Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

14/09/2022

Lição 12, A Sutileza da Espiritualidade Holística

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


“Disse-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. ” (Jo 14.6)
Qualquer tipo de espiritualidade que não seja centralizada em CRISTO deve ser considerado falsa e, portanto, rejeitada.

INTRODUÇÃO

-Estudaremos nesta lição o que é a espiritualidade holística E as razões porque não a aceitamos. Mostraremos que o fenômeno religioso está ancorado nas necessidades mais profundas do ser humano na busca pelo sagrado.
Que o antigo paganismo e o misticismo oriental revela a necessidade da expressão da espiritualidade humana.
Por fim, a ausência de um DEUS pessoal e a ausência de uma verdade factual são os fundamentos da espiritualidade holística. Que a realidade do pecado e a perspectiva de um salvador pessoal mostram a fraqueza da espiritualidade holística.

I - O QUE É HOLISMO?

-O termo “holismo” vem da palavra “holos” do grego clássico e significa: “inteiro, completo, global, o todo”. O holismo se fundamentada em princípios extraídos das religiões orientais. Esta palavra [...] alude a um sistema filosófico (ANDRADE, 2010, p. 214).

-O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a "tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes".
-Esta noção remete para uma forma específica de contemplar o mundo e que pode ser aplicada em várias vertentes do conhecimento, como medicina, psicologia, física, administração, ecologia, etc.
-O holismo é uma mistura de crenças orientais do hinduísmo, budismo, xintoísmo, taoísmo e sobretudo do panteísmo. -Existe, portanto, nesta visão, uma relação direta do homem com o planeta (BICKEL, JANTZ, 2011. p. 221).
-Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, qualquer doutrina que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade.
-A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".
-O holismo divide a natureza em duas áreas: a psicosfera e biosfera. De acordo com essa teoria, as leis químicas e físicas constituem apenas uma parte integrante da natureza do ser. Assim, o ser está para além de suas determinações biológicas.
-Trata-se de uma filosofia que absorve todas as religiões, sendo um conjunto de crenças, seitas, práticas e ideologias, que negam os valores espirituais do Cristianismo.
-Com ele vem o Neopaganismo, o Sincretismo religioso, o Ecumenismo e etc.
-A medicina holística reúne uma série de terapias alternativas à medicina tradicional. Atualmente, existem várias abordagens que visam atingir outros âmbitos distintos do habitualmente praticado pela medicina convencional.
Tratamentos como homeopatia, shiatsu, do-in, yoga, tai-chi-chuan, acupuntura, massagem bioenergética, reiki, cristais energéticos, etc. são compreendidos como holísticos e tratam a saúde não apenas na sua vertente física, mas também como o resultado de desequilíbrios energéticos e emocionais.

II - RAZOES PORQUE COMBATEMOS O HOLISMO:


1- Defendem o panteísmo. Pra eles tudo é deus.
2- Para eles não há uma verdade absoluta.
3- O contato com Deus se dá através de coisas materiais.
-Biblicamente existe um Caminho pelo qual podemos chegar a Deus(João 14:6,7).
-Aqui há uma queixa da ignorância de Tomé, que incluía um desejo de ser ensinado, CRISTO dá uma resposta completa, vv. 6,7. Tomé tinha perguntado tanto para onde Ele ia como também qual era o caminho, e CRISTO responde estas duas perguntas, e explica o que tinha dito, que eles não teriam necessidade de nenhuma resposta, se tivessem compreendido corretamente, pois eles o conheciam, e Ele era o caminho. Eles conheciam o Pai, e chegar à presença dele era o maior objetivo. “Portanto, ‘vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho’. Crede em DEUS como o destino da caminhada, e em mim, como o caminho (v. 1), e fazei tudo o que deveis fazer”.

1. Ele fala de si mesmo como sendo o caminho, 

v. 6. “Vocês não sabem o caminho? ‘Eu sou o caminho’, e Eu somente, pois ‘ninguém vem ao Pai senão por mim’”. Grandes coisas CRISTO diz aqui a seu respeito, mostrando-nos:
(1) A natureza da sua mediação: Ele é “o caminho, e a verdade, e a vida”.
Em primeiro lugar, consideremos estas coisas distintamente. 1. CRISTO é o “caminho”, o caminho predito, Isaías 35.8. CRISTO foi seu próprio caminho, pois pelo seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário (Hb 9.12), e Ele é nosso caminho, pois nós entramos por seu intermédio. Com sua doutrina e seu exemplo, Ele nos ensina nosso dever, com seu mérito e sua intercessão, Ele busca nossa felicidade, e, desta maneira, Ele é o caminho. Nele, DEUS e homem se encontram e se reúnem. Nós não conseguimos chegar à árvore da vida pelo caminho da inocência, mas CRISTO é outro caminho para se chegar até ela. Por intermédio de CRISTO, sendo o caminho, um relacionamento se estabelece e se mantém entre o céu e a terra. Os anjos de DEUS sobem e descem. Nossas orações vão até DEUS, e suas bênçãos vêm até nós, por intermédio de CRISTO. Este é o caminho que leva ao descanso, o bom e antigo caminho. Os discípulos o seguiam, e CRISTO lhes diz que eles seguiam o caminho e, enquanto continuassem seguindo-o, nunca sairiam do caminho.

2. Ele é “a verdade”.


1) Assim como a verdade se opõe a figuras e sombras. CRISTO é a essência de todos os tipos do Antigo Testamento, que, portanto, são considerados figuras do verdadeiro, Hebreus 9.24. CRISTO é o verdadeiro maná (Jo 6.32), o verdadeiro Tabernáculo, Hebreus 8.2.
2) Assim como a verdade se opõe à falsidade e ao erro. A doutrina de CRISTO é uma doutrina verdadeira. Quando procuramos a verdade, nós não precisamos aprender nada além da verdade que existe em JESUS.
3) Assim como a verdade se opõe à falácia e à fraude. Ele é verdadeiro a todos os que confiam nele, tão verdadeiro como a verdade propriamente dita, 2 Coríntios 1.20.


3. Ele é “a vida”
pois nós estamos vivos para DEUS, e em CRISTO JESUS, Romanos 6.11. O CRISTO formado em nós é, para nossas almas, aquilo que nossas almas são para nossos corpos. CRISTO é “a ressurreição e a vida”.
-“Ninguém vem ao Pai senão por mim”. O homem caído deve ir até DEUS como a um Juiz, mas não pode ir até Ele como a um Pai, senão por intermédio de CRISTO, como Mediador. Nós não podemos cumprir o dever de ir até DEUS, pelo arrependimento e pelos atos de adoração, sem o ESPÍRITO e a graça de CRISTO, nem obter a felicidade de ir até DEUS, como nosso Pai, sem seu mérito e sua justiça.

CONCLUSÃO:

O apóstolo Paulo adverte: “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Cl 2.8). As “filosofias”, aqui são conceitos mundanos, contrários aos princípios cristãos concernentes à doutrina e à ética. Que possamos continuar observando a maneira sútil e sorrateira de Satanás querendo nos afastar da comunhão com Deus.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.