Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

23/09/2023

LIÇÃO 13: "O mundo de Deus no mundo dos homens"

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).” (Mt 1.23).

VERDADE PRÁTICA

Na dispensação da graça, a Igreja deve refletir os valores do Reino de Deus no mundo.

LEITURA DIÁRIA:

O pecado entrou no mundo por Adão, mas pela pessoa de Cristo veio a salvação

A mensagem do Reino de Deus tem um forte apelo ao arrependimento

Os filhos do Reino devem expressar os valores cristãos no dia a dia.

A expiação de Cristo libertou o homem da maldição da lei

A remissão de pecados é para o louvor e glória de Deus

Os que não obedecem ao Evangelho estão debaixo de maldição

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 1.21-23; Gálatas 4.3-7.

Mateus 1

21 — E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22 — Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:

23 — Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).

Gálatas 4

3 — Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;

4 — mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

5 — para remir os que estavam debaixo da lei, afim de recebermos a adoção de filhos.

6 — E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

7 — Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

1. INTRODUÇÃO

-A Igreja de Cristo é a expressão visível do Reino de Deus no mundo. 

-Nesse sentido, há um contraste entre os que representam os valores do Reino e os que representam os valores do Mundo. 

-Por isso, nesta lição, temos a oportunidade de refletir a respeito do nosso papel diante de um mundo dominado pelo “espírito” da Babilônia. -Ainda assim, Deus permanece agindo no mundo por meio da Igreja de Cristo, a expressão visível do Reino de Deus.

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição: 

I) Esclarecer a respeito do Reino de Deus no mundo; 

A expressão Reino de Deus ou Reino dos Céus

- Nos evangelhos de Marcos e Lucas a expressão “Reino de Deus” aparece com frequência. 

-Todavia, no Evangelho de Mateus, a expressão mais usada pelo evangelista (aparece cerca de trinta e quatro vezes) é “Reino dos Céus”. 

-A maioria dos eruditos bíblicos concorda que o emprego da expressão “Reino dos Céus” foi aplicado por Mateus devido à rejeição do povo israelita ao usoindiscriminado do nome de Deus. 

-Logo, as expressões “Reino de Deus” e “Reino dos Céus”, quando comparadas entre os Evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas, são sinônimos e intercambiáveis (Mt 5.3; 13.10,11; Mc 4.10,11; Lc 6.20).

II) Pontuar as bênçãos de uma vida no Reino; 

III) Assinalar os males de uma vida no Mundo.

B) Motivação: Os valores do Reino de Deus são opostos ao do Mundo. R

-Nesse sentido, o domínio próprio, a honestidade, a sinceridade, o compromisso conjugal, dentre outros, são valores que manifestam a ética do Reino de Deus.

3. CONCLUSÃO:

A) Aplicação: Quero Estimular você a viver de acordo com os valores do Reino de Deus, dizendo que a melhor a forma de resistir ao “espírito” desse tempo é viver sob a direção do Espírito Santo, manifestando assim a ética e os valores do Reino de Deus, que estão expressos no desenvolvimento do Fruto do Espírito.

- Os judeus aguardavam um reino literal para libertá-los da opressão política, social e econômica. 

-Cristo os corrigiu e afirmou que o “Reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lc 17.20), isto é, não seria terreno, mas espiritual. 

- O reino literal ainda será implantado. 

- Nesse aspecto, Cristo veio para resgatar o homem do pecado. 

- Isso requer arrependimento e fé no sacrifício da cruz. 

- Os que recusam a ética e a moral do Reino são condenados à morte eterna. 

- Assim, os valores cristãos devem ser observados pela Igreja, cuja missão é anunciar o Reino de Deus num mundo dominado pelo Império do Mal.

INTRODUÇÃO

-As Escrituras revelam que haverá um futuro reino literal, porém, na presente dispensação da graça, esse reino é espiritual: “o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17.21). 

-Nesta lição, que encerra o atual trimestre, estudaremos a respeito da implantação do Reino de Deus no mundo, do contraste entre quem vive sob a égide desse reino e os que vivem de acordo com os valores do mundo. -Assim, o propósito é lembrar como Deus age para habitar conosco e reforçar que, embora vivamos grandes desafios, o Reino de Deus permanece agindo no mundo por meio da Igreja (Mt 5.16).

-Palavra-Chave: “REINO

I. O REINO DE DEUS NO MUNDO

1. A encarnação de Cristo. 

-Mateus assevera que a profecia messiânica se cumpriu no nascimento de Jesus (Mt 1.21,22; Is 7.14). 

-Esse evento se deu pela concepção de nosso Senhor pelo Espírito Santo no ventre da virgem Maria em que os Evangelhos ratificam que Ele é “filho do Altíssimo” (Lc 1.32) e que o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14), ou seja, nosso Senhor é o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1.23). 

- Assim, no tempo determinado, Cristo se fez homem (Gl 4.4), de modo que Ele participou da nossa natureza para expiar os nossos pecados (Hb 2.14-18).

2. A mensagem do Reino

-Após a tentação no deserto, nosso Senhor deu início ao seu ministério: “desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 4.17). -Aqui, fica claro que a mensagem do Reino de Deus contém um apelo ao arrependimento (Mt 3.2), em que o termo grego para arrependimento é metanoia, que significa mudança de mente, abrange o abandono do pecado e o voltar-se para Deus (Lc 24.46,47); compreende uma nova atitude espiritual e moral, bem como uma nova conduta (At 26.20; Ef 4.28). 

-Somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Cristo podem restaurar o pecador diante de Deus (At 3.19; Rm 3.23-25; 2Co 7.10). -Por conseguinte, é papel da Igreja proclamar a mensagem do Reino em todo o mundo (Mt 24.14).

3. Os valores do Reino

-No Sermão do Monte, Cristo revela a ética e a moral do Reino, onde destacam-se: o necessário controle da ira (Mt 5.21,22); 

a fuga da imoralidade sexual (Mt 5.27,28); 

o casamento indissolúvel (Mt 5.31,32); 

a honestidade no falar (Mt 5.33-37); 

o não revidar as ofensas (Mt 5.38-44); 

a esmola, a oração e a jejum a partir de um coração sincero (Mt 6.1,5,16); 

o não julgar os outros (Mt 7.1,2); 

o alerta sobre os dois caminhos (Mt 7.13,14); 

a advertência contra os falsos profetas (Mt 7.15-23); 

e a exortação para a prática desses valores (Mt 7.24-35). 

- Nesse sentido, o sermão nos chama para uma vida de perfeição em Cristo (Mt 5.48) e nos convida a priorizar o Reino de Deus e sua justiça (Mt 6.33). -Assim, os filhos do Reino devem expressar esses valores em seu viver diário (Ef 5.8).

*SINOPSE I

-O Reino de Deus no mundo se caracteriza pela encarnação de Jesus Cristo, além da propagação de sua mensagem e valores.

O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS

-De acordo com Jesus, a natureza do reino de Deus é espiritual, não material ou política. 

-Muitas pessoas perdem os propósitos de Deus para suas vidas porque não estão dispostas a deixá-lo mudá-las de dentro para fora. 

-O fato de que ‘o Reino de Deus não vem com aparência exterior’ (v.20) significa que ele não vem como um poder terreno político, e não podemos ganhar um lugar nele pelos nossos próprios bons esforços. 

-Tornar-se parte do reino de Deus exige uma transformação do coração e da mente que somente Deus pode produzir à medida que confiamos a nossa vida a Ele. 

-Assim que os propósitos do reino de Deus começam a se desenvolver dentro de uma pessoa, ela começa a desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, que inclui ‘justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo’ (Rm 14.17). 

-Através do poder do Espírito, podemos demonstrar o poder do reino de Deus ao vencermos as forças do pecado, as doenças e Satanás, e não por vencermos reis e conquistarmos nações.

- Quando Jesus vier à terra pela segunda vez, o reino de Deus será revelado em seu pleno poder e glória (v.24; cf. Mt 24.30), triunfando sobre reis, nações e todo o mal (Ap 11.15-18; 19.11-21)”.

II. AS BÊNÇÃOS DE UMA VIDA NO REINO:

1. Remissão dos pecados

- Aos Gálatas, Paulo retrata a nova posição dos crentes em Cristo. 

-O apóstolo afirma que “éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo” (Gl 4.3). 

