Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

17/12/2022

LIÇÃO 12 – IMERSOS NO ESPÍRITO NOS ÚLTIMOS DIAS

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


(Ez. 47. 1-12)

INTRODUÇÃO.

Hoje estudaremos uma lição cheia de simbolismo e importância para nossa vida. Falaremos sobre o significado do rio que saia de debaixo do templo.

Sobre os Estágios do Espírito na vida do cristão. Por fim, as águas como um símbolo do Espírito Santo. O poder do Espírito Santo opera no reino espiritual o que a água faz na ordem material (Êx 17.6; Ez 36.25-27; 47.1-5; Jo 3:5; 4.14; 7.38, 39). A água purifica, refresca, sacia a sede, e torna frutífero o estéril. Ela purifica o que está sujo e restaura a limpeza. É um símbolo adequado da graça divina que não somente purifi- ca a alma, mas também lhe acrescenta a beleza divina. Assim como a água é um elemento indispensável à vida física, o Espírito Santo é indispensável à vida espiritual. Assim como a água encontra-se em três regiões do Universo, ou seja, na expansão dos céus (Gn 1.6-10); sobre a face da terra (Gn 7.11), e debaixo da terra (Jo 38.30), o Espírito Santo opera nas três dimensões da constituição humana, produzindo a regeneração do espírito, da alma e do corpo (1Ts 5.23), produzindo uma “lavagem da regeneração e da renovação” (Tt 3.5).

I – IMERSOS NO RIO DO ESPÍRITO.

  1. Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, a palavra provem do latim e significa imersão; mer- gulho. É o ato ou efeito de imergir(-se); imergência, submersão (2001, p.1576). Por fim, também é o ato ou resultado do processo de mergulhar alguma coisa em um líquido.
  2. Essa experiência da imersão do profeta nas águas tem implicações teológicas profundas (Jo 7.37-39). Ao longo dos séculos, cristãos de todos os ramos do cristianismo reconhecem a estreita ligação teológica das águas com o Espírito Santo. Ezequiel imerso nessas águas pode perfeitamente ser comparado ao crente cheio do Espírito Santo, visto que a água é um dos símbolos do Espírito (1Jo 5.6), e nenhum livro do Antigo Testamento revela a identidade, os atributos e as obras do Espírito Santo como Ezequiel. Isso está bem ilustrado na visão de Ezequiel inundado nas águas sanadoras que brotam do templo de Deus (SOARES, 2022, p. 189).

II – O RIO DE ÁGUAS VIVAS QUE FLUÍA DO TEMPLO

O rio do novo templo. Antes de falar da divisão da terra, Ezequiel descreve a visão de um rio que nasce no templo e corre pela terra. O rio traz cura e purificação a uma terra que havia testemunhado grande perversidade a ponto de “não poder mais suportar sua contaminação e ‘levar’ o povo para o exílio”.

- Depois de ter visto o templo e a terra de Israel modificada geograficamente, o profeta tem uma visão de umas águas de debaixo do umbral do templo para o oriente, porque a face da casa olhava para o oriente e as águas vinham de baixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar (Ez.47:1).

- Corriam umas águas desde a banda direita, para o oriente, exatamente de onde tinha vindo a glória de Deus (Ez.43:2). A fonte das águas vinha exatamente de onde viera a glória de Deus. É Deus quem dá a vida, é Deus quem restaura, quem vivifica.

- A imagem das águas é muito elucidativa. Por primeiro, sabemos todos que a água é símbolo de vida. Quando se pergunta sobre a existência de vida em um astro, pesquisa-se se nele há água. Se tiver água, há chance de haver vida. Sem água, a vida é certamente inexistente.

- A geografia também nos ensina que não existe povoação humana que não esteja próxima de um rio, pois é o rio quem mantém a possibilidade de sobrevivência da população. Aliás, já no Éden havia um rio, que se dividia em quatro braços (Gn.2:10).

- A água, por simbolizar a vida, é figura do Espírito Santo, o Espírito que vivifica o ser humano (Jo.6:63; II Co.3:6). O Senhor Jesus mesmo disse que quem crer n’Ele rio de água viva manarão do seu ventre, que nada mais é que o Espírito Santo que vem habitar em todos os servos de Cristo (Jo.7:38,39).

- O salmista também afirmou que há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo, onde Deus está no meio e que não permite que seja abalada (Sl.46:4). e, certamente, a visão do profeta confirma a existência deste rio, que é a fonte para a presença divina em nosso ser, para a alimentação da nossa comunhão com Ele.

- Destarte, as águas vistas pelo profeta são também figura da ação do Espírito Santo na vida de Israel a partir do momento em que se converter ao Senhor Jesus e não deixa de ser também uma figura para a Igreja, que já está desfrutando desta plenitude do Espírito Santo por ter crido no Senhor Jesus.

- Mas a água, também, simboliza a Palavra de Deus, que nos limpa para estarmos em santidade diante do Senhor e em condições de viver em comunhão com Ele. Jesus disse que nos limpa pela Palavra (Jo.15:3) e é dito, também, que somos purificados por Cristo com a lavagem da água, pela Palavra (Ef.5:26), que promove a lavagem da regeneração (Tt.3:5), pois é a Palavra que nos gera como filhos de Deus (I Pe.1:23).

- A visão das águas purificadoras, portanto, faz-nos ver os dois importantes aspectos para que tenhamos a perseverança espiritual, pois o Senhor Jesus, no Seu diálogo com os saduceus, censurou-os porque não conheciam nem as Escrituras nem o poder de Deus (Mt.22:29; Mc.12;27,29). Esta visão do profeta mostra-nos claramente que somente teremos sucesso espiritual se estivermos nas “águas purificadoras”, que representam, a um só tempo, o poder do Espírito Santo em nossas vidas e as Sagradas Escrituras

III - OS ESTÁGIOS DO MERGULHO NO ESPÍRITO 

  1. Nos primeiros mil côvados, que correspondem a quinhentos metros, as águas davam pelos tornozelos. Começamos sempre nossa vida com Deus na superfície, bem rasos, sendo “molhados” somente até os pés, ou seja, apenas andamos segundo a direção do Senhor, seguimos a Sua orientação, os Seus passos.

- Isto já é importante. É necessário que “molhemos o pés”, que comecemos a caminhar conforme a vontade do Senhor, conforme a Sua direção e orientação. Já não mais andamos segundo a nossa vontade, segundo os nossos instintos, segundo a nossa concepção, o que já é fundamental para que alcancemos a salvação, mas isto ainda é muito pouco.

- Em dias como os nossos, em que as pessoas estão com comichão nos ouvidos e buscando doutores conforme as suas próprias concupiscências (II Tm.4:3), já é louvável nos deixarmos levar pelo caminho do Espírito Santo, seguirmos as pisadas do Senhor Jesus (I Pe.2:21)

  1. Em seguida, o homem mediu mais quinhentos metros e fez o profeta passar pelas águas e aí, as águas ficaram mais profundas, davam pelos joelhos do povo de Deus (Ez.47:4). Quando nos aprofundamos na vida espiritual, saímos do nível do “andar” para o nível do “diálogo”, da “troca de experiências”. Uma coisa é observarmos a vontade de Deus, como registrada nas Escrituras, como ela nos é transmitida pela pregação, pelos dons espirituais, enfim, como um comando vindo da parte do Senhor, para passarmos a desfrutar do diálogo com o Mestre, da conversa diária e cada vez mais frequente com o nosso Senhor. A água pelos joelhos faz-nos imediatamente lembrar da oração, deste diálogo com o Senhor que parte de nossa iniciativa, onde passamos a demonstrar nossa confiança em Deus dizendo-lhe tudo o que está em nosso íntimo, toda a nossa vontade, todo o nosso sentimento, todo o nosso pensamento. Evidentemente que não precisamos revelar a Deus o que queremos, sentimos ou pensamos, pois o Senhor é onisciente, tudo sabe, mas quando, voluntariamente, contamos-lhe o nosso interior, descobrimo-lo, estamos a nos aproximar mais de Deus e a revelar nosso intuito de termos mais intimidade com Ele, de estarmos dispostos sempre a agradar-Lhe mais e mais.
  2. O homem mediu mais quinhentos metros (mil côvados, o côvado de medida diferente, equivalente a um côvado e meio tradicional), e as águas se tornaram ainda mais profundas, e aí as águas já davam pelos lombos do profeta, ou seja, pela cintura (Ez.47:4). Os lombos falam de liberdade de movimentação e de controle. Os lombos podem atrapalhar os movimentos das pessoas, tanto que, para que os israelitas saíssem apressadamente do Egito, foi determinado que tivesse os lombos cingidos (Ex.12:11), pois assim não se embaraçariam com suas vestes. Elias só alcançou Acabe porque correu com os seus lombos cingidos (I Rs.18:46). Neste sentido, o apóstolo Pedro diz que devemos cingir os lombos do nosso entendimento, sendo sóbrios e esperando inteiramente na graça que se nos ofereceu na revelação de Jesus Cristo (I Pe.1:13), o que nos mostra que só teremos liberdade de locomoção espiritualmente falando quando desenvolvermos nossa esperança em Deus, mantendo sempre o autocontrole, o autodomínio, que é fruto do Espírito em nossas vidas (Gl.5:22), ou seja, devemos estar totalmente sob o controle divino em nossas ações, atitudes e pensamentos. Os lombos dos sacerdotes eram cobertos por calções de linho até as coxas (Ex.28:42). Os lombos falam-nos, então, de vinculação à justiça e à verdade, pois o linho revela a justiça dos santos (Ap.19:8) e um dos elementos da armadura de Deus é o cinturão da verdade (Ef.6:14). Quando avançamos na vida espiritual, passamos a agir inteiramente na justiça, na santidade e na verdade, ou seja, nossas ações sempre estarão de acordo com as Escrituras, separadas do pecado e cumprindo tudo quanto está escrito e que é exigido pelo Senhor de cada um de nós. As águas nos lombos mostram o servo de Deus pronto a realizar a obra do Senhor, disposto a imediatamente fazer-Lhe o querer. Quando temos os lombos cingidos pela verdade, assumimos nossa humanidade diante do Senhor e estamos prontos a ouvir-Lhe. 
  3. Mas o homem fez mais uma medição de quinhentos metros e as águas já passam a ser chamadas de “ribeiro”, prova de que se tornaram mais abundantes, já tinham um fluxo próprio e que se impunha sobre o ambiente visto pelo profeta (Ez.47:5). Neste instante, o profeta já não pode mais tocar o solo com seus pés, teve de nadar, pois as águas eram tão profundas que, como diz o povo, “não davam pé”. Aqui temos a situação em que a profundidade da vida espiritual chegou ao seu clímax, em que o servo de Deus já não tem qualquer domínio sobre si, está à inteira disposição de seu Senhor, não mais vivendo, mas Cristo nele vivendo (Gl.2:20). Este é o homem nascido do Espírito, que segue o sopro do vento, que não sabe de onde vem nem para onde vai (Jo.3:8), que segue a correnteza do Espírito, no rio das águas purificadoras. No entanto, é bom observar-se aqui, que não se trata de uma pessoa desorientada, que não sabe o que faz, nem porque faz, como muitos que estão, por aí, a alegar serem “homens nascidos do Espírito”, que vivem sem rumo, querendo, no mais das vezes, ante seus desatinos, serem sustentados e bancados pelos irmãos. O homem que está no estágio espiritual do ribeiro está seguindo a correnteza, não sabe por onde vai passar, está na plena dispensação do Espírito, mas tem rumo, sim, tem orientação, sim, pois, por primeiro, Deus não é Deus de confusão nem de desordem e não iria levar alguém sem rumo nem direção; por segundo, porque o rio caminha para o mar, tem uma correnteza bem direcionada e todos sabemos que nosso destino final são as mansões celestiais onde estaremos glorificados para sempre com o Senhor. O homem que está no ribeiro não se locomove não na correnteza do Espírito, como Paulo que, em sua segunda viagem missionária, somente foi pregar aonde o Espírito o enviou, e, quando lhe foi dito que era a Macedônia, não titubeou, iniciando a evangelizar numa cidade que nem sequer tinha sinagoga, como era Filipos (At.16:6-12). Este quarto e último estágio corresponde à terceira e mais importante das três virtudes teologais, que é o amor. O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, depois que temos a esperança reforçada pela experiência (Rm.5:5). 
CONCLUSÃO
Há um rio. Existe esse rio. Rio de águas purificadoras. Rio que a medida que você avança ele vai aumentando sua profundidade e  largura. Esse rio por onde passa produz Vida, progresso e frutificação. É o rio do Espírito Santo.(João 7:38,39). Amém.


O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.