Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

20/08/2022

LIÇÃO Nº 08 – A SUTILEZA DO ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Atos 2:1-4
INTRODUÇÃO



-Nesta lição veremos uma definição dos termos “enfraquecimento” e “identidade”.
-A doutrina do Batismo no Espírito Santo, e o falar em línguas como uma evidência, são um distintivo pentecostal, que deve ser mantido pela nossa igreja. 

-Sem dúvidas, existe um movimento sútil, que visa enfraquecer a identidade pentecostal na igreja.
-Já há igrejas onde é proibido a glorificação a Deus em alta voz.
-Em outros lugares, já se ensina um tipo de batismo no Espírito Santo, sem a evidência do falar em línguas.
-Também existem os Cessacionistas, que acreditam que a atuação dos Dons, foi para a igreja primitiva.
-Isso mostra como o inimigo, de forma sútil, tenta enfraquecer a identidade pentecostal.

I - O Pentecostes e o Derramar do Espírito Santo.
-Desde o Antigo Testamento a Bíblia mostra a ação do Espírito Santo (Gn 1:2; Bezaliel(Ex 31:,3); Gideão(Jz 6:34); Jefté (Jz 11:29); Joel (2:28);(AT 2:1-4).
-O Pentecostes Bíblico está ancorado na promessa do derramamento do Espírito Santo e no cumprimento dessa promessa.
-Os pentecostais reconhecem que o novo testamento fala de dois batismos no Espírito.

-(1Co 12:13) inserindo o crente no corpo de Cristo.

-(AT 1:8) preparando o crente para fazer a Obra de Deus.

-(1Co 14:24,25) Paulo declara que quando os dons atuam na igreja, os incrédulos declaram que verdadeiramente Deus está em nosso meio.

-O enfraquecimento é o Ato ou efeito de enfraquecer; perda de intensidade ou força; fraqueza; debilidade; falta de ânimo; desânimo; desalento; diminuição das propriedades ou da intensidade ou do poder de ação” (HOUAISS, 2001, p. 1146).

-A identidade é o Conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la” (HOUAISS, 2001, p. 1565).

-Quando dizemos que há uma sutileza, querendo tirar a intensidade, trazer desânimo, desalento, causar enfraquecimento pentecostal na igreja, causando a perda dessas características pentecostais.

II - DESVIOS SUTIS QUE AMEAÇAM O PENTECOSTALISMO:


1-Na liturgia do culto. Infelizmente têm surgido muitas formas estranhas e até exageros nos cultos e liturgias em algumas igrejas em nossos dias tais como:

a) rodopios e dança espiritual. Davi dançou patrioticamente, mas, nunca no Templo, pois o templo é o local de adoração e reverência (2Sm 6.14-16; 1Cr 15.29); no NT não há menção a este comportamento entre os elementos do culto;

b) regressão espiritual. Uma espécie de “segunda conversão”, algo que a Bíblia condena veementemente (Nm 23.23; Jo 8.32; Gl 3.13; 2Co 5.17);

c) entrevista espiritual. Caracterizada por ênfase desordenada na atuação de satanás na igreja com entrevistas com demônios;

d) decretar o que Deus deve fazer. Há muitos que, desprezando a soberania divina, passam a determinar seus “direitos” e a decretar suas “posses” como se o Senhor lhes fosse um mero empregado;

e) riso e cair no espírito. As pessoas caem rindo no chão, histéricas e dando gargalhadas sem nenhum controle de suas ações;

g) cultos exóticos. Há tantas inovações e exotismos invadindo em alguns cultos, que, algumas dessas extravagâncias, em nada diferem do misticismo pagão do tempo de Paulo (Cl 2.18); e,

h) judaização do culto. Introdução de elementos judaicos no culto cristão como estrela de Davi, menorá, talit, kipá, shophar.

I) Perda do costume da oração coletiva (Jz 21.2; Jz 2.4; 2 Cr 5.13; At 2.14; 4.24);

j) diminuição de tempo para exposição da Palavra (Cl 3.16);
perda da adoração cristocêntrica;

L) ênfase em mensagens de autoajuda e hinos sem adoração, centrado apenas no homem e suas experiências (antropocentrismo);

m) danças teatrais nos cultos que retiram a centralidade da palavra. Não podemos nos esquecer, também, de extravagâncias doutrinárias como, por exemplo, a teologia da prosperidade, confissão positiva, quebra de maldição, triunfalismo e outros aleijões teológicos e heresias.

III - ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA MANTER O CULTO PENTECOSTAL:



-Embora não sejamos simpatizantes a liturgias formais, os pentecostais têm elementos no culto a Deus que são previsíveis. Esses elementos revelam uma forma de adorar a Deus e, por isso, são litúrgicos.

Nossa liturgia é simples. Por exemplo, espera-se que em nossos cultos haja louvor congregacional, oração pelos enfermos e demais causas, leitura congregacional das Escrituras, oportunidades aos irmãos, ofertório, pregação da Palavra de Deus, apelo, oração final e bênção apostólica. Entretanto, há elementos sobrenaturais que são esperados por todos que se reúnem em nome do Senhor Jesus: a manifestação dos dons espirituais.

Esperamos que haja a adoração em línguas, expressão de profecias e outros dons, tudo para edificação dos santos. Outro fato marcante é a liberdade que irmãos e irmãs têm para adorar a Deus em nossas reuniões. Esses elementos marcam a liturgia pentecostal.

O Novo Testamento apresenta uma forma simples e dinâmica da Igreja prestar cultos a DEUS.

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26.

1-Salmos eram tanto lidos como cantados. Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos. Salmos 149:1.

Veja que os louvores também são mencionados como parte dos cultos a DEUS.- falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, Efésios 5:19 -

2-Cânticos espirituais são hinos cantados em línguas.

3-Doutrina era lida e explicada. “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra”. Atos 6:4 - “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:42.

4-Revelação era normal ao culto com a manifestação dos dons de Palavra de Sabedoria (futuro revelado - onisciência de DEUS), Palavra de Conhecimento (passado ou presente revelado - onipresença de DEUS) e Discernimento de espíritos (revelação de ação maligna - onipotência de DEUS).

5-Língua aqui indica a língua que trás edificação, exortação e edificação, ou seja, aquele tipo de língua que se manifesta em quem tem Dom de Línguas e fala numa língua que pode ser interpretada ou entendida.

6-Tem Interpretação - manifestação do Dom de Línguas com sua interpretação - Língua para ser interpretada e sendo interpretada é como a profecia que edifica a igreja. Pode ser interpretação de alguém que ouve e interpreta ou pelo mesmo que falou em línguas, porém tem o dom de interpretação também - E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5 - - Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar. 1 Coríntios 14:13

-É ASSIM QUE VOCÊ CULTUA A DEUS?

-Nesse Culto tem que ter, liberdade, reverência e adoração.

-Não existe um padrão de adoração, porém:

1-Primeiro princípio da adoração - não há presença e manifestação de DEUS sem sacrifício.

2-Segundo princípio da adoração - Adoração não tem nada a ver com louvor.

3-Terceiro princípio da adoração - Adoramos a DEUS pelo que Ele é não pelo que faz.

4-Quarto princípio da adoração - Não precisamos estar em lugar determinado para adoração.

-Veja que é DEUS quem procura aos verdadeiros adoradores que o adoram em ESPÍRITO e em verdade.
Não é nem no Monte Gerizim em Samaria (templo já destruído) e nem no Monte Moriá em Jerusalém (onde estava erigido um suntuoso templo construído por Herodes) - mas a verdadeira adoração a DEUS é feita onde você estiver, bastando para isso erguer o pensamento a DEUS e adorá-lo, entregando-se totalmente ao ESPÍRITO SANTO. Cultuar a DEUS implica em adorar a DEUS.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”. (Hebreus 11:6 )

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó DEUS de Jacó”. (Salmos 24:6).

-Os cristãos, não importa sua denominação, copiaram muito de sua liturgia do sistema judaico de culto.

No Novo Testamento temos muito ensino de como cultuar a DEUS. Exemplo:

-Que dia era o principal culto? Ofertas eram normais? O que cada um deveria dar?

No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16:2

Sobre a Santa ceia e de como a celebrar

Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 1 Coríntios 11:33 - Veja como fazer do versículo 18.

-O que acontece num culto?

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26

“falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”, Efésios 5:19

-“”A palavra de CRISTO habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”(Colossenses 3:16)

CONCLUSÃO: Não se pode pensar em culto pentecostal sem a manifestação dos dons espiritais, pois ele é caracterizado não apenas pela verdadeira adoração ao Criador, mas também pelas manifestações espirituais e sobrenaturais do Espírito Santo (1Co 14.26). Além da adoração “Salmos”, e do ensino “doutrina”, no culto pentecostal a manifestação dos dons é comum. Paulo faz menção a diversos dons, tais como: “revelação, língua, interpretação, profecia e outros” (1Co 14.26-40).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.