Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Aldo Ferreira de Souza
Pastor e Missionário no Campo Missionário em Honduras, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (FAFITEAL), membro da Convenção de Ministro de Alagoas (COMADAL), Graduação e Pós-graduação em Segurança Pública, Curso de Espanhol ( FITES), Curso de Missões na Escola de Missões das Assembleias de Deus (EMAD), Curso de Antropologia Missionária e Fundamentos Apostólicos da Obra Missionária (FATEM).
29/07/2019

Missão Honduras| Síntese da história da cidade de Comayagua

Confira todas as publicações na seção Artigos


INTRODUÇÃO.

É com muita alegria que apresento ao público evangélico uma pequena síntese da história da cidade de Comayagua, em Honduras - Centro América. Onde está localizada a nossa igreja a mais de 20 anos.

1 – ORIGEM DO NOME COMAYAGUA.

Comayagua é um nome indígena. É composto de Coma, que significa em dialeto, Lenca, páramo e água resulta que seu verdadeiro significado é “páramo abundante de água”.

2 – DEPARTAMENTOS DE COMAYAGUA.

Ajuterique, Comayagua, El Rosario, Esquías, Humuya, La Libertad, La Trinidad, Lamaní, Las Lajas, Lejamaní, Meámbar, Minas de Oro, Ojos de Agua, San Jerónimo, San José de Comayagua, San José del Potrero, San Luis, San Sebastián, Siguatepeque, Taulabé, Villa de San Antonio.

3 – RELEVO.

Tomando como ponto de partida o vale de Comayagua, a leste está a Serra de Comayagua e a oeste a Serra de Montecillos, e ao norte a Montanha de Meámbar ou o Centro Azul. O Vale Comayagua, no centro do Departamento, é drenado pelo rio Humuya e seus afluentes, mas também os rios Sulaco e Netapa participam do vale. Entre sua planície proeminente está La Maseta de Siguatepeque onde a cidade do mesmo nome está localizada. Ao sul do Departamento faz parte de Serra de Lepaterique.

4 – RECURSO NATURAIS.

Entre os recursos naturais, os solos do Vale Comayagua são os mais importantes por sua agricultura extensiva, mas também por suas montanhas cultivadas com café. Os recursos hídricos explorados são irrigados pelas barragens de El Taladro e El Coyalar; eles servem o Vale Comayagua. Entre os recursos minerais estão o Ouro e a Prata como um todo. Quanto às florestas, os pinheiros são abundantes nas montanhas circundantes. A vida selvagem é típica de florestas de pinheiros e florestas mistas.

5 – COMERCIO E INDUSTRIA.

Comayagua e Siguatepeque destacam-se nessas atividades, como centros urbanos e polos de estradas pavimentadas. Entre as principais indústrias estão a madeira e derivados, produtos alimentícios e produtos minerais não metálicos.


Honduras, 28 de julho de 2019


Aldo Ferreira de Souza
Missionário em Honduras

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.