Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

19/01/2024

Lição 3- A NATUREZA DA IGREJA

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Nesta lição, estamos estudando a Eclesiologia, isto é, o estudo sobre a natureza da Igreja, sua essência e dimensões. Para tanto, temos como particularidades da Igreja a sua extensão confessional, isto é, sua base doutrinária e ortodoxa; sua extensão local e espiritual que diz respeito à sua localização e influência na sociedade enquanto Corpo de CRISTO; e, por fim, sua extensão comunitária no que tange a sua unidade e comunhão como estilo de vida.

Tenhamos como Objetivo Destacar a natureza bíblica da Igreja, fundamentada na doutrina dos apóstolos e conduzida pelo ESPÍRITO SANTO.

TEXTO ÁUREO

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.” (1 Co 12.12)

VERDADE PRÁTICA

Conhecendo a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.

I. O QUE É A IGREJA

  • JESUS assevera, em Mateus 16.18: ‘Edificarei a minha igreja’. Esta é a primeira entre mais de cem referências no Novo Testamento que empregam a palavra grega primária para ‘igreja’: ekklęsia, composta com a preposição ek (‘fora de’) e o verbo kaleő (‘chamar’). Logo, ekklêsia denotava originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico. O termo é conhecido desde o século V a.C., nos escritos de Heródoto, Xenofontes, Platão e Eurípedes. [...] O uso secular do termo também aparece no Novo Testamento. [...] Na maioria das vezes, porém, o termo tem uma aplicação mais sagrada e refere-se àqueles que DEUS tem chamado para fora do pecado e para dentro da comunhão do seu Filho, JESUS CRISTO, e que se tornaram ‘concidadãos dos santos e da família de DEUS’ (Ef 2.19). Ekklęsia é sempre empregada às pessoas e também identifica as reuniões destas para adorar servir ao Senhor” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 536)

"A Igreja não é nada mais do que CRISTO manifestado”.

1. Definição etimológica. A palavra igreja vem do hebraico qāhāl; e do grego ekklēsia. Reunião pública.

2. Definição teológica. Conjunto daqueles que, aceitando a CRISTO pela fé, são imediatamente agregados em seu corpo espiritual.

II. A FUNDAÇÃO DA IGREJA

Ela só passou a existir com o derramamento do ESPÍRITO SANTO no dia de Pentecostes (Ef 3.8-11).

III. OS FUNDAMENTOS DA IGREJA

-Fundamentada na Palavra: Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de DEUS. Nesse aspecto, primeiramente, temos CRISTO como a Palavra Encarnada, a Palavra Viva. No princípio era a Palavra (Jo 1.1). JESUS é a Palavra que se humanizou, isto é, DEUS feito homem. A igreja bíblica possui JESUS CRISTO como seu fundamento (Ef 2.20). Uma igreja verdadeiramente bíblica é centrada em JESUS. Em segundo lugar, uma igreja bíblica é fundamentada nas Escrituras Sagradas, a Palavra Inspirada. Se não existe igreja verdadeira sem JESUS, da mesma forma não há igreja verdadeira sem fundamentação bíblica (2 Tm 3.15). A heterodoxia, o desvio doutrinário e a apostasia vêm pelo distanciamento e abandono da Palavra de DEUS.

1.  A Palavra de DEUS. O fundamento maior da Igreja é, sem dúvida alguma, a Palavra de DEUS (1 Co 3.10; Ef 3.5; 2 Pe 3.15-17).

2.   A Declaração de Cesaréia. O próprio apóstolo Pedro afirma que a pedra é CRISTO (1 Pe 2.4-8).

IV. A MISSÃO DA IGREJA

1.  Glorificar a DEUS. Devemos Agir de tal forma, a fim de que os homens glorifiquem ao Pai Celeste (Mt 5.16).

2.  Ser habitação do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19). A Igreja é o templo espiritual de DEUS.

3.  Tornar conhecida a sabedoria de DEUS. Através da exposição das Sagradas Escrituras, pode a Igreja demonstrar quão superior é a sabedoria divina (Ef 3.10,11).

4.  Proclamar o Evangelho. A principal missão da Igreja.

5.  Edificar seus membros na Palavra. Através da Palavra.

V. OS MEMBROS DA IGREJA

  • A igreja como Corpo de CRISTO em sua forma coletiva deve zelar pela unidade e, da mesma forma, cada crente deve buscar isso.
  • “A palavra ekklesia se refere a uma reunião ou congregação de pessoas que são chamadas ou convocadas e se reúnem com um propósito. No Novo Testamento, a palavra designa basicamente uma congregação ou comunidade do povo de DEUS – as pessoas que aceitam a mensagem de CRISTO, confiam a Ele suas vidas e se reúnem como cidadãos do Reino de DEUS (Ef 2.19) com o propósito de adorar e honrar a DEUS. A palavra ‘igreja’ pode se referir a uma congregação na igreja local (Mt 18.17; At 15.4) [...] ou à igreja universal.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.1650.

A Igreja é composta pelos salvos por CRISTO oriundos de todas as nacionalidades.

1.  Os judeus. Primeiros cristãos.

2.  Os gentios. Admitidos à família dos santos com pleno acesso às bênçãos espirituais. 3. A Igreja de DEUS. Formada por judeus e gentios.

CONCLUSÃO

O destino da Igreja é mui glorioso, conforme as Sagradas Escrituras. Ler Jo 14.2,3; Ef 5.27. Além de sua beleza e distinção no presente, será ela, quando da volta do Senhor, revestida de inefável glória, uma glória, aliás, que somente JESUS pode conceder-nos. ‘Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal’. Há três temas que sempre sãos encontrados juntos em passagens do Novo Testamento. O Corpo de CRISTO, os dons espirituais e o amor. Há razões importantes porque esses três temas são inseparáveis. O nosso relacionamento com outros cristãos é definido pela participação conjunta em um único Corpo. O nosso serviço aos outros cristãos é definido com o uso de nossos dons e capacidades para servi-los. Nossa postura para com outros cristãos deve ser de amor ativo e cuidado. Unidade, serviço e amor nunca estão separados na Escritura. Sem unidade, não pode haver qualquer experiência de amor. Sem amor, não pode haver qualquer experiência de unidade. Cada um depende do outro. Se você amar e servir os outros, começará a experimentar a unidade do Corpo de CRISTO” (RICHARS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.787).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.