Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

04/11/2022

LIÇÃO Nº 6 – A JUSTIÇA DE DEUS

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

- Ao profetizar sobre o juízo que viria sobre Judá, Ezequiel mostra a justiça de Deus.

- Deus é o justo juiz e não deixará de castigar os impenitentes.

-Nos dias de Ezequiel ele diz que uma terra rebelde, ainda que nela estivesse os três maiores símbolos de justiça do Antigo Testamento, Noé, Daniel e Jo, eles livrariam apenas suas almas, porque Deus é um Deus de justiça.

I – A IDENTIFICAÇÃO DA JUSTIÇA DIVINA

- Na sequência do estudo do livro do profeta Ezequiel com aplicação aos dias em que estamos a viver, estaremos a analisar a justiça de Deus à luz dos vaticínios do profeta.

-justiça. Segundo o dicionário Houaiss significa: “caráter, qualidade do que está em conformidade com o que é direito, com o que é justo” (2001, p. 1696).

-Os termos bíblicos no hebraico, “tsedeq” e “tsedakah” como também o vocábulo grego “dikaiosune”, são traduzidos em português por ‘justiça’ ou ‘retidão’ (CHAMPLIN, 2004, p. 677). Teologicamente, diz respeito “à característica intrínseca de Deus em que Ele é absolutamente justo ou reto e é o padrão último de justiça e retidão” (GEISLER, 2010, p. 829).

-A justiça diz respeito a quem Deus é. Seu caráter é justo. Ele só faz o que é reto. A Bíblia é farta quanto a versículos que apontam esta característica divina (Êx 9.27; Dt 32.4; Ed 9.15; Ne 9.33; Sl 11.7; 116.5; Is 45.21). A justiça é um dos atributos morais de Deus. A justiça de Deus é, em última instância, a sua santidade em ação. Pode ser definida, também, como o atributo moral e básico do Todo-Poderoso, através do qual manifesta Ele a sua fidelidade para os seus propósitos e decretos, e, principalmente, em relação à sua natureza justa e santa. Por conseguinte, sua justiça e santidade acham-se intimamente associadas; não se pode abstrair uma da outra sem violar sua inefável natureza (ANDRADE, 2006. p. 243). Segundo Campos a justiça é “a fase da santidade de Deus que é vista no seu tratamento do obediente e do desobediente ambos sujeitos ao seu domínio”. Nesse atributo Deus dá a cada um o que é devido (2002, p. 340).

-A Justiça diz respeito Como Deus age. Sendo inteiramente justo, Ele revela sua justiça no seu relacionamento com os seres humanos. Deus é chamado nas Escritura de Juiz (Gn 18.25; Jó 9.15; Sl 50.6). 

A sua justiça é perene (2 Co 9.9).

A sua justiça é o padrão último de julgamento para o mundo (At 17.31).

- A Declaração de Fé das Assembleias de Deus, ao falar dos atributos de Deus, afirma que Deus “...é incomparável (…) em justiça [Gn.18:25; Sl.96:13]…” (Cap. II.2, p.32). Como afirma Charles Haddon Spurgeon, ao comentar, precisamente, o Sl.96:13: “…“Porque vem a julgar a terra”, governá-la com discrição; não para criar impostos e controlá-la pela força, como frequentemente fazem os reis, mas para presidi-la como os magistrados, cuja tarefa é verificar que a justiça seja feita entre os homens. Todo o mundo está sob a jurisdição deste grande Juiz, e ao Seu tribunal todos serão convocados. Neste momento, Ele está a caminho, e a hora da Sua vinda se aproxima rapidamente. 
-(AT 17:31)”Julgará o mundo com justiça.” A Sua retidão essencial irá determinar todas as causas e todos os casos, não haverá suborno e corrupção ali, nem se encontrarão erro ou falha nas Suas decisões.…” (Os tesouros de Davi. Trad. de Degmar Ribas Júnior e Luís Aron de Macedo. v.2 , p.831).

- Depois de ter profetizado contra os falsos profetas, Ezequiel emudeceu, pois, como sabemos, ela havia ficado mudo para ser um sinal da voz divina no meio dos cativos em Babilônia.

- Ezequiel, até por causa deste sinal, logo foi reconhecido como profeta no meio do povo e, por isso, passou a ser procurado para que trouxesse mensagens da parte de Deus. Assim, no limiar do capítulo 14, vemos o profeta na companhia de anciãos de Israel que se assentaram diante dele.

- Estavam aqueles homens ansiosos por receber uma mensagem divina. Boa coisa é desejarmos ter uma palavra da parte do Senhor. Nos dias de Ezequiel, esta comunicação somente podia ser feita por intermédio dos profetas, mas, desde que Jesus veio a este mundo, agora é por meio d’Ele que Deus fala(Hb.1:1).

- Ezequiel serve de sinal não apenas para o povo dos seus dias, mas também para nós. Devemos falar a Palavra de Deus para o povo, quer ouçam quer deixem de ouvir.

II - A MISERICÓRDIA ATRAVÉS DA INTERCESSÃO.

