23 de fevereiro de 2020
Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

28/12/2019

LIÇÃO 13 - A VELHICE DE DAVI

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


- Introdução: 

Nessa ultima lição do ano primeiro devemos agradecer a Deus, por nos permitir chegarmos até aqui. E agora aprender sobre uma visão geral da velhice. Ver também os problemas que a velhice nos traz. Definir termos que envolve essa fase da vida. E enfatizar os conselhos de Davi a seu filho Salomão, nessa fase da vida, já experiente. Saiba que a velhice é a idade avançada, a maturidade, a fase da experiência da vida. Aprenda respeitar os idosos, e os idosos façam a oração de Davi, “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, Quando se for acabando a minha forca”(Sl 71:9).

I - A VISÃO GERAL SOBRE A VELHICE:

Davi estava nos seus últimos dias - veio a falecer com 70 anos. Envelhecimento: