo?, que ? Deus perante esta assembl?ia de ma?ons, solene e sinceramente, nunca revelar quaisquer dos mist?rios que sempre ocultarei e nunca revelar? qualquer uma das artes secretas, partes ou pontos dos mist?rios ocultos da ma?onaria que me v?o ser confiados, sen?o a um bom e leg?timo irm?o ou em loja regularmente constitu?da, nunca os escrever, gravar, tra?ar, imprimir ou empregar outros meios pelos quais possa divulg?-los.

Juro tamb?m ajudar e defender meus irm?os em tudo o que puder e for necess?rio, e reconhecer como Pot?ncia Ma??nica regular e legal no Brasil o Grande Orientem do Brasil, ao qual prestarei obedi?ncia. Se violar este juramento, seja-me arrancada a l?ngua, o pesco?o cortado, e meu corpo enterrado nas areias do mar, onde o fluxo e o refluxo das ondas me mergulhem em perp?tuo esquecimento, sendo declarado sacr?lego para com Deus, e desonrado para com todos os homens.

Em seguida, o ne?fito ? conduzido para uma sala cont?gua ao templo, onde j? se encontram colocadas duas urnas com esp?rito de vinho aceso. Deitado no ch?o, sobre um pano preto, deve estar um irm?o (ma?on), como se estivesse morto, amortalhado com a capa do 1? Experto.

Todos os irm?os estar?o de p?, sem ins?gnias, e armados de espada que apontam o ne?fito. Este ? ent?o desvendado pelo Vener?vel e encontra-se subitamente num ambiente l?gubre, com in?meras espadas voltadas para ele. E ouve as graves admoesta?es do Vener?vel: Este clar?o p?lido e l?gubre ? o emblema do fogo sombrio que h? de alumiar a vingan?a que preparamos aos covardes que perjuram. Essas espadas, contra v?s dirigidas, est?o nas m?os de inimigos irrecon-cili?veis, prontos a embainh?-las no vosso peito se fordes t?o infeliz que violeis vosso juramento.

Como bem se expressa o Dr. Boaventura Kloppenburg, temos de ponderar que n?o estamos lendo alguma pe?a teatral, nem um documento antigo de sombrias ?pocas de sangue e vingan?a, mas o ritual prescrito para inicia??o no primeiro grau da ma?onaria. Da? a pergunta que n?o quer calar: Pode o crist?o submeter-se a um ritual e juramento imbu?dos de aspectos explicitamente conden?veis pela Palavra de Deus? Como imaginar at? mesmo um pastor diante desse sacramento de inicia??o ma??nico? Como congregar, sob o mesmo teto, evang?licos, esp?ritas, mu?ulmanos, umbandistas, cat?licos, budistas, entre outros grupos religiosos, em nome de uma entidade divina conhecida pelo t?tulo de ?Grande Arquiteto do Universo?? Ser? que tais pessoas est?o de fato adorando o Deus de Abra?o, Isaque e Jac?? Ou seja, o Deus da B?blia?. D? para imaginar, por exemplo, um crist?o indo a um templo hindu para participar de uma cerim?nia? Tal crist?o poderia presumir que, seguindo os rituais hindus, estaria adorando a Jesus, ainda que participando de uma ora??o grupal a Vishnu? Suponhamos, ainda, que os hindus concordem em mudar o nome Vishnu para Grande Arquiteto do Universo. Ainda que fa?am isso, certos elementos dos rituais da adora??o pag?, como, por exemplo, andar ou dan?ar em c?rculos, h?o de permanecer. Com a substitui??o do nome ?divino?, seria ent?o aceit?vel ao crist?o participar de uma cerim?nia de adora??o hindu? Escrevendo aos irm?os de Corinto, o ap?stolo Paulo disse o seguinte: Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos dem?nios, e n?o a Deus. E n?o quero que sejais participantes com os dem?nios. N?o podeis beber o c?lice do Senhor e o c?lice dos dem?nios; n?o podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos dem?nios. Ou irritaremos o Senhor? Somos n?s mais fortes do que ele? (I Co 10:20 -22).

N?o vos prendais a um jugo desigual com os infi?is. Pois que sociedade tem a justi?a com a injusti?a? E que comunh?o tem a luz com as trevas? E que consenso h? entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ?dolos? Pois v?s sois o santu?rio do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles ser?o o meu povo. Pelo que sa? do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor. N?o toqueis nada imundo, e eu vos receberei, (II Co 6:14 -18).

