Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Adriano Oliveira
Ministro do Evangelho, Membro da Comissão de Apologética da COMADAL, Bacharel em Direito, Bacharel em Filosofia, Mestre em Teologia, Professor de Teologia da FATEAL, Escritor e Palestrante.
28/02/2024

Pecado contra a santidade de Deus e contra Sua autoridade divina

Confira todos os textos na seção Artigos


Prof. Adriano Oliveira

 “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1:13-16)

Numa linda manhã, ao entrar em um grupo maravilhoso de WhatsApp,  criado para interação de pastores que militam na arte de pregar o Evangelho e no “IDE” de Cristo, distribuídos  por vários lugares dentro e fora do território brasileiro, e que levam a preciosa Palavra de Deus como verdadeiros guardiões da Ortodoxia Bíblica e verdadeiros “Gentlemens” da Eclesia, criado pelo estimado Pastor Hélio Cabral, fomos abordados pelo nobre pastor e pregador Nerildo Accyoly (SP) com o seguinte questionamento: “Pastor Adriano, nos fale sobre pecado contra a santidade de Deus e contra o trono de Deus”.

Bem, meus queridos leitores, não precisa ser nenhum expert em Teologia para entender que as palavras-chave do questionamento em evidência é o Pecado versus a Santidade e Autoridade de Deus. Em qualquer base ou ideologia, agindo como geratriz para produzir um raciocínio científico, reza o silogismo que proposições são indispensáveis para se chegar a uma conclusão. Na indagação em apreço, a premissa que entendemos é simples: Deus é Santo e precisamos ser santos para agradá-Lo!



O termo “Santo” é extraído do grego “hagios” (Αγιος) de hagos”, “Uma coisa grande, sublime”, e deriva a palavra “hagiasmos” (“Αγιασμος”), cujo significado é “Consagração” ou “purificação”. De acordo com STRONG, é um tipo de ação que abrange do interior ao exterior, desde o coração à própria vida. De acordo com o professor Daniel Conegero, é o “Processo progressivo e contínuo operado por Deus na vida daquele que foi regenerado, convertido e justificado. No processo da santificação o cristão é ensinado e moldado a viver cada vez mais para Cristo, numa vida de retidão conforme a vontade do Senhor.”

Elementar, meu querido leitor, que quando falamos em “Santidade divina”, precisamos inicialmente entender que o principal fator diferenciador entre nós e a Trindade é que o Nosso Bom Deus (Elohim) é de forma inerente e absolutamente SANTO! Expresso que esse “absoluto” em relação à santidade de Deus é um atributo de seu “Ser”, intrínseca a Ele! Por outro lado, já em relação a cada um de nós, quando tratamos de santidade, só podemos nos tornar Santos quando há de fato e de direito um relacionamento real com Jesus Cristo. O que vai acontecer daí para frente é um crescimento em progressão geométrica dessa santidade na proporção em que amadurecemos de forma espiritual e torrencial.

A santidade é algo indispensável e não é utópica. Baseado em Hebreus 12.14, santidade não é apenas uma possibilidade, mas um requisito indispensável. E precisamos entender, em suma, que esse crescimento em santidade não finda quando aceitamos a Cristo, se inicia. Acredito, nobre leitor, que existe uma santidade adquirida na regeneração e, concomitantemente, há um tipo de santidade prática que deve ser cultivada diariamente. É um tipo de santidade que deve ser cultivada através da nossa vida diária (2 Co 7.1; 1 Pd 1.14-16).



Santificação é mais do que um direito adquirido, é um dever a ser praticado. E que, à luz das Sagradas Escrituras, é o querer de Deus para cada um de nós (Rm 8.29; 1 Ts 4.3-4). O crente que passa pelo Novo Nascimento passa adquirir uma esperança de habitar com o Senhor, e essa vontade o impulsiona para a santificação (1 Jo 3.1-3). Ele passa a sentir a necessidade de viver em santidade para estar cada vez mais próximo de Deus. É uma vida literalmente separada, em obediência à vontade de Deus (Lv 11.44; 19.2). Para isso acontecer, é necessário trabalhar a mente a ponto de não deixar os pensamentos à deriva, mas cingidos (Ex 12.11). Já nos diz o poeta inglês William Cowper: “Uma mente absolutamente vazia vive angustiada”. Daí não é difícil entendermos a famosa frase protestante que afirma que “Mente desocupada é oficina de Satanás!” O comentarista Warren W. Wiersbe nos ensina que “a ordem para que sejamos ‘santos’ não se refere à perfeição sem pecado, pois essa condição é impossível de ser atingida nesta vida (1 Jo 1:8-10). Isso significa ser separado para Deus. Se somos filhos do Senhor, devemos parecer-nos com nosso Pai.”