-Isso quer dizer que, antes do Evangelho do Reino, a percepção espiritual tanto de judeus quanto de gregos era limitada, legalista e supersticiosa. 

-Entretanto, no tempo assinalado, “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4) para remir a humanidade da escravidão do pecado (Gl 4.5a). 

-Desse modo, a morte expiatória de Cristo libertou o homem da maldição da lei e da potestade das trevas (Gl 3.13; Cl 1.13). 

-Assim, como pecadores, outrora escravos, e agora perdoados, fomos elevados à condição de filhos por adoção e herdeiros de Cristo (Gl 5.4,5b).

2. Adotados e Herdeiros de Cristo. -Noutro tempo, éramos estranhos e inimigos, mas agora somos filhos reconciliados em Cristo (Cl 1.21). 

-Deus concedeu aos filhos a dádiva de um novo nome e uma nova imagem: 

a imagem de Cristo (Rm 8.29; Ap 2.17). - Como resultado de nossa adoção, agora como filhos, somos “também herdeiros de Deus por Cristo” (Gl 4.7). 

-Nessa herança estão inclusas as promessas à Abraão (Gl 3.29) e a vida eterna (Tt 3.7; Ef 3.6). 

- Ao ser aceitos, fomos transformados em filhos para o seu louvor e glória (Ef 1.6). 

- O propósito da remissão de pecados, a filiação e a herança, não tem outro alvo senão louvar e glorificar a Deus (Ef 1.6,12,14). 

-Portanto, a Igreja nunca terá glória em si mesma; toda a glória é exclusivamente tributada para Deus por intermédio da obra de Cristo (Sl 115.1; Jo 13.31,32). 

- Assim, a Igreja é o campo onde se exterioriza o Reino de Deus aqui no mundo (Ef 3.10-12).

*SINOPSE II

-A remissão do pecado, adoção e o tornar-se herdeiros de Cristo são bênçãos de uma vida no Reino.

 III - CARACTERÍSTICAS DOS SEGUIDORES DE CRISTO:

- O NT tem muito a dizer a respeito do papel do povo fiel de Deus no seu reino. -Os seguidores de Cristo têm o privilégio e a responsabilidade de buscar constantemente os propósitos e o modo de vida que agrada a Deus em tudo o que fazem, para que a sua presença e o seu poder sejam evidentes as pessoas que estiverem à sua volta. 

-Isto requer fome e “sede espiritual profunda” pela presença e pelo poder de Deus, tanto em suas próprias vidas como na comunidade cristã (Mt 5.10; 6.33).

- Jesus transmite informações adicionais sobre a natureza e o caráter daqueles que se tornam parte do seu reino. 

-Em Mateus 11.12 Jesus indica que “pela força” as pessoas se apoderam do reino dos céus. 

-Isto se refere às pessoas que estão corajosamente comprometidas a romper com os costumes do mundo, que são pecaminosos e desafiam a Deus, e que buscam intensamente um conhecimento mais profundo de Cristo, da sua Palavra e dos seus perfeitos propósitos (1Jo 2.15-17). 

-Não importa o custo ou a dificuldade, essas pessoas buscam intensamente o reino, com todo o seu poder. 

-Tudo isto quer dizer que vivenciar o reino dos céus e todos os seus benefícios exige um esforço sincero e persistente para crescer na fé e para resistir às más influências de Satanás, do pecado e de uma sociedade corrupta.

-Os benefícios supremos do reino de Deus não se destinam aos que não têm fome sede de justiça. 

-O reino de Deus não é para os que negligenciam a Palavra de Deus, ou que fazem concessões aos comportamentos ímpios e aos modos de vida do mundo. 

CONCLUSÃO

-Os judeus aguardavam um reino literal para libertá-los da opressão política, social e econômica. Cristo os corrigiu e afirmou que o “Reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lc 17.20), isto é, não seria terreno, mas espiritual. 

-O reino literal ainda será implantado. Nesse aspecto, Cristo veio para resgatar o homem do pecado. 

-Isso requer arrependimento e fé no sacrifício da cruz. 

-Os que recusam a ética e a moral do Reino são condenados à morte eterna. Assim, os valores cristãos devem ser observados pela Igreja, cuja missão é anunciar o Reino de Deus num mundo dominado pelo Império do Mal. Glória



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.