Para abonar essa contesta??o, devemos antes conhecer alguns segredos dessa entidade t?o secreta. Primeiramente, analisaremos v?rios trechos de livros e manuais da ma?onaria, embora muitas obras de sua autoria ainda permane?am na obscuridade para os de fora. Como refer?ncia, tomaremos os livros atuais (nacionais e internacionais), escritos por ma?ons do mais alto grau, que descrevem o que ocorre dentro das lojas. Ainda que algum ma?om negue a autoridade absoluta desse ou daquele autor ma??nico, n?o poder?, no entanto, negar que tais escritos representam a pr?tica e o ensino da ma?onaria brasileira e mundial. A an?lise que faremos ser? ? luz da B?blia, a ?nica regra de f? e pr?tica dos crist?os evang?licos (II Tm 3:16, 17; Ef. 5:17).

21. Qual a rela??o entre o cristianismo e a ma?onaria?

O crist?o ma?om pode compartilhar suas ideologias crist?s aos companheiros de loja No Dicion?rio Filos?fico de Ma?onaria, de Rizzardo da Camino, 33? grau, membro fundador da Academia Ma??nica de Letras, encontra a seguinte defini??o para cristianismo: A religi?o crist?, em si, n?o ? adotada pela ma?onaria, mas, sim, os princ?pios crist?os. A ma?onaria ? adotada em todos os pa?ses e proclama a exist?ncia de Deus sob o nome de Grande Arquiteto do Universo; n?o importa a religi?o que o ma?om siga, o que importa ? a cren?a no Absoluto, no Poder Divino, em Deus, seja qual for o nome que se lhe der, como Jeov? ou Al? ?3?.

Como podemos ver nessa de clara??o, a ma?onaria n?o adota o cristianismo e, conseq?entemente, n?o aceita a exist?ncia de Jesus Cristo como o ?nico Deus.

Ainda que em seus rituais os ma?ons falem em Deus ou do Ser Supremo, ignoram a Sant?ssima Trindade, n?o mencionando uma vez sequer o santo nome de Jesus. Na verdade, os ma?ons jamais se dirigem a Deus mediante a Cristo.

As caracter?sticas distintas dos deuses das diferentes religi?es s?o outra evid?ncia de que eles n?o s?o a mesma pessoa os hindus acreditam na reencarna??o, sendo que no hindu?smo pode-se regredir e reencarnar em um animal, determinadas religi?es acreditam na extin??o da vida, enquanto outras pregam a imortalidade da alma ao lado de Deus.

H? aquelas que dizem que os homens tornam-se deuses ap?s v?rias reencarna?es, outras afirmam que s? existiu e sempre existir? um ?nico Deus. Os de?stas limitam a participa??o de Deus ? cria??o, como se Ele tivesse deixado o mundo para ser governado pelas leis naturais. 6 Esse sistema difere do ?te?smo? crist?o, no qual Deus ? um Deus pessoal e interfere permanentemente no destino da humanidade, ?Isaias 44:6?.

Para entendermos melhor o de?smo ma??nico, vejamos a declara??o de Rizzardo da Camino: Cada religi?o expressa Deus, com nome diferente, como os israelitas que o denominam de ?Jeov?; isso n?o importa, o que vale ? sabermos que esse Grande Arquiteto do Universo ? Deus.?7? Os crist?os, no entanto, n?o concordam com essas palavras. N?o ? a mesma coisa adorar o Deus verdadeiro e um bezerro de ouro, como os israelistas fizeram no deserto (?x 32:1-10; Ne 9:6-31).

O Deus da B?blia ? pessoal e ?nico, Ele se preocupa com as pessoas e n?o abandonou a humanidade. Parece l?gico seguir a todos os deuses, porque assim, no final, aquele que for o deus verdadeiro vai se manifestar em prol de seus seguidores.

