JANELA 10/40
O Que É?
A Janela 10-40 compreende uma vasta região de países onde a janela que é o cristianismo ainda pode penetrar. Ela é chamada janela 10-40 porque o núcleo ainda não atingimos o nosso planeta vive em um espaço retangular, a janela em forma, muitas vezes chamados de cinto resistente e que se estende desde a África Ocidental para a Ásia Oriental, a partir do grau de dez até os 40º graus ao Norte do Equador. Neste espaço geográfico estão os maiores grupos de muçulmanos, hindus e budistas – bilhões de almas espiritualmente empobrecidas que precisam conhecer o Evangelho de Cristo.
A Janela 10-40 expressa várias considerações importantes que exigem a oração por este, a saber:
· Dos quase 4 bilhões de pessoas que vivem nesta janela, quase 70% deles têm menos de 35 anos;
· 95% das pessoas ainda não foram alcançadas pelo evangelho. É o lugar com os países menos evangelizados. Essas pessoas podem morrer sem conhecer a Cristo;
· 87% das pessoas representam os habitantes mais pobres do mundo;
· A predominância dos três principais blocos religiosos de não-cristianismo é baseada nesta região (islamismo, budismo e hinduísmo);
· A prostituição é irrestrita, a desnutrição e a pobreza aumentam;
· A existência de grandes cidades não alcançadas.
Os Países da Janela 10-40
História Bíblica e a Realidade.
Foi na Janela 10-40 que encontramos a história de Adão e Eva. No livro de Genesis, lemos sobre o dilúvio seguido pela construção da torre de Babel, fatos que ocorreram, ambos, na janela 10-40. Esse esforço do homem de se unir para desafiar a Deus resultou na introdução de diferentes idiomas, na dispersão de pessoas e na formação de nações.
A história antiga foi demarcada pela Janela 10-40, desde o berço da civilização na Mesopotâmia até o Egito. Os antigos impérios chegaram e partiram. O destino de Israel, o povo de Deus, subiu e desceu, dependendo de sua obediência à aliança com o seu deus. Aqui Cristo nasceu, morreu na cruz e ressuscitou.
Não foi até a segunda viagem missionária do apóstolo Paulo, no final do registro bíblico, que os eventos da história divina começaram a fluir para fora do território identificado como a Janela 10-40 é para o Cristão consagrada uma importante razão para se concentrar nele.
As Pessoas e os Povos Menos Evangelizados.
Dois terços da população mundial residem aqui. Essas pessoas vivem em sessenta e dois países. Estes abrangem estados soberanos, bem como territórios dependentes que não são soberanos. 97% dos três bilhões de pessoas que vivem nos cinquenta e cinco países menos evangelizados vivem na Janela 10-40. Isso constitui o coração do desafio para a igreja.
Nós devemos pensar sobre a missão de Cristo. Que veio para buscar e salvar os perdidos, como ensinado pelas parábolas da ovelha perdida e da moeda perdida. Cristo fez grandes esforços para curar, restaurar e salvar apenas uma pessoa. Devemos considerar o mandamento de Cristo de pregar o evangelho a toda criatura que faz discípulos de todas as nações e ser testemunhas até os confins da terra quando pensamos nessas pessoas que vivem na Janela 10-40.
O Coração do Islã.
A Janela 10-40 é o coração do Islã. O Norte da África e o Oriente Médio representam o núcleo da religião islâmica. Os adeptos da religião islâmica estão aumentando, como sugerido pelo crescente número de peregrinos que choram muito. No entanto, ao mesmo tempo, é relatado que muitos muçulmanos, tendo estudado exaustivamente o Corão, descobriram que Jesus Cristo é o maior profeta que descreve o Corão e não Maomé.
Devemos pedir a Deus que, como a Europa Oriental reconheceu que a ideologia ateia do comunismo não poderia resistir ao teste do tempo, para que os olhos e os corações de muçulmanos sejam abertos a verdade.
Os Três Grupos Religiosos.
Na Janela 10-40, os três principais grupos religiosos do mundo estão localizados. Nós temos o grupo muçulmano com 706 milhões de pessoas. Há o hindu com 717 milhões, e há o grupo budista com 153 milhões.
Em 6 de maio de 1990, o jornal Jordan Times de Amã, capital da Jordânia, publicou um relatório sobre a Argélia intitulado o colapso do comunismo enfraquecerá o Islã. Em uma conferência sobre o futuro Islã, o escritor egípcio Fahmi Howeide, argumentou que o mundo islâmico é marginalizado em um novo mapa. Howeide estava entre os 40 acadêmicos e líderes políticos de dez países árabes que participaram da conferência. Ele disse: o cristianismo foi regenerado na Europa Oriental... A Europa Oriental mostrou que o modelo liberal de sociedade... baseado nos princípios cristãos e capitalistas, estava varrendo o mundo. O Islã ainda precisa apresentar uma alternativa viável.
A Respeito dos Mais Pobres.
Mais de oito entre dez pessoas mais pobres, que têm uma média nacional bruta de menos quinhentos dólares por pessoa por ano, vivem na janela 10-40. Mais da metade da população mundial vive na pobreza com menos de uma média de quinhentos dólares por semana. Destes, 2,4 bilhões vivem na Janela 10-40. Apesar disso, apenas 8% de todos os missionários trabalham entre esses povos.
No livro Target Earth, Bryant L. escreveu um artigo intitulado onde estão os pobres e perdidos. Myers sugeriu que os pobres estão perdidos e os perdidos são pobres. Ele chegou a essa conclusão depois de observar que a maioria dos não-alcançados vive nos países mais pobres do mundo.
Há uma notável união entre os cinquenta países mais pobres do mundo e os países menos evangelizados do mundo. De fato, 79% das pessoas mais pobres também estão nos países menos evangelizados do mundo. Quando alguém os relaciona com a Janela 10-40, verifica-se que 99% desses 2.300 milhões menos evangelizados vivem na Janela 10-40. Apenas 6% da força missionária trabalha agora entre estes, que constituem 44% da população mundial. Este, de fato, é o maior desafio desta década para o cristão consagrado.
Quanto a Qualidade de Vida.
Outro motivo para focar na Janela 10-40 está à qualidade de vida. Uma maneira de melhor medir a qualidade de vida tem sido combinar três fatores variáveis: expectativa de vida, moralidade infantil e alfabetização. Mais de oito entre dez pessoas que vivem nos poucos países do mundo com a menor qualidade de vida também vive na Janela 10-40. Isso representa 47% da população, embora apenas 8% da força missionária estrangeira trabalhe entre esses povos. Mais de nove entre dez dessas pessoas vivem em países hindus ou muçulmanos.
O salmista escreveu: abençoado é a nação cujo Deus é o Senhor (Sl.33.12). Certamente comparando a relação das vidas na janela 10-40 com os países que tem uma maior porcentagem de cristãos, torna-se evidente que o Senhor Deus abençoe a nação que se volta para Ele. Contudo, por sua vez, Ele espera que a nação abençoada seja uma benção para outras nações, como diz o Salmo 67.1,2. Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; faça o seu rosto brilhar sobre nós; para que o teu caminho seja conhecido na terra, em todas as tuas bênçãos, a tua salvação.
A Força do Inimigo de Nossas Almas.
Por que os cristãos consagrados devem se concentrar na Janela 10-40. Porque é uma fortaleza de Satanás. Pessoas que vivem na janela 10-40 sofreram não só a fome e a uma menor qualidade de vida comparando com o resto da humanidade, mas também foi privado do poder do evangelho transformador, doador de vida e que muda as comunidades.
As Escrituras dão uma clara compreensão pelos escritos do Apóstolo Paulo: o deus de fé deste século segou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4.4).
Na mesma carta, o Apóstolo escreveu em 10.3,4. Bem, embora andemos na carne, mas poderoso em Deus para a destruição de fortalezas. Olhando atentamente para a Janela 10-40, torna-se evidente que satanás estabeleceu uma fortaleza territorial com suas forças para impedir o avanço do Evangelho de Cristo naquele território.
Temos que aumentar significativamente nossos esforços nesta década para alcançar os da janela 10-40. Se quisermos ser fiéis à Bíblia e obediente ao mandato de Cristo, se vemos o estabelecimento de um movimento de fundação de igrejas com a mentalidade missionária em todas as cidades não alcançadas.
O Que é Ser Missionário.
No Dicionário da Língua Portuguesa, significa “pregador de missão cristã”. Portanto, ser chamado, separado, preparado e escolhido por Deus para anunciar a mensagem do evangelho. Ser missionário não é um cargo, muito menos uma profissão. Ser missionário é algo que acontece no íntimo do nosso coração. Existem várias formas de ser missionário… tantos povos e nações para ser alcançadas, tantas maneiras de responder ao ‘Ide’ do nosso Senhor Jesus, seja indo para outro país ou no seu próprio Estado. Ser missionário é levar uma mensagem. Então, quando expresso ‘vale a pena ser missionário’, não é por um simples título que carrego. É por que obedeço a uma ordem do Todo Poderoso. E obedecer, para mim, é estar em harmonia com Deus. Por isso, vale a pena. Pois quando sou missionário, estou em plena concordância com meu Pai Celestial.
Por fim, diante dessa tão triste realidade, cabe a nós como igreja nos levantarmos para fazer algo por tanta gente que tem vivido debaixo do jugo de satanás através das religiões, que não seguem o termo original da palavra: religar. Mas ao contrário disso, distancia a raça humana de Deus. Como Igreja, temos a função restauradora de trazer de volta o relacionamento do homem e como podemos nos posicionar, levantar e fazer um trabalho de adoção daqueles que são órfãos espirituais, ou melhor, daqueles que precisam conhecer o verdadeiro amor de Deus.
Missionário Aldo Ferreira de Souza
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração