Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

18/01/2020

Lição 3 - A NATUREZA DO SER HUMANO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Quando a Bíblia diz que o homem é a imagem e semelhança de Deus, ela não quer dizer exatamente que somos fisicamente parecidos com Deus. Deus é Espírito e não possui um corpo como o nosso (João 4:24).

Apesar disso, devemos entender que o homem, em todo o seu ser, é a imagem e semelhança de Deus, de modo que sua plena constituição, material e imaterial (corpo e alma/espírito), representa a Deus. O homem é uma criatura racional, pessoal, criativa e moral, com quem o próprio Deus compartilha seus atributos. Ele possui vida proveniente de Deus e potencial para se relacionar com Ele.

Assim, os seres humanos são capazes de: expressar vontades; tomar decisões; avaliar situações; demonstrar emoções; pensar de forma lógica e racional; exercer domínio; possuir responsabilidades e criar coisas incríveis.

Com base neste conceito, podemos notar algo muito interessante. Muitas pessoas pensam que quando a humanidade desenvolve algum avanço significativo na área da ciência, por exemplo, isso implica numa independência cada vez maior de Deus. Na verdade muitas pessoas acreditam nisso, e até utilizam tais avanços para contestarem a existência do próprio Deus. Mas na verdade, é exatamente o contrário disto. Cada coisa grandiosa que o homem desenvolve, necessariamente reflete a verdade de que ele foi criado à imagem e semelhança de Deus.

I – A DIMENSÃO MATERIAL DO CORPO, e DEUS lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:26-28.

O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão como na referência que se segue: E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o NOSSO CORPO e a nossa terra. Gn 47,18. Em deuteronômio 28,4 aparece a palavra BETEN traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por DEUS como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e por meio do corpo será um dia julgado por seu criador. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Cor. 5,10.  O ser humano é um ser complexo. Essa complexidade passa pela a materialidade e imaterialidade da pessoa que se revelam na constituição do corpo, da alma e do espírito. Aproveite esta aula para aprofundar com os alunos a respeito dos exercícios da piedade cristã. Mostre-os, que da mesma forma que é necessário ao corpo o exercício cotidiano, a alma e o espírito precisam cultivar o exercício diário da comunhão com DEUS por meio da oração, da leitura da Palavra e da meditação nas Escrituras. É verdade que devemos cuidar da saúde do corpo, mas igualmente, da saúde da alma e do espírito. Nossos pensamentos devem ser levados cativos a CRISTO.

II- A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

-Somos parecidos com DEUS na parte espiritual, pois DEUS é espírito.

Não existe nada se material em DEUS.

Somos Parecidos com DEUS, pois sabemos a diferença entre o bem e o mal.

-(Gn 3:22 ) Então, disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente

Somos Parecidos com DEUS porque temos livre harbitrio.

Deuteronômio 30:19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,

ESCOLHE.

-(Jo 4:24 ) DEUS é ESPÍRITO, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. DEUS aparece a nós em forma humana, mas não tem forma humana. Não há nada material em DEUS. E o mesmo DEUS de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO. 1 Tessalonicenses 5:23; Isaías 42:5 Assim diz DEUS, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela. O homem constitui-se de três partes: corpo, alma e espírito. Essa triunidade é constituída por 3 partes distintas. Chamamos isso, a personalidade humana, tecnicamente, de tricotomia. Esta. Ao falar da criação do homem, se caracteriza na Bíblia com estas palavras: "Fostes comprados por bom preço; glorificai pois a DEUS no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a DEUS". 'Criou DEUS, pois, o homem" (Gn 1.27). A Bíblia apresenta um fato e não se preocupa em prová-lo. No hebraico, a língua do Antigo Testamento, a palavra homem significa literalmente terra, pó, barro. No grego do Novo Testamento, o termo homem tem uma definição filosófica que corresponde a "aquele que olha para cima", porque entendiam que o homem é um ser superior no reino animal. Como tricotomia que é, o ser humano será arrebatado para a Nova Jerusalém completo em corpo glorificado, alma lavada e purificada no sangue de JESUS e espírito ligado a DEUS pelo ESPÍRITO SANTO; ou será lançado no inferno e depois lago de fogo e enxofre completo (corpo, alma e espírito). O homem é uma tricotomia e no final de sua vida na terra os três (tricotomia) se unirão, ou na Nova Jerusalém (salvos) ou no Lago de fogo e enxofre (ímpios). Corpo, alma e espírito. Explico pela Palavra de DEUS. Muitos têm dúvida se o espírito vai para o inferno devido a um versículo de Salomão em Eclesiastes - E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a DEUS, que o deu. Eclesiastes 12:7 ISSO CONFUNDE MESMO. Salomão estava se referindo a si próprio como justificado perante DEUS, portanto, seu espírito era de um salvo e voltaria para DEUS com sua morte. Como não tinha conhecimento do destino do corpo (arrebatamento) pensava que este iria para a sepultura e lá permaneceria para sempre.

