18 de setembro de 2018
Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Napoleão de Castro
Pastor da Assembleia de Deus em Paulo Jacinto, Casado com Jeane Castro e pai de Elner Castro. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (FAFITEAL), membro da Convenção de Ministros de Alagoas (COMADAL), pregador e professor de diversas matérias bíblicas.
21/06/2018
A Semelhança Entre a Igreja de Laodicéia e a Igreja Atual

Muitos teólogos concordam que as sete igrejas descritas em Apocalipse representam a história da igreja cristã. Creio que isso é verdade. A palavra dada à Laodicéia é uma mensagem absolutamente importante para os cristãos de hoje. A semelhança entre a igreja de Laodicéia e a igreja Ocidental (com denominações espalhadas por todo o mundo) não deve ser ignorada.

Não há dúvidas de que estejamos desfrutando do nosso melhor momento. Nunca na história do Cristianismo houve tantas conversões, tantos templos, tantas denominações e tanto dinheiro para empreendimentos evangélicos. Os prédios das igrejas nunca foram tão grandes. Os cultos nunca estiveram tão cheios. As músicas e livros são na maioria das vezes um grande comércio. Hoje em dia o cristianismo ou evangélicos permeia todos os aspectos da vida moderna. Temos astros do esporte evangélicos, políticos evangélicos, atores evangélicos e etc!

Continuar lendo...
19/04/2018
Três Homens Diferentes

Fiz uma leitura nas duas cartas de João, o Apóstolo amado, e descobri que o tema ou a preocupação de João era combater os falsos mestres. É interessante fazer um contraste entre a segunda e a terceira epístolas deste Apóstolo.

A segunda carta adverte a “senhora eleita”. Talvez a senhora eleita seja um título da igreja. Ele fala sobre os falsos mestres de fora da igreja como líderes com o comportamento de ditadores dentro da congregação.

Continuar lendo...
09/03/2018
Cristãos Desigrejados

A cada dia que passa, emerge do seio da cristandade evangélica um número alarmante de pessoas que passa a andar à mercê de suas próprias ideologias, completamente descomprometidas com a Igreja do Senhor.

Enquanto em algumas partes do mundo há milhões de vidas clamando pelo privilégio de ter uma igreja e um pastor, aqui no Brasil, onde a cada dia afloram novas igrejas entre milhares, conhecemos uma verdadeira multidão de evangélicos desigrejados. Parece até que o momento histórico da política econômica tem refletido no corpo de Cristo: a oferta barateia o produto.

Continuar lendo...
08/02/2018
Falando francamente sobre sexo

O nosso Deus tem prazer em abençoar de maneira maravilhosa os seus filhos e quer dar-lhes do bom e do melhor. A felicidade e o bem-estar de seus filhos dá grande satisfação a Deus e uma das alegrias que Deus nos deu é o sexo.

O sexo é um presente de Deus para o homem e para a mulher, dentro dos limites prescritos, dentro do casamento. Mas, infelizmente, muitos têm sofrido as consequências da prática sexual ilícita e pervertida. No âmbito da luta espiritual temos visto que a perversão sexual é resultado da prática da feitiçaria e da idolatria (Os 4.13). Um texto que tem algo a nos dizer a respeito é Romanos 1.18-29. O versículo 18 declara que a impiedade está ligada à imoralidade, e o texto diz ainda que leva à perversão sexual.

Continuar lendo...
08/01/2018
Líderes em Crise

Por detrás dos numerosos desmandos que estão ocorrendo nas famílias, na administração pública, nas empresas, e, é claro, nas igrejas evangélicas em nossos dias, certamente está o fracasso das próprias lideranças. E quais são os fatores que estão nocauteando os líderes, de vários âmbitos, atualmente? Poderia relacionar uma lista enorme.

Incapacidade de organizar detalhes. O líder, inclusive o evangélico, que não conseguir gerenciar as coisas mínimas dificilmente do jeito certo, na hora certa, pela razão certa, levando o grupo a fracassos desnecessários. Não é demais lembrar que problemas enormes não raro começam pequenos.