Mas o Deus das Escrituras n?o aceita ser comparado e muito menos igualado a outros deuses, simplesmente porque n?o existem outros deuses (Sl 115. guarda-te para que n?o esque?as o Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servid?o. N?o seguir?s outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver ? roda de ti? (Dt 6.12-14). O indiferentismo perante Cristo ? imposs?vel: ?Quem n?o ? comigo ? contra mim? (Mt 12.30), disse Jesus. Mas o verdadeiro ma?om, em virtude dos ?princ?pios estabelecidos? pela ma?onaria, n?o pode estar com Cristo seguindo todos os seus ensinamentos e obedecer a todos os mandamentos ma?ons.

22. A B?blia e a Ma?onaria

Na Enciclop?dia Ma??nica de Coil, lemos o seguinte: A opini?o ma??nica prevalecente ? a de que a B?blia ? apenas um s?mbolo da Vontade, Lei ou Revela??o Divina, e n?o que o seu conte?do seja a Lei Divina, inspirada ou revelada. ?At? hoje, nenhuma autoridade tem mantido que um ma?om deve acreditar na B?blia ou em qualquer parte dela ?14?.

Para a ma?onaria, a B?blia ? ?uma das tr?s grandes luzes emblem?ticas?, sendo colocada no mesmo patamar dos seus s?mbolos (esquadro e compasso). Mesmo que Coil n?o negasse o conte?do divino da Palavra de Deus, esta atitude comparativa j? seria suficiente para demonstrar que a B?blia n?o ? mais importante do que os s?mbolos ma??nicos.

Al?m disso, segundo a doutrina ma??nica, ela pode ser substitu?da por qualquer outro livro de religi?o fluente no pa?s. Nos pa?ses isl?micos, por exemplo, usam-se o Alcor?o, em Israel, a Tor? etc. Alguns ma?ons dizem que a B?blia ? um ?livro sagrado? para a loja, mas se ela pode ser substitu?da por outros livros, ent?o n?o ? sagrada, j? que um objeto sagrado ? insubstitu?vel.

Oliver Day Street, outro erudito da loja, chega a dizer o seguinte: ?Nenhuma loja entre n?s deve ser aberta sem sua presen?a (da B?blia). Mesmo assim, ela n?o ? mais do que um s?mbolo... N?o h? nada de sagrado ou santo no mero livro. ? s? papel comum... Qualquer outro livro com o mesmo significado serviria...?15?. Outro ma?om, J.W. Acker, afasta qualquer semelhan?a entre a ma?onaria e o cristianismo b?blico ao declarar: Os judeus, os chineses, os turcos, cada um rejeita ou o Antigo ou o Novo Testamento, ou ambos, e ainda assim n?o vemos.

nenhuma boa raz?o por que n?o se devam tornar ma?ons. Na verdade, a Ma?onaria da Loja Azul nada tem a ver com a B?blia. N?o se fundamenta na B?blia. Se assim fosse, n?o seria ?Ma?onaria?.16?.

Se para os ma?ons a B?blia ? apenas um enfeite ou uma parte da mob?lia da loja?17?, a opini?o dos crist?os ? diferente, pois, de acordo com o ap?stolo Pedro, nenhuma profecia da Escritura ? de particular interpreta??o, porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esp?rito Santo, (II Pd. 1:20,21; 2:1...).

Conclus?o

Este estudo tem a fun??o de alertar as pessoas sobre o perigo do envolvimento com a Ma?onaria, suas grav?ssimas implica?es espirituais e tamb?m tem a fun??o de mostrar os malef?cios que esta organiza??o sat?nica tem trazido ao Brasil e ao mundo. Conv?m que tenhamos em mente que estamos lidando com uma organiza??o iniciatica e ocultista cujo pai e promotor ? o diabo, o pai da mentira. A Finalidade Pr?tica da Hierarquia Ma??nica. Um dos pontos marcantes dessa organiza??o diab?lica ? a hierarquia fundamentada em uma simbologia iniciativa ocultista. Esta inicia??o tem por ?bvia finalidade um processo de recrutamento e a inser??o do iniciado na hierarquia das lojas ma??nicas.

Consulta

Dicion?rio Filos?fico de Ma?onaria. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Dicion?rio Ma??nico. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Fundamentos da Ma?onaria. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Inicia??o Ma??nica. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Ma?onaria M?stica. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Rito Escoc?s Antigo e Aceito. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Catecismo Ma??nico. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.

Inicia??o Ma??nica. Rizzardo da Camino. Ed. Madras.



Ev. Jos? Fernandes Alves dos Santos
Assembleia de Deus de Canoas-RS

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