Quanto ao destino do corpo e alma do descrente vejamos o que JESUS falou: Mt 10:28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

III-A DIMENSÃO MATERIAL DO CORPO

1. A formação maravilhosa do corpo.

E disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; homem e mulher os criou. E DEUS os abençoou, e DEUS lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:26-28. O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão como na referência que se segue: E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o NOSSO CORPO e a nossa terra. Gn 47,18. Em deuteronômio 28,4 aparece a palavra BETEN traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por DEUS como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e por meio do corpo será um dia julgado por seu criador. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Cor. 5,10. A triunidade do homem se expressa na natureza material e espiritual, indicando o modo pelo qual ele foi criado. Está escrito: ―E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente‖ (Gn 2.7). Na primeira parte deste versículo temos a formação material do ser do homem. DEUS formou o homem do pó da terra, dando beleza à sua estrutura terrena.

2. A estrutura do corpo humano. O corpo foi formado do pó da terra, e é composto por 18 elementos encontrados no universo físico, estes elementos são a essenciais à vida do homem. Estes dezoito elementos estão distribuídos no ser do homem mais ou menos assim: 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5 % de nitrogênio e os restantes 3,5 % se compõem de pelo menos 15 elementos como cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro quantidade mínima de iodo, cobre, zinco etc. o organismo humano se constitui de 216 tecidos organizados no esqueleto. Este possui 206 ossos. O cérebro tem um trilhão de células nervosas e seus sinais trafegam ao longo dos nervos até um máximo de 360 km/h. O corpo se constitui de setenta por cento de água; tem 96.500km de veias e artérias; 10 bilhões de vasos capilares; 100 trilhões de células. O novo testamento no seu ensino Sobre a constituição humana apresenta uma distinção muito clara entre CORPO ALMA e ESPÍRITO, como comprovam as referências que se seguem: E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mat.10,28, E o mesmo DEUS de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO. I Tess. 5,23, Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb. 4,12, Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg. 2,26. Sobre o conjunto completo do que denominamos ser o ―homem‖ podemos dizer que: sendo o homem ESPÍRITO é capaz de ter conhecimento de DEUS e comunhão com ELE; sendo ALMA tem conhecimento de SI MESMO; sendo CORPO, tem conhecimento do mundo em que vive através dos sentidos. Portanto é através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo como já disse e também com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com DEUS e recebe em seu espírito o contato de DEUS, como está escrito em Romanos 8,16 O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Então podemos para definir este assunto de modo rápido e eficiente dizer que: O corpo é aquela parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte da AUTOCONSCIÊNCIA. O espírito é aquela parte pela qual temos comunhão com DEUS e somente pela qual podemos adorá-lo. Porém o espírito humano pode se relacionar com o mundo governado por Satanás e ter íntima ligação com ele. 

IV- COMO USAR O NOSSO CORPO:

-(Rm 12:2 ) QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO. O crente deve ter uma paixão sincera por agradar a DEUS, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir.

(Strong Português) - ζαφ zao - VIVO

1) viver, respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto)

2) gozar de vida real

2a) ter vida verdadeira

2b) ser ativo, abençoado, eterno no reino de Deus

3) viver i.e. passar a vida, no modo de viver e de agir

3a) de mortais ou caráter

4) água viva, que tem poder vital em si mesma e aplica suas qualidades à alma

5) metáf. estar em pleno vigor

5a) ser novo, forte, eficiente,

5b) como adj. ativo, potente, eficaz

2. ―Um sacrifício santo‖.

Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos aceitos por DEUS. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos cada vez mais de DEUS (v. 2). Devemos viver para DEUS, adorá-lo, obedecer-lhe; opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a CRISTO, segui-lo, servi-lo, andar na direção do ESPÍRITO SANTO e ser cheio dEle.

(Strong Português) - αγιος hagios - SANTO de hagos (uma coisa grande, sublime)

1) algo muito santo; um santo

3. ―Um sacrifício agradável‖.

Devemos apresentar a DEUS, nosso corpo como morto ao pecado e como templo do ESPÍRITO SANTO (cf. 1 Co 6.15,19).

