21 de novembro de 2017
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Estudos Bíblicos

14/01/2011

O álcool e o cristão

Trata-se sobre a origem do álcool e as ações maléficas no homem


O álcool denigre o homem

A hist?ria do ?lcool, segundo alguns registros arqueol?gicos, os primeiros ind?cios do consumo de ?lcool pelo ser humano datam de mais de oito mil anos. No primeiro momento as bebidas eram produzidas apenas pela ?fermenta??o? e, por isso, tinham um baixo teor de alco?lico. Com o desenvolvimento do processo de destila??o, come?aram a surgir as primeiras mais fortes e mais perigosas. Com a Revolu??o Industrial, a bebida passou a ser produzida em s?rie, o que aumentou consideravelmente o n?mero de consumidores e, por conseq??ncia, os problemas sociais causados pelo abuso no consumo do ?lcool. A sociedade sabe que o ?lcool e dire??o n?o combinam os riscos s?o irrepar?veis para os que se deixam cair na armadilha do ??lcool?, por exemplo: o alco?latra ? um doente e precisa de ajuda especializada. ?jfas?.

1. O ?lcool e os preju?zos

A pessoa que ? dependente do ??lcool? ele perde o car?ter, a moral, o ju?zo, danos a sua pr?pria sa?de, preju?zos a sociedade, causando acidentes de tr?nsitos com vitimas e muitos outros danos irrepar?veis aos seus familiares.

2. ?lcool, dire??o e a discrimina??o

O ?lcool e a dire??o s?o dois elementos que n?o combinam. As leis se tornam vigorosas as pessoas de classe de baixa renda, as de classe m?dia e alta as leis se tornam impotentes. Quem observa estas fragilidades s?o as pessoas que se sentem lesadas na perca de seus direitos.

3. O Vinho no Antigo Testamento

Palavras hebraicas para ?Vinho?, de modo geral h? duas palavras hebraicas traduzidas por ?vinho? na B?blia no Antigo Testamento. (AT).

3.1. A primeira palavra: A mais comum ? Yayin, um termo gen?rico usado 141 vezes no Antigo Testamento para indicar v?rios tipos de vinho fermentado (ver Ne. 5:18), que fala de ?todo vinho [Yayin]? igual todos os tipos. Por um lado, Yayin aplica-se a todos os tipos de suco de uva fermentado (ver Gn. 9: 20-21; 19:32-33; I Sm. 25:36-37; Pv. 23: 29?35). Os resultados tr?gicos de tomar vinho fermentado aparecem em v?rios trechos do Antigo Testamento.

3.2. O Vinho n?o Fermentado: Por outro lado, ?Yayin? tamb?m se usa como refer?ncia ao suco doce, n?o-fermentado, da uva. Pode referir-se ao suco fresco da uva espremida. Isaias profetiza: ?j? o pisador n?o pisar? as uvas [Yayin] nos lagares? (Is. 16:10); semelhantemente Jeremias diz: fiz que o vinho [Yayin] acabace nos lagares; j? n?o pisar?o uvas com j?bilo (Jr. 48:33). Jeremias at? chama de ?Yayin?, o suco ainda dentro da uva (Jr. 40: 10-12). Outra evid?ncia que ?Yayin?, ?s vezes, refere-se ao suco fermentado da uva temos em Lamenta?es, onde o autor descreve os nen?s de colo clamando ?s m?es, pedindo seu alimento normal de ?trigo e vinho?, (Lm. 2:12). O fato do ?suco de uva n?o-fermentado? pode ser chamado ?vinho? tem o respaldo de v?rios eruditos. A Enciclop?dia Judaica declara: ?vinho fresco antes da fermenta??o era chamada Yayin-mi-gat [vinho de tonel] Sanh, (70a)?. Al?m disso, a Enciclop?dia Judaica (1971) declara que o termo ?Yayin? era usado para designar o suco de uva em diferentes etapas, inclusive ?o vinho rec?m-esprimido antes da fermenta??o?. O talmude Babil?nico atribui ao rabino Hiyyia uma declara??o a respeito de ?vinho Yayin do lagar? (Baba Batrha, 97a). E em Halakot Gedalot consta: ?Pode-se espremer um cacho de uvas, posto que o suco da uva ? considerado vinho? Yayin ?em conec??o com as Leis do nazireado?, (citado por Louis Ginzberg no Almanaque Judaico Americano, 1923, pp. 408, 409). Para um exame de ?oinos?, o termo equivalente no grego do Novo Testamento (NT), ? palavra hebraica ?Yayin?, ? observada no Novo Testamento.