Donald Stamps, por sua vez, defende que as palavras “separação” e “santificação” são sinônimos. Separação do “modus operandi” praticado pelos ímpios. Ao mesmo tempo, está relacionado também à aproximação dos Santos a Deus e à sua vontade, envolvidos no seu serviço e adoração, onde o resultado da nossa eleição em Cristo tem como alvo a santidade (Ef 1.4). Quando falamos de santidade, falamos em seguir os passos de Cristo, tentando, em caráter, sermos semelhantes a Deus, dedicados com o intuito de agradá-Lo! (Rm 12.1; Ef 1.4; 2.10; Hb 12.14). Elementar que não conseguiríamos sozinhos, somos ajudados diretamente pelo Espírito Santo de Deus (Gl 5.16,22,23,25; Cl 3.10; Tg 3.5; 2 Pe 1.9).



Queridos leitores e amantes das Escrituras, não é preciso fazermos uma exegese bíblica para entendermos que o pecado entra na contramão da santificação. Até porque quando falamos na palavra “pecado”, estamos, na íntegra, tratando de um fato opositor à essência e à Santidade de Deus.

Folheando as páginas das Sagradas Escrituras, perceberemos que o pecado é transgressão à vontade e às normas pré-estabelecidas por Deus; e ao mesmo tempo pecado é sinônimo de rebelião (Dt 9.7; Js 1.18; 1 Jo 3.4). Isso é claro de ser elucidado pelo fato de ter nascido com Lúcifer, o famoso episódio no qual o mesmo atenta em seu íntimo ser semelhante ao Altíssimo (Is 14.12-15). Dentro da retrospectiva bíblica vetero testamentária, baseada no terceiro capítulo de Gênesis, todo calouro de Hamartiologia tem ciência de que o pioneiro do Pecado na raça humana, dentro do Jardim do Éden, foi Satanás, que trouxe a mesma proposta nascida em seu interior: “ser semelhante a Deus” , induzindo nossos primeiros pais a se rebelarem contra Deus e contra os seus Princípios. A partir daí, como efeito “bola de neve”, o pecado se expandiu na raça humana no transcorrer dos anos tempos e épocas.

A partir da queda de Adão, o pecado foi passado para as gerações seguintes. Assim todos os “descendentes de Adão herdaram dele o pecado e a morte” (Rm 5.12; 6.23). Digamos que os homens se tornaram “pecadores por natureza”. Não significa dizer que você ou eu tenhamos pecado, mas sim pelo fato de nascermos pecadores. A isto, a maioria dos teólogos dispensacionalistas e assembleianos denominam de “pecado herdado”. Isto está inserido em nosso quarto “CREIO”: “Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o pode restaurar a Deus (Rm 3.23; At 3.19).”

Alguns estudiosos renomados defendem que, à mesma maneira que adquirimos Genótipos herdados de nossos pais, espiritualmente falando também herdamos a natureza pecaminosa de nossos primeiros pais no Éden (Sl 51.5). E é por isso que há a necessidade absoluta do novo nascimento “pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).” (CREIO 05) Além dos tradicionais pecados (Herdado e Imputado), existem também os famosos “pecados pessoais”. Estes são pecados individuais e pessoais, executados diariamente por cada homem ou mulher, lamentavelmente, resultado dessa “herança da natureza pecaminosa” de nossos primeiros pais. Porém, cada servo e serva de Deus, nascidos de novo, foram libertos da “eterna pena do pecado (inferno e morte espiritual)”.



Temos hoje, pelo menos na visão anti calvinista, o livre arbítrio para decidirmos se cometeremos ou não pecados subjetivos. E também temos o amigo do noivo, “paracletos” divino, morando dentro de nós, para nos dar força e nos ajudar a vencermos as provações e tentações, contribuindo para nossa santificação, agindo como meio indicativo de nossas falhas e pecados (Rm 8.9-11). Lembrando, baseado em 1 Jo 1.9, que no exato momento que reconhecemos nossos pecados e realmente nos arrependemos, confessando os mesmos, pedindo perdão sincero, somos renovados e restaurados, voltando assim à comunhão com Deus. Dentro das verdades teológicas, descobrimos um Deus que, por meio da sua Revelação Escrita (Bíblia – Rm 10.17; 2 Tm 3.16), Manifestada (Criação – Sl 19.1-4), Verbal (Falada , Hb1.1) e encarnada ( Jesus, Jo 1.1-14), fez questão de se revelar aos seres humanos.