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14

DIRIGIR A DEUS PALAVRAS AGRADÁVEIS, DEMOSNTRANDO NOSSO AMOR PARA COM ELE.

(Strong Português) - εσαρεστος euarestos - AGRADÁVEL de 2095 e 701; TDNT - 1:456,77; adj

1) muito agradável, aceitável

Na área espiritual: A proliferação de cultos contrários aos princípios Bíblicos é assustadora; inclusive o surgimento e disseminação de religiões declaradamente satânicas. A TV tornou-se um veículo poderosamente usado na propagação de tais princípios, a cada momento depara- se com um ―feiticeiro‖ de plantão, mostrando o futuro ou aconselhando as pessoas.

Na sociedade: Os problemas sociais são os mais diversos possíveis (fome, falta de moradia, emprego, violência, etc.), com ênfase na degradação moral. O sexo é usado sabiamente pelo diabo e através dele inúmeras vidas são aprisionadas pelas corrente da imoralidade. Os pecados sexuais são cada vez mais comuns.

V – A RESTAURAÇÃO DA NATUREZA HUMANA:

1-A restauração da natureza moral é possível a todos os homens. Assim como a extensão do pecado (Rm 5.12), a Bíblia também trata sobre o alcance da graça divina “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” (Rm 5.18). A graça salvífica não é apresentada de forma limitada nas Escrituras, mas sim, que se revela a todos os homens “[...] para exercer misericórdia para com todos” (Rm 11.32; ver Is 45.22; Mt 11.28; Tt 2.11; Jo 1.7,9; 1Jo 2.2), até mesmo àqueles que a rejeitam “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1.11). Essa restauração da natureza moral é possível a todos os homens por intermédio único de Cristo Jesus.

2-A restauração devolve a nossa filiação divina. Após a queda, todos por natureza são filhos da ira (Ef 2.3), sob a influência do mundo e escravos dos desejos da carne (Ef 2.2), tendo como pai o diabo (Jo 8.40,41,44). No entanto, no momento em que cremos no Evangelho e confessamos a Cristo como Senhor das nossas vidas, fomos selados com o Espírito Santo (Ef 1.13,14), e esse nos introduziu à família de Deus (Ef 2.19), testificando com nosso espírito que somos filhos de Deus e co-herdeiro com Cristo (Rm 8.14-17; 1 Pd 1.3,23; 2 Pd 1.4; 1Jo 3.9; 5.18).

3- A restauração em Cristo nos concede uma nova natureza moral. Quando o homem aceita Jesus e obtenção a salvação ele passa a ter a mente de Cristo: “.... Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1Co 2.16). Logo, os seus padrões morais serão pautados pela palavra de Deus. Todas as definições de certo e errado se adéquam ao padrão moral de santidade de Deus (1Co 1.2; 6.11; Hb 10.10; 12.14; 1Pd 1.15,16; Ap 22.11), pois a sua mente é renovada no senhor (Rm 12.2), busca as coisas que são de cima (Cl.3.1) e passa a ser guiado pelo Espirito Santo (Jo 14.26). Sendo assim, a natureza moral do cristão é baseada na santidade ao Senhor, diferentemente do mundo do pecado (Ef 4.17).

CONCLUSÃO:

Vimos que o homem ainda é imagem e semelhança de Deus, porém numa versão pálida, distorcida e corrompida pelo pecado. Também vimos que por si mesmo homem algum pode recuperar a imagem perfeita e imaculada com a qual foi criado originalmente. A boa notícia é que a Palavra de Deus nos revela que essa qualidade danificada pelo pecado é em Cristo restaurada (Romanos 8:29). Cristo é a perfeita imagem do próprio Deus (Colossenses 1:15). Ao nascer de novo, a imagem de Deus no homem começa a ser reconstruída, de modo que o verdadeiro seguidor de Cristo torna-se como Ele “em justiça e retidão” (Efésios 4:24). Sobre o cristão como sendo a imagem e semelhança de Deus, talvez a melhor definição seja dizermos que quando o homem é regenerado, ele passa a ser a “imagem redimida de Deus”. O apóstolo escreve exatamente sobre isto. Ele diz que o cristão genuíno se reveste do novo homem “que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3:10). Esse processo de restauração da imagem de Deus que ocorre nos santos é um processo progressivo e contínuo. Ele alcançará sua plena realização apenas no dia vindouro do maravilhoso retorno de nosso Senhor. Nesse dia seremos a perfeita imagem e semelhança de Cristo. Diante dele, nós nos encontraremos profundamente extasiados, admirando o esplendor daquele que nos resgatou. Nesse momento, a imagem de Deus terá sido completamente restaurada em nós.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.