Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

25/03/2023

LIÇÃO Nº 13 – AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

- Na conclusão do estudo sobre o avivamento, analisaremos a razão de ser e a necessidade de tal circunstância na Igreja. Veremos com o profeta a necessidade de um avivamento através da oração , da fé e do louvor. Vivemos dias de crise moral social e espiritual semelhante aos dias de Habacuque. Só venceremos através de um avivamento. O avivamento espiritual é decorrência da imperfeição humana

I – A IMPERFEIÇÃO HUMANA EXIGE O AVIVAMENTO ESPIRITUAL

- Estamos concluindo o estudo sobre o avivamento espiritual e esperamos que isto tenha servido para despertar os que estão descuidados, vagarosos e, mesmo, dormentes quanto a sua vida espiritual, num período que se caracteriza como sendo o das vésperas do arrebatamento da Igreja.

- Ao notarmos, durante todo o trimestre, como houve avivamentos espirituais tanto em Israel quanto na Igreja, algo pode vir à nossa mente: mas, sendo a salvação em Jesus Cristo perfeita, estando a Igreja devidamente amparada pelo Espírito Santo, que está ao seu lado e em cada um dos membros em particular (Jo.14:16,17), Espírito Santo que é Deus, por que ocorrem os esfriamentos espirituais e se verifica, ao longo da história, que o Senhor intervém para fazer aquecer espiritualmente a Igreja e ela retomar o caminho que lhe foi proposto?

- Não resta dúvida que a salvação provida por Nosso Senhor e Salvador Jesus é perfeita, pois é obra de Deus (Dt.32:4), Deus que é perfeito (Dt.18:13; Mt.5:48), cujo caminho é perfeito (Sl.18:30).

- Entretanto, nós, os alvos da salvação na pessoa de Jesus Cristo, somos imperfeitos, a uma, porque somos criaturas, e só o Criador é perfeito, pois é eterno, sempre existiu, que não é o nosso caso. Por isso mesmo, o Senhor cuida do aperfeiçoamento dos salvos na Igreja, pondo nela os dons ministeriais (Ef.4:12), sendo as Escrituras claríssimas no sentido de que o justo está em constante aperfeiçoamento (Pv.4:18; Mt.5:48; Ef.4:13; Fp.3:12; II Tm.3:17).

- Sendo imperfeitos, é natural que tal imperfeição nos impeça de estarmos na plenitude da vontade de Deus, que é perfeita (Rm.12:2), e esta falha que provém de nós acaba gerando uma situação que se deixa a desejar quanto à missão da Igreja, quanto ao papel que a Igreja deve desempenhar no mundo.

- Assim, mesmo que não haja a prática do pecado, a imperfeição já impede a Igreja, que é formada de seres humanos, de atingir o propósito divino da forma querida, de modo que é absolutamente necessário que se tenha a intervenção do Espírito Santo que, ante a Sua soberania, no momento em que verifica que há comprometimento do cumprimento de Seus propósitos, ante a imperfeição, providencia o avivamento

 AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus espiritual, que é a “renovação do primeiro amor”, como diz Charles Finney; “uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de Sua santa presença e é surpreendida por ela”, como afirma John Stott, ou, ainda, como diz Rubens Martins Amorese, “...o resultado da ação do Espírito na vida do crente, enchendo-o e habilitando-o para cumprir a vontade do Senhor no seu contexto específico de vida. Tem, também a conotação coletiva de um movimento.”

- Como cada membro em particular do corpo de Cristo tem a consciência da sua imperfeição e deve sempre estar em busca da perfeição, pois, como filhos de Abraão (Gl.3:29), devemos seguir a ordem que o Senhor deu ao patriarca, de andar na presença de Deus e ser perfeito (Gn.17:1).

- Notemos que, quando o Senhor proferiu estas palavras a Abrão, fê-lo numa circunstância de avivamento espiritual, pois o patriarca estava sem ouvir a voz de Deus há treze anos, depois que Lhe havia desobedecido, tendo um filho com a serva Agar. A busca da perfeição por intermédio do andar na presença do Senhor era a atitude que se deveria tomar para cessar esta “falta de companheirismo”, este “distanciamento” que havia ocorrido entre o Senhor e Abrão.

- É, precisamente, o momento em que Deus muda o nome do patriarca para Abraão e estabeleceu a circuncisão, firmando uma aliança com toda a descendência do patriarca, mostrando, assim, que deveria Abraão se aproximar do Senhor e, deste modo, ter vida espiritual abundante, crescimento espiritual, renovação espiritual, nitidez espiritual e agilidade espiritual, que são as cinco facetas do avivamento espiritual.

- É bem por isso que o profeta Habacuque, ao ter recebido o entendimento de como o Senhor agiria diante da situação de injustiça e de maldade que o profeta contemplava no meio do povo de Judá, que se encontrava em plena apostasia espiritual, imediatamente, compreendendo a necessidade de que o Senhor sempre acudisse os justos imperfeitos, exclamou: “Aviva, ó Senhor, a Tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica” (Hb.3:2).

II – AS LIÇÕES SOBRE AVIVAMENTO NA ORAÇÃO DO PROFETA HABACUQUE

- Esta oração do profeta Habacuque é extremamente oportuna para ser analisada neste instante em que concluímos o estudo sobre o avivamento espiritual.

- Habacuque é um profeta que apresenta algumas interessantes singularidades. Uma delas é ser o único que menciona a palavra “fé” nos registros do Antigo Testamento (Hc.2:4).

1- Oração profunda: “Oração do profeta Habacuque [...]” (Hc 3.1). Todos os avivamentos da Bíblia e da história da Igreja foram marcados e conservados na atmosfera da oração, jejum, arrependimento, confissão espontânea, quebrantamento de espírito, humilhação diante de Deus e santidade. Precisamos intensificar também a nossa oração intercessória pessoal pela obra de Deus, como fez Habacuque.

2- Amor a Palavra de Deus: “Ouvi, Senhor, a tua Palavra [...]” (Hc 3.2a). A Palavra de Deus abundante, fluente, poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento.

3- Renovação espiritual: “Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos” (v.2b). Precisamente falando, avivar, tem a ver com quem já morreu, e reavivar, com quem ainda tem vida. Vários membros da igreja de Sardes tinha nome no rol dos vivos, mas estavam mortos espiritualmente falando (Ap 3.1). A nova vida em Cristo é chamada ressurreição (Cl 3.1; 2.13; Ef 2.1; 5.14).

4- Temor de Deus: “[...] e temi” (Hc 3.2c). Sem renovação espiritual constante na sua vida, o crente perde aos poucos o repúdio ao pecado, sua sensibilidade espiritual diminui e o temor de Deus também. Isso afeta seriamente as coisas de Deus, os valores espirituais, principalmente a santidade de vida e a retidão no viver cotidiano. Se humilhados, clamarmos a Deus dia e noite, haveremos de reviver o grande avivamento (2Cr 7.14,15).

5- Verdadeira adoração: “a sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor” (Hc 3.3c). Não é louvor artificial, cânticos e músicas sem unção divina, sem mensagem bíblica, sem endereço certo, com letra deturpada, com melodia e ritmo copiados do mundo, e que só satisfazem a carne. O real avivamento santifica também o louvor a Deus (Sl 150.2).

CONCLUSÃO

Aprendemos com o profeta levita, que no avivamento bíblico registrado em Habacuque, a oração (cap. 1), a fé (cap.2) e o louvor (cap.3) são elementos preciosos que se completam. O avivamento é uma necessidade da Obra de Deus, em um tempo de crise oremos: Aviva Senhor a tua Obra!



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.