É óbvio que não em essência, até porque não temos estruturas psicossomáticas para compreendermos; até porque isto está reservado apenas para quando “o que é corruptível se revista de incompatibilidade”,  para podermos ver, compreendendo tal como Ele é em essência (1 Co 15.53; 1 Jo 3.2). Então, dentro de nossos limites capacitacionais, a Bíblia nos revela qualidades e características inerentes a Ele, chamadas de “Atributos”, para que possamos compreendê-Lo dentro daquilo que Ele quis se fazer conhecido. E esses atributos conhecidos por todos nós, estão dispostos em duas esferas principais: atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis. Esses primeiros atributos estão relacionados à sua Soberania e supremacia absoluta. São únicos e exclusivos d’Ele. Estão inseridos em sua essência e não pertences à estrutura humana (Eternidade, Transcendência, Onipresença, Onisciência, Onipotência, Imutabilidade, Independência, entre outros). Já os atributos comunicáveis estão relacionados a características compartilhadas também na estrutura humana. São atributos que podemos ter, porém, se comparados a Deus, em uma proporção indubitável e incomensuravelmente imperfeita. Dentro da subclassificação desses atributos comunicáveis, temos os atributos Morais (bondade, amor, paciência, graça, benevolência, misericórdia, entre outros). A Santidade está inclusa nos atributos Morais. É um tipo de qualidade presente em cada um de nós, que reflete a imagem e a semelhança de Deus.



“Deus é Santo e nós precisamos ser Santos!” Por Deus Ser Santo, não admite atos ou ações antagônicas à sua Santidade.  Santidade fala de essência e qualidade moral. De acordo com John Macarthur, “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lev. 19: 1-2; cf. vv). Como os filhos de Israel foram chamados para amar e servir a Deus e, ao separar-se da imoralidade e da impureza, os crentes hoje devem atender ao chamado soberano de suportar Sua imagem (Colossenses 3:10; cf. Rom. 08:29; 1 Cor. 15:49; 2 Cor 3:18) e obedecer aos Seus mandamentos para ser santo desde o Santo, identificou-se com eles em uma obra eternamente gloriosa da graça salvadora”. Da mesma forma que ‘Deus é santo’, significando que Ele está separado de toda poluição moral e a ela é hostil”, cada um de nós somos postos a uma realidade totalmente antagônica ao pecado e a tudo aquilo que vai de encontro à Santidade e à Autoridade de Deus. Por outro lado, na pergunta feita pelo nobre mestre e Reverendo Nerildo Accyoly, “Trono de Deus” entendo falar de “Autoridade De Deus”.



E o que necessariamente seria “Pecado contra a santidade de Deus e contra o trono de Deus?” Aqui temos uma pergunta interessante, que possui uma resposta prática.  Como não é difícil compreendermos que trono fala de autoridade, não há necessidade de comentarmos sobre a autoridade de Deus, porém, quando tratamos de agravantes que vão de encontro a essa autoridade suprema, de forma básica, podemos citar o texto de Mateus capítulo 22 versículo 36,  onde Jesus é questionado acerca do grande mandamento da Lei, onde responde de forma imediata: O primeiro é amar a Deus e o segundo é amar o próximo.

Aqui vamos perceber que o próprio mestre vai declarar em Mateus 22:40 que nos dois mandamentos estão inseridos toda a lei e os profetas. Interessante é que se nós nos basearmos no decálogo, dado pelo próprio Deus a Moisés no monte Sinai, perceberemos que nos quatro primeiros mandamentos temos o conceito daquilo que significa “amar a Deus”. A declarativa é simples: “Quem realmente ama não tem outros deuses, quem ama com sinceridade não se prostra diante de imagem e nem mergulha na idolatria. Quem ama com toda certeza não levanta o nome do Senhor em vão.

Quem ama guarda o Dia do Senhor. Temos nitidamente a compreensão de que o amor a Deus está diretamente relacionado ao compromisso fincado e sincero com o Eterno. Quando alguém vai de encontro aos quatro primeiros mandamentos, está pecando contra a própria autoridade de Deus. Os seis mandamentos restantes dão ênfase ao conceito genuíno do “amor à próximo”. Em outras palavras, quem realmente ama ao próximo: honra seus pais; não acata a prática de adultério; não furta; abomina a mentira e não cobiça nem inveja.

Quando se ama de verdade ao próximo, há um esforço sem igual para “fazer apenas o bem”.  Quando ocorre qualquer quebra desses últimos seis mandamentos, pecamos pelo fato de ferirmos a Santidade de Deus no tocante a “prejudicarmos à sua Criação”, ou seja, prejudicarmos ao nosso próximo e a nós mesmos. Interessante é que há aqui um tipo de relação “conditio sine qua non”, onde nos apresenta uma possível resposta essa brilhante pergunta. Apenas um ponto de vista.

Já dizia o velho ditado: “Na escola da vida, o que nos move são as perguntas e não as respostas. É preciso saber perguntar para encontrar a resposta que nos levará onde queremos chegar.” 

Esperamos ter contribuído de alguma forma a esta boa Indagação!


Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.