3.3 A segunda palavra: A segunda palavra hebraica traduzida por ?vinho? ? (Tirosh), que significa ?vinho novo? ou ?vinho da vindima?. Tirosh ocorre 38 vezes no Antigo Testamento (AT); nunca se refere ? bebida fermentada, mas sempre ao produto ?n?o-fermentado da videira?, tal como o suco ainda no cacho de uvas (Is. 65:8), ou suco doce de uvas rec?m-colhidas (Dt. 11: 14; Pv. 3: 10; Joel 2:24). Brown, Driver, Briggs ?L?xico Hebraico-Ingl?s do Velho Testamento? declaram que (tirosh) significa ?mosto vinho fresco ou novo?. A Enciclop?dia Judaica (1901) diz que ?tirosh? inclui todos os tipos de sucos doces e mosto, mas, n?o vinho fermentado ?. Tirosh tem? b?n??o nele ?(Is. 65:8); o vinho fermentado, no entanto?, ? escarnecedor e causa embriaguez ?(Pv. 20: 1; 23:31)?.

4. A quarta palavra al?m das duas j? citadas

H? outra palavra hebraica que ocorre 23 vezes no Antigo Testamento (AT), e freq?entemente no mesmo contexto ?Shekar?, geralmente traduzida por ?bebida forte? (I Sm. 1: 15; Nm. 6:3). Certos estudiosos dizem que ?shekar?, mas comumente, refere-se a bebida fermentada, talvez feita de suco de fruto de palmeira, de rom?, de ma?? ou de t?mara. A Enciclop?dia Judaica (1901) sugere que quando ?yayin? se distingue de ?shekar?, aquele era um tipo de bebida fermentada dilu?da em ?gua, ao passo que esta n?o era dilu?da. ?Ocasionalmente, shekar pode referir-se a um suco doce n?o-fermentado?, que satisfaz (Robert P. Teachout: ?O Uso de Vinho no Velho Testamento?, disserta??o de doutorado em Teologia). Semin?rio Teol?gico Dallas, (1979). ?Shekar? relaciona-se com ?shakar?, um verbo hebraico que pode significar ?beber a vontade?, al?m de ?embriagar?. Na maioria dos casos, saiba-se que quando ?yayin e shekar? aparecem juntos, formam uma ?nica figura de linguagem que se refere ?s bebidas embriagantes. ?jfas?.

5. A Posi??o do Antigo Testamento sobre o Vinho Fermentado

Em v?rios lugares o Antigo Testamento (AT) condena o uso de ?Yayin e shekar? como bebidas fermentadas. A b?blia descreve os maus efeitos do vinho embriagante na hist?ria de No? (Gn. 9: 20-27). Ele plantou uma vinha, fez vindima, Vinho embriagante de uva e bebeu. Isso o levou ? embriaguez, ? imod?stia ? indiscri??o e a trag?dia familiar em forma de uma maldi??o imposta sobre Cana?. Nos tempos de Abra?o, o vinho embriagante contribuiu para o incesto que resultou em gravidez nas filhas de L? (Gn. 19: 31-38).

5.1 O Vinho e o Minist?rio dos Sacerdotes: Devido ao potencial das bebidas alco?licas para corromper, Deus ordenou que todos os ?sacerdotes? de Israel se abstivessem de vinho e doutras bebidas fermentadas, durante sua vida ministerial. Deus considerava a viola??o desse mandamento suficientemente grave para motivar a (?pena de morte para o sacerdote que a cometesse?, e teria que fazer a diferen?a entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo e passar este mandamento de gera??o a gera??o dos filhos de Israel). (Lv. 10: 9-11).

5.2 O Voto de Nazireado: Deus tamb?m revelou a sua vontade a respeito do vinho e das bebidas fermentadas ao fazer da abstin?ncia uma exig?ncia para todos que fizessem voto de Nazireado. Esta Lei servia de exemplo a todo o Israelita que quisesse assim fazer. Deus deu aos Nazireus instru?es claras a respeito de uso do vinho. Eles devinham abster-se ?de vinho e bebida forte? (Nm. 6: 2-3; Dt. 14: 26; Lv. 10: 8-11; Pv. 31: 4-5). No tocante ?s bebidas alco?licas, era a abstin?ncia total. Evitando a imoralidade sexual, criminalidade ou trucul?ncia. ?O padr?o divino para os Nazireus, da total abstin?ncia de vinho e de bebidas fermentadas, era rejeitado por muitos em Israel nos tempos de Am?s?. Esse profeta declarou que os ?mpios aos ?Nazireus? destes vinho a beber (ver Am. 2: 12). O profeta Isaias declara por sua vez: ?o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; s?o absorvidos do vinho, desencaminha-se por causa da bebida forte, andam errados na vis?o e trope?am no ju?zo?. Porque todas as suas mesas est?o cheias de ?v?mitos e de imund?cia?; n?o h? nenhum lugar limpo (Is. 28: 7-8). Assim ocorreu, porque esses dirigentes recusaram o padr?o da total obstinencia estabelecida por Deus (Pv. 31: 4-6). ?jfas?.