-Antes de revelar a sua justiça retributiva aos pecadores, punindo-os, o Senhor revela a sua misericórdia a fim de trazer os homens ao arrependimento. A palavra “misericórdia” ocorre na Bíblia 158 vezes. No AT 99 e no NT 59 (JOSHUA, sd, p. 977). A palavra hebraica para misericórdia é “rahamîm” que significa: “entranhas, misericórdias, compaixão”, esta mesma expressão é traduzida para o grego por “eleõ” mostrar generosidade, mediante beneficência ou ajuda (VINE, 2001, pp. 73,480). Teologicamente diz respeito a “uma compaixão suscitada pela miséria do próximo” (ANDRADE, 2006).

-Antes de Deus agir com justiça Ele nos chama ao arrependimento. Deus sempre usou seus mensageiros em época de crise para chamar o Seu povo ao arrependimento e a conversão, antes de enviar-lhes a punição. A principal função dos profetas era agir como embaixadores ou mensageiros divinos, anunciando a vontade de Deus para o seu povo, especialmente em épocas de crise. Eles eram, acima de tudo, pregadores da justiça em época de decadência moral e espiritual (AT 17:31).

-Deus não trata ímpios e justos da mesma maneira. Deus trata o ímpio e o justo de forma diferente. Ao ímpio que rejeita o Seu convite gracioso de arrependimento, ele o pune severamente; ao justo, que anda em retidão, Deus o poupa e o abençoa.

-Noé, viveu numa geração incrédula, indiferente é materialista. Só viviam comendo, bebendo e NAO pensavam em Deus.

-Daniel, viveu no império babilônico, mas assentou no seu coração NAO se contaminar e foi fiel ao seu Deus.

-Jo, foi provado em todas as instâncias, mais NAO pecou contra o seu Deus. 

-“ainda que houvesse nessa terra Noé, Daniel e Jó, esses três homens só salvariam a si próprios, devido à sua justiça – oráculo do Senhor Javé”. (Ezequiel 14:14)

-No Comentário de Adam Clarke: “Embora – Noé, Daniel e Jó “– A intercessão até dos mais santos dos homens não desvia os julgamentos divinos. 

1-Noé, apesar de um homem justo, não pôde, por sua intercessão, impedir que o velho mundo se afogasse. 

2-Jó, apesar de justo, não pôde impedir que seus filhos fossem mortos pela queda de sua casa. 

3-Daniel, embora um homem justo, não pôde impedir o cativeiro de seu país. Daniel deve ter sido contemporâneo de Ezequiel. Ele foi capturado no terceiro ano de Jeoiaquim, (Daniel 1: 1 ). Depois disso, Jeoiaquim reinou oito anos, 2 Reis 23:36 . E essa profecia, como aparece em (Ezequiel 8: 1), foi proferida no sexto ano do cativeiro de Joaquim, que sucedeu a Joaquim, e reinou apenas três meses, (2 Reis 24: 6 , 2 Reis 24: 8 ). Portanto, nessa época, Daniel tinha catorze anos em cativeiro. -Mesmo nessa época, ele ganhou muita celebridade pública. A partir desse relato, podemos inferir que Jó era uma pessoa tão real quanto Noé ou Daniel; e de sua identidade, nenhum homem fingiu duvidar. Quando Deus, como acima, decidiu punir uma nação, nenhuma intercessão deve valer. Somente a santidade pessoal pode impedir esses males; mas a santidade de qualquer homem só pode valer para si.

-E.W. Bullinger , (três homens) . Em (Jeremias 15: 1 ), temos (dois homens), “Moisés e Samuel” , como intercessores. Aqui temos “três homens”, também como intercessores. Todos os três prevaleceram em salvar os outros. 

1-Noé ( 1 Pedro 3:20 ). 

2-Daniel (Ezequiel 2: 5;Ezequiel 2: 48-49 ). 

3-Jó ( Ezequiel 42: 8-10 ).

-“Noé, Daniel e Jó “. Essa ordem é determinada pela Estrutura, que é uma Introversão, a fim de separar o verdadeiro israelita (da nação de Israel) dos dois que viveram antes da formação da nação (que é o assunto do livro de Êxodo).

1-Noé. Antes de Jó, mas antes de Israel era uma nação.

2-Daniel . Um verdadeiro israelita.

3-Job . Mais tarde que Noé, mas antes de Israel ser uma nação. 

-Noé prevaleceu em salvar os outros (toda a raça humana). (Gn 6-9).

-Daniel prevaleceu ao salvar seus companheiros sábios ( Daniel 2:24 ). Ele é mencionado novamente em 28.:3. Enquanto Ezequiel dá testemunho de Daniel (já catorze anos na Babilônia), Daniel dá testemunho de Jeremias ( Daniel 9: 2 ).

CONCLUSÃO: 

Que Deus nos ajude a ser como o profeta Ezequiel que sempre tinha uma Palavra de Deus, para seus contemporâneos. Que possamos aprender com essa lição, que Deus na sua justiça NÃO poupará os impenitentes ainda que justos intercessores intercedam a seu favor. Só há uma forma de escapar do juízo divino é se arrepender(AT 3:19). Amém.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.