Continuar lendo...
15/12/2017
A Volta de Cristo como Relâmpago

Um relâmpago é uma corrente elétrica muito intensa que ocorre na atmosfera. Ele é consequência do movimento de elétrons de um lugar para o outro. Os elétrons se movem tão rapidamente que fazem o ar ao seu redor se iluminar, resultando em um clarão, e se aquecer, provocando o som do trovão.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), o relâmpago tem normalmente "duração de meio segundo e trajetória com comprimento de 05 km a 10 km".

Continuar lendo...
13/11/2017
O Fruto do Espírito

O processo natural de semeadura, frutificação e colheita alcança uma grande importância na Bíblia, sendo mencionado em um sem-número de textos. Assim como a semente faz brotar a planta, o Espírito faz nascer em nós a consciência do pecado e a necessidade de arrependimento (Jo 16.8-11; Mt 3.8). Do mesmo modo que a planta se nutre e cresce, o crente busca uma vida espiritual de progresso diante de Deus. (Os 6.3; Fp 3.13,14-16).

Nos dicionários, a palavra frutificar ganha contornos de dinamismo, multiplicação. Aquele ou aquilo que frutifica está cumprindo o que se espera dele, gerando bem-estar para si e para os outros. No plano Divino para a igreja, frutificar é algo bem mais amplo e necessário. Para o crente, produzir fruto é sinônimo de vida cristã autêntica, de serviço e de contribuição para o crescimento do reino de Deus na terra. Frutos é o que o Senhor requer de nós hoje.

Continuar lendo...
21/09/2017
O Medo

Verdade é que não há nenhuma sensação que se compare à das garras geladas do medo. Medo que se apresenta em variadas formas. Deus nos atribuiu o medo para que usássemos de sabedoria ao nos proteger do inesperado.

 O medo nos supre com surtos instantâneos de força e velocidade, justamente quando precisamos delas. É um instinto básico de sobrevivência, bem- vindo – desde que permaneça racional. Mas há também o tipo de medo denominado fobia, resultante do desequilíbrio entre o medo e a razão

Continuar lendo...
29/08/2017
As Sementes da Divisão

Ao consideramos a Escritura mostrando a glória e a grandeza de Salomão e do seu reino, pode parecer-nos estranho o fato que, quando ele morreu, sua “casa” estava longe de ser forte. Parece que Roboão foi seu único filho; se houve outros as Escrituras não os mencionam, embora falem de duas filhas suas.

Assim que Roboão assumiu o trono, ficou evidente que ele carecia das qualidades de um verdadeiro líder, somando ao fato que as sementes da divisão do reino já tinham sido semeadas. Em 2 Crônicas, no capítulo 10, aprendemos que a insensatez de Roboão foi o que realmente causou a divisão, mas a reponsabilidade total não pode ser colocada sobre ele.

Continuar lendo...
03/08/2017
Caricaturas de Deus

Nas igrejas há algumas consciências de que é impossível construir uma figura capaz de traduzir o ser de Deus com exatidão. Mas, sem muito esforço, é possível catalogar caricaturas de Deus que estão presentes no imaginário religioso de muitos evangélicos.

I. O (Deus) Policial Onipresente - Deus é, em suma, a consciência, a "Voz Mansa” que faz com que a pessoa se sinta profundamente culpada e infeliz antes, durante e depois de praticar o mal. A consciência não é um guia infalível; ela pode ser desenvolvida, estagnada ou pervertida via educação, treinamento e propaganda. Na Alemanha nazista, por exemplo, a propaganda tornou-se a mais refinada arma pervertedora do senso moral; não fazer mal à raça odiada gerava crise de consciência naqueles que eram leais a Hitler. Seria então tal consciência doentia a voz do Deus do amor, do perdão e da vida?

Continuar lendo...

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria
Cadastro Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.
Facebook Twitter Siga-nos nas Redes Sociais