5.3 O Rei Salom?o e o Vinho: O Rei Salom?o na sabedoria que Deus lhe deu, escreveu: ?O vinho ? escarnecedor, e a bebida forte, alvoro?adora; e todo aquele que neles errar nunca ser? s?bio? (PV. 20: 1; 23; 29-35; 31: 4-6); As bebidas alco?licas fazem com que percam a raz?o, o controle, o car?ter, a moral e a ?tica crist?.

6. O Vinho nos tempos do Novo Testamento

Os eruditos judeus que traduziram o Antigo Testamento (AT) do ?hebraico para grego? no ano (200 a.C) empregaram a palavra ?oinos? para traduzir v?rias palavras hebraicas que significam ?Vinho?. Noutras palavras, os escritores do Novo Testamento (NT) entendiam que ?oinos? pode referir-se ao suco de uva, ?com ou sem fermenta??o?.Quanto ? literatura grega secular e religiosa, um exame de trechos do (NT) tamb?m revela que ?oinos? pode significar vinho fermentado, ou n?o fermentado. O apostolo s?o Paulo adverte que ?n?o v?s embriagueis com vinho (oinos)?, refere-se ao vinho alco?lico (Ef. 5: 18). No livro de Apocalipse diz que Cristo pisara o lagar; o ?oinos? que sai do lagar ? o suco da uva (Is. 16: 10; Jr. 48: 32-33; Ap. 6: 6;19: 15).

6.1 O Vinho e os Romanos

Os escritores romanos antigos explicam com detalhes v?rios processos usados para tratar o suco de uva rec?m-esprimido, especialmente as maneiras de evitar sua fermenta??o. ?Columela Da Agricultura, 12.29? sabendo que o suco de uva n?o fermenta quando mantido frio (abaixo de 10 graus C.) e livre de oxig?nio, escreve da seguinte maneira:?para que o suco de uva sempre permane?a t?o doce como quando produzido, siga estas extru?es: Depois de aplicar a prensa ?s uvas, separe o mosto mais novo [suco fresco],

Coloque-o num vasilhame (amphora) novo, tampe-o bem e revista-o muito cuidadosamente com pinche para n?o deixar a m?nima gota de ?gua entrar; em seguida, mergulhe-o numa cisterna ou tanque de ?gua fria, e n?o deixe nenhuma parte da ?nfora ficar acima da superf?cie. Tire a ?nfora depois de quarenta dias. O suco permanecer? doce durante um ano ?. O escritor romano Pl?nio (s?culo I d.C.) escreve: T?o logo tiram o mosto [suco de uva] do lagar, colocam-no em ton?is, deixem estes submersos na ?gua at? passar a primeira metade do inverno, quando o tempo frio se instala (Pl?nio Hist?ria Natural, 14, 11,83)?. (Este m?todo deve ter funcionado bem na terra de Israel). (ver Dt. 8: 7; 11:11-12; SL. 65: 9-13).

6.2 O uso do Vinho na Ceia do Senhor

Jesus usou uma bebida fermentada ou n?o fermentada de uvas, ao instituir a Ceia do Senhor? Os dados abaixo levam a conclus?o de que Jesus e seus disc?pulos beberam no dito ato suco de uva n?o fermentado. (MT. 26: 26-29; MC. 14: 22-25; LC. 22: 17-20; I CO. 11: 23-26). O apostolo S?o Lucas e nem qualquer outro escritor b?blico emprega a palavra ?Vinho? (gr. Oinos) no tocante ? Ceia do Senhor. Os escritores dos tr?s primeiros Evang?licos empregam a express?o ?fruto da vide?. O vinho n?o fermentado ? o ?nico ?fruto da vide? verdadeiramente natural. Contendo aproximadamente 20% de a?car e nenhum ?lcool. A fermenta??o destr?i boa parte do a?car e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado n?o ? produzido pela videira.

6.3 Jesus Institui a Ceia

Jesus instituiu a Ceia do Senhor, quando Ele e seus disc?pulos estavam celebrando a p?scoa. A Lei da p?scoa era proibido, durante a semana daquele evento, a presen?a de ?seor? palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor; no mundo antigo, era freq?entemente obtido da espuma espessa da superf?cie do ?vinho? quando em fermenta??o. Al?m disso, todo o ?Hametz? (qualquer coisa fermentada) era proibido. Deus deu essas Leis porque a fermenta??o simbolizava a corrup??o e o pecado. ?Jesus, o filho de Deus, cumpriu a Lei de Deus para p?scoa, e n?o teria usado vinho fermentado?. (Ex. 12: 14-20; 13: 7;Mt. 16: 6-12; I Co. 5: 7-8; Mt. 5: 17).

6.4 O Debate

Intenso debate perpassa os s?culos entre os rabinos e estudiosos judaicos sobre a proibi??o ou n?o dos derivados fermentados da videira durante a p?scoa. Aqueles que sustentam uma interpreta??o mais rigorosa e literal das Escrituras hebraicas, especialmente declaram que nenhum ?vinho? fermentado devia ser usado nessa ocasi?o. (Ex. 13: 7). ?Documentos judaicos afirmam que o uso do vinho n?o fermentado na p?scoa era comum nos tempos do Novo Testamento (NT)?. Por exemplo: Segundo os Evangelhos Sin?ticos, parece que no entardecer da quinta-feira da ?ltima de vida aqui, Jesus entrou com seus disc?pulos em Jerusal?m, para com eles comer a p?scoa na ?cidade Santa?; neste caso, o p?o e o vinho do culto de ?Santa Ceia? institu?do naquela ocasi?o por Ele, como memorial, seria ?o p?o asmo e o vinho n?o fermentado do culto?. [ver ?Jesus? The Jewish Encyclopaedia, Ed. de 1904. v.165]. No (AT) bebida fermentada nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote n?o podia chegar-se a Deus em adora??o se tomasse bebida embriagante, (Lv. 10: 9). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus do novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb. 3:1; 5:1-10).

7. O Valor de um S?mbolo

O valor de um s?mbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Logo assim como o p?o representa o corpo puro de Cristo e tinha que ser p?o [asmo] sem ?a corrup??o da fermenta??o?, o fruto da vide representa o sangue incorrupt?vel de Cristo, seria mais bem representado por suco de uva n?o fermentado, (I Pd. 1: 18-19). Uma vez que as Escrituras declaram explicitamente que o corpo e o sangue de Cristo n?o experimentaram corrup??o, esses dois elementos s?o corretamente simbolizados por aquilo que n?o ? corrompido nem fermentado. Seria contradit?rio usar na Ceia do Senhor um s?mbolo da maldade, algo contendo levedura ou fermento, se consideramos os objetivos dessa ordenan?a do Senhor, bem como as exig?ncias b?blicas para dela participarmos. ?jfas?.

Conclus?o

Segundo o posicionamento das normas determinadas por Deus atrav?s dos sacerdotes do Antigo Testamento, em rela??o ? santifica??o; observamos que a santifica??o era a parte priorit?ria para obter contacto com o sagrado no lugar santo dos santos. Quanto ? Igreja Crist? as normas n?o devem ser diferentes. O profeta Malaquias aproximadamente 430 a.C. havia profetizado que teria uma diferen?a do ?mpio e o crist?o; o salmista enfatiza dizendo que Deus conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ?mpios ? a perdi??o eterna. (Lv. 10: 7-9; SL. 1:5; Ml. 3: 18; Mt. 5: 17). Segundo a b?blia sabemos que o templo que Deus habita ? o nosso corpo, como Deus disse: Neles habitarei entre eles andarei; e eu serei seu Deus, e eles ser?o o meu povo. Pelo que sai do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e n?o toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para v?s pai, e v?s sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso, (II Co. 6: 14-18). O apostolo Paulo adverte que para fazer a diferen?a ? n?o contamina??o do templo de Deus que ? o nosso corpo buscando a santifica??o para obter a comunh?o com o Senhor porque sem a santifica??o ningu?m Vera Deus, isto ? n?o haver? salva??o eterna com o Senhor Jesus. ?jfas. [I Co.6: 10-11; Hb. 12: 14]

Consultas

 B?blia de Estudo Pentecostal.

 B?blia Viva 3a Edi??o Mundo Crist?o.

 Sa?de Preventiva ? qualidade de vida, preven??o cuidados provid?ncias.

 Comiss?o de sa?de e meio ambiente.

 Pl?nio Hist?ria Natural, 14, 11,83.

 Almanaque Judaico Americano, 1923, pp. 408, 409.

 Encyclopaedia, Ed. de 1904. v.165

 Pequena Enciclop?dia B?blica O.S. Boyer.

OBS: Este estudo foi elaborado em Portugu?s, Espa?ol e Ingl?s pela infinita gra?a de Deus. Contato: 051.3463.1932 / 9243.9195 e pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]



Ev. Jos? Fernandes Alves dos Santos
Assembleia de Deus de Canoas-RS

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