Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

02/09/2023

LIÇÃO10 – RENOVAÇÃO COTIDIANA DO HOMEM INTERIOR

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto: 2 Co 4:11-18

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos embates entre a Igreja de Cristo e o império do mal, hoje veremos como precisamos renovar diariamente o homem interior.

- A comunhão com Deus é indispensável para vencermos o mundo.

  • - “Diz o escritor aos hebreus que não se deve rejeitar a “confiança” e sabemos que “confiar” é “acreditar plenamente, com firmeza”. Trata-se, portanto, da “fé firme” ou da “firmeza”, que é a continuidade da fé (Rm.5:2). Cremos em Jesus e, por isso, alcançamos a salvação, mas, pela firmeza, permanecemos salvos, prosseguimos caminhando para o céu, obedecendo a Cristo.
  • - “Ter bom ânimo” é prosseguir crendo, é agir de acordo com a vontade do Senhor, independentemente das circunstâncias. O escritor aos hebreus diz que Deus não tem prazer naquele que recua, ou seja, daquele que, diante das dificuldades, deixa de obedecer a Cristo, deixa de fazer a Sua vontade, acovarda-se, intimida-se com a pressão dos ataques desencadeados pelo mundo, deixando, então, de seguir sua caminhada rumo ao céu.” é prosseguir crendo, é agir de acordo com a vontade do Senhor, independentemente das circunstâncias. O escritor aos hebreus diz que Deus não tem prazer naquele que recua, ou seja, daquele que, diante das dificuldades, deixa de obedecer a Cristo, deixa de fazer a Sua vontade, acovarda-se, intimida-se com a pressão dos ataques desencadeados pelo mundo, deixando, então, de seguir sua caminhada rumo ao céu.

I – O HOMEM EXTERIOR E INTERIOR: 

  • Os dois termos que Paulo emprega são totalmente abrangentes. Incluem tudo o que é ligado à existência humana de todo crente. O ser exterior (homem exterior) está exposto a “tentações, perigos e putrefação”, enquanto o ser interior (homem interior) é renovado pela comunhão diária com Cristo, e é fortalecido pelo Espírito Santo. Esse processo de renovação tem seu início na regeneração e é completado na consumação. 
  • Para Paulo, a conversão na estrada de Damasco marcou o começo de seu novo eu (comparar com Rm 6.6; 7.22; Ef. 3.16). A passagem de 2 Cor. 4.16, se relaciona não apenas com Paulo e seus contemporâneos, mas também com cada crente. 
  • Criado à imagem de Deus, o novo eu é transformado progressivamente pelos princípios do conhecimento espiritual, da verdadeira justiça e de santidade (Ef. 4.24; Cl 3.10).

- Temos estudado ao longo deste trimestre todas as armadilhas e oposições que o mundo, denominado no subtítulo de nosso trimestre como “império do mal”, tem levantado contra a Igreja de Cristo.

- O mundo aborrece a Igreja, porque aborrece a Cristo (Jo.15:18-20), visto que está no maligno (I Jo.5:19) e se constitui no império do morte (Hb.2:14), tendo por príncipe aquele que nada em Jesus (Jo.14:30).

- Há, portanto, uma luta constante e incessante entre a Igreja e o mundo e temos a necessidade de vencer esta batalha, assim como o Senhor Jesus a venceu (Jo.16:33), vitória esta que depende da nossa fé (I Jo.5:4).

- Cristo foi bem claro ao afirmar que no mundo teríamos aflições, mas que não poderíamos desanimar, precisamente porque Ele venceu o mundo (Jo.16:33).

- Alguém pode dizer que a vitória de Jesus sobre o mundo não seria um fator para nos animar, já que Jesus é Deus e nós, não. Entretanto, não pensemos assim pois a vitória de Jesus sobre o mundo se deu enquanto homem, não enquanto Deus, porquanto Jesus homem foi quem ingressou no mundo (Jo.1:9,10), para vencê-lo e dar-nos não só o exemplo mas o poder de também poder vencê-lo (At.26:18; I Pe.2:9,10).

- Mas, para podermos empreender esta luta e obtermos a vitória, é preciso, antes de mais, nada, entender que se trata de uma luta espiritual, ou seja, não se trata de um combate que envolva o aspecto físico ou natural. Não é uma luta contra a carne e o sangue, mas, sim, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais (Ef.6:12).

- Uma das grandes armadilhas criadas pelo mundo é, precisamente, a de buscar enganar os homens com relação à realidade espiritual, fazendo-os com que menosprezem ou desprezem esta dimensão sobrenatural, o que, à evidência, promoverá a derrota, pois, se nem sequer se perceber onde se está a travar a luta, certamente não se terá a mínima condição de se ser vitorioso.

- Eis porque é fundamental que tenhamos em mente a tricotomia do ser humano, ou seja, a consideração de que o homem é corpo, alma e espírito, conforme vemos na sua criação em Gn.2:7.

- Em a narrativa da criação do homem, vemos claramente que o homem possui duas partes: uma material, formada do pó da terra; outra imaterial, formada do fôlego de vida e da alma vivente. Feito para ser o elo entre o mundo espiritual e o mundo físico, o homem é o único ser criado por Deus que é dotado de uma parte material (o corpo) e de uma parte imaterial (alma e espírito).

- A parte material, ou seja, o corpo, é utilizado pelo homem para ter contato com a criação terrena que deve sujeitar e cujas criaturas deve dominar (Gn.1:29), bem como para que possa se multiplicar, com o fim de encher a terra, pois, sexuado como é, depende desta união corporal para promover a procriação (Gn.1:28).

- Entretanto, como foi criado para ter comunhão com o seu Criador e ser o Seu administrador sobre toda a criação terrena, indispensável que o homem também mantenha contato com Deus e isto somente é possível por meio desta parte imaterial, da alma e do espírito.

- A alma é a sede da razão, do sentimento e da vontade de cada ser humano. É a sua individualidade, pois Deus não faz dois seres humanos iguais, mas, sim, indivíduos, ou seja, seres que não podem ser divididos, que são singulares, que se distinguem uns dos outros.

- O espírito é o canal de comunicação com Deus, onde estão a fé e a consciência. Por meio do espírito, o homem é levado a adorar a Deus, d’Ele aprender e com Ele ter comunhão. Por meio da fé em Cristo, o espírito é vivificado e, assim como o Senhor Jesus, não somos apenas alma vivente, mas espírito vivificante (I Co.15:45).

II - O CONSOLO E ALEGRIA EM MEIO AO SOFRIMENTO:

  • A Bíblia nos mostra claramente que o servo de Deus não está imune às tribulações. Mas, ensina também que podemos obter regozijo e consolo divino, mesmo em meio às aflições da vida, como veremos a seguir:
  • Paulo sabia muito bem o que era padecer, pois, como vimos anteriormente, ele enfrentou diversos tipos de aflições. No entanto, tinha convicção que jamais seria desamparado: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Co 4.8,9);
  • Paulo ensina também que é possível o crente regozijar-se, mesmo em meio ao sofrimento: “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24). 
  • A Epístola aos Filipenses, por exemplo, foi escrita quando Paulo estava preso em Roma (Fp 1.12,14). No entanto, ele não demonstra angústia, tristeza ou frustração; pelo contrário, é nesta carta em que ele mais demonstra o seu regozijo e alegria (Fp 1.4,18; 2.2,17; 3.1; 4.1,4,10);
  • O cristão que sofre por amor à Cristo, sem dúvida, experimentará também o consolo divino: “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (II Co 1.5);
  • Mesmo em meio às tribulações, o apóstolo Paulo diz que estava cheio de consolação e transbordante de gozo: “Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações” (II Co 7.4).

CONCLUSÃO:

- O apóstolo Paulo diz que o homem interior deve ser renovado de dia em dia (II Co.4:16) e esta necessidade já se observava mesmo antes de o homem pecar. Com efeito, diariamente o Senhor vinha ao encontro do primeiro casal (Cf. Gn.3:8) e neste encontro ocorria a renovação do homem interior, sendo certo que o homem exterior, até a queda, também era renovado mediante o acesso à árvore da vida (Cf. Gn.3:22).

- Notamos, então, que a renovação de dia em dia do homem interior é restaurada com a salvação, retornando nós, então, ao estágio anterior à queda no aspecto de alma e espírito, uma vez que o corpo aguarda a redenção que se dará com a glorificação (Rm.8:23), evento que ocorrerá no arrebatamento da Igreja (I Co.15:52; Fp.3:20,21; I Jo.3:2).

- A renovação diária do homem interior permite que nós vivamos, no presente século, sóbria, justa e piamente, aguardando o arrebatamento da Igreja (Tt.2:12).

- A vida sóbria é a vida do andar humilde com Deus, em que amamos a nós mesmos, submetendo-se a Deus, que é amor. Por meio desta sobriedade, produzimos três qualidades do fruto do Espírito: fé, mansidão e temperança.

- A vida justa é a vida do amor à beneficência, do fazer o bem, de demonstração de nosso amor ao próximo. Por meio desta justiça, produzimos três qualidades do fruto do Espírito: longanimidade, benignidade e bondade.

- A vida pia é a vida de amor a Deus, de um relacionamento com o Senhor. Por meio desta piedade, produzimos três qualidades do fruto do Espírito: amor, paz e gozo. Por isso, NAO desfalecemos, NAO desanimamos.(2Co 4:16).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.