Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Napoleão de Castro
Pastor da Assembleia de Deus em Paulo Jacinto, Casado com Jeane Castro e pai de Elner Castro. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (FAFITEAL), membro da Convenção de Ministros de Alagoas (COMADAL), pregador e professor de diversas matérias bíblicas.
30/06/2017

O Signo e o Zodíaco na Bíblia

Jó 38.31-32


O QUE É UM SIGNO?

O Signo, ou sinal como também se poderia chamar, é algo que transmite uma mensagem. Qual a mensagem anunciada nas estrelas? Nos escritos de praticamente todas as nações civilizadas,existe uma classificação das mais importantes estrelas do firmamento, algo que poderia denominar "constelações do zodíaco" ou "signos do zodíaco", os quais totalizam 12.

Se voltarmos no tempo até Roma, à Grécia, Egito, Pérsia, Assíria ou até à Babilônia - independentemente de quão longe se vá - há um fenômeno extraordinário: quase todas as nações tinham os mesmos 12 signos, cada um representando exatamente a mesma coisa e dispostos na mesma ordem. Arqueólogos, historiadores e astrônomos vasculharam as mais empoeiradas bibliotecas, desvendaram as mais antigas tábuas, decifraram os mais difíceis hieróglifos e não foram capazes de descobrir como pode ser que, em tantos países, se encontram os mesmos signos.

Notadamente, as estrelas representadas por esses 12 signos não apresentam absolutamente nenhuma semelhança com as imagens dos signos em si. Por exemplo, a constelação denominada Ursa Major, a Ursa Maior, é conhecida também por Grande Concha. Se há algo com que não se pareça, é com uma grande ursa ou uma enorme concha. Tampouco nenhum dos demais signos se assemelha ao que se imagina que eles representem.

ENTÃO, DE ONDE SURGIRAM OS NOMES?

A Bíblia informa-nos que Deus chamou as estrelas de "o exército dos céus"; que numerou, ordenou e pôs no firmamento para servir de sinais. O significado original delas foi deturpado, tornando-se algo demoníaco, uma falsificação, algo que deu origem ao que se conhece por astrologia moderna, que a Bíblia, reiteradas vezes, condena e contra a qual adverte os cristãos.

É uma deturpação com início na torre de Babel. Por exemplo, no livro de Isaías, lemos a seguinte admoestação:

"Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas..." (Is 47.13,14 ).

Mesmo em nossos dias, muitos ganham a vida contemplando as estrelas para saber o futuro. É preciso ouvir o alerta de Isaías.


AS ESTRELAS

Ao fazer indagações ao patriarca Jó, Deus mostrou a ele e aos seus amigos como eram ignorantes no conhecimento de Deus. Deus disse: "Ou poderás tu atar as cadeias do sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? Ou fazer aparecer os signos do zodíaco?"

Vê-se aqui uma referência às constelações de Órion, do sete-Estrelo. Desejo chamar especialmente a sua atenção para Jó 38.32, que diz: "Ou fazer aparecer os signos do zodíaco?". Zodíaco é uma palavra hebraica que quer dizer:"Caminho", "Senda", "Passo". Ao falar de Signo e Zodíaco a Bíblia não está afirmando que eles guiam ou revelam nosso futuro.

Sabemos que as estrelas sempre fascinaram o homem pela beleza inata, pela inacessibilidade e pelo percurso sazonal através do céu. O homem, entretanto, acolheu substitutos insignificantes da glória da criação estrelar de Deus: o Horóscopo e os Mapas Astrais. Em vez de consultar o Criador das estrelas, recorre às próprias estrelas para descobrir seu "destino" e resolver os problemas do cotidiano.

Vemos que Deus criou as estrelas para servir de sinal (Gn 1.14-16) e descobrimos que elas serviam para mostrar aos magos o lugar do nascimento de Cristo (Mt 2.2). Os astrólogos dizem que as estrelas nos guiam porque a ciência descobriu que a lua influencia os mares e provoca determinadas reações em nosso corpo, o que é verdade com respeito a lua. Mas a lua dista da terra aproximadamente 386.000 Km, ao passo que as estrelas estão a seis mil anos-luz ou mais de distância da terra. Um ano-luz equivale a mais de 8,9 trilhões de quilômetros! Isso ultrapassa os 56 quatrilhões de quilômetros de distância, uma cifra tão elevada que excede a nossa compreensão.


AFIRMAÇÕES BÍBLICAS SOBRE AS ESTRELAS

1. Deus criou-as (Gn 1.16)

2. Infinitas em número (Gn 15.15)

3. Colocou-as no firmamento (Gn 1.17)

4. Escolheu-as para dar luz à noite (Gn 1.16)

5. Enumera-as e dá-lhes nomes (Sl 47.4)

6. Estabeleceu-as para sempre (Sl 148.3,6; Jr 31.36).

7. Obscurece-as (Jó 9.7)

8. Giram em órbita fixa (Jz 5.20)

9. Brilham no céu (Dn 12.3)

10.Aparece diferentes magnitudes (1 Co 15.41)

11.Aparece depois do pôr do Sol (Ne 4.21)


CHAMADAS

1. Hostes celestiais (Dt 17.3)

2. Estrelas da noite (Sl 148.3)

3. Estrelas do céu (Is 13.10)

4. Agrupadas, chamadas constelações (2 Rs 23.5)

5 Exibem a grandeza do poder de Deus (Sl 8.3; Is 40.26)

6. Criadas para o louvor de Deus (Sl 148.3)

7. Impuras à vista de Deus (Jó 25.5)

8. Estrela da manhã (Ap 2.28)

9. Ursa (Jó 9.9;38.32)

10. Órion (Jó 9.9; 38.31)

11. Plêiades (Jó 9.9;38.31-32; Am 5.8)

2. Um brilho extraordinário (Mt 2.2-9)


ILUSTRAM

1. Cristo (Nm 24.17)

2. Os anjos (Jó 38.7)

3. Os ministros (Ap 1.16)

4. Os príncipes e os governantes subordinados (Dn 8.10; Ap 8.12)

5. Brilhante estrela da manhã (Ap 2.28)

6. Errantes (falsos mestres (Jd 13)


As estrelas não exercem nenhuma influência sobre nós e as divindades que supostamente representam não passam de fantasias da imaginação dos astrólogos. A Bíblia nos alerta em Isaías 47.13,14 que todos que consultam as estrelas serão condenados. Deus nos diz que não devemos nos associar com os astrólogos; não devemos consultá-los; não devemos ter nenhuma ligação com a astrologia.

Nosso signo é Jesus, pois o Apocalipse diz que Ele é o Leão da tribo de Judá. Nosso verdadeiro horóscopo é Ele! Horóscopo quer dizer observador do tempo. Jesus é quem domina o tempo de cada ser neste planeta. Nossa verdadeira estrela é Ele (Ap 22.16). Zodíaco vem do hebraico: Caminho ou Senda. Jesus é o Verdadeiro Caminho (Jo 14.6).

Hoje, muitas pessoas estão envolvidas com a astrologia. Certo gozador, ao ser indagado a respeito do seu signo ou sob o qual nascera, respondeu: "nasci sob o signo da cruz", ou seja, o novo nascimento.

Convido-te a trocar as estrelas de Deus pelo Deus das estrelas. Pois Ele é o único que pode nos guiar ao céu (Jo 14.1-3). Jesus é a Estrela que deseja nascer em teu coração!


OBRAS CONSULTADAS: 

Mitologia e auto conhecimento. Discovery publicações.

Astronomia- guia ilustrado. Zahar.

Dicionário de símbolos. Realização activa

Gramática do Hebraico bíblico. Editor vida.

Vocabulário do Novo Testamento grego. Edições Juerp.


Pr. Napoleão de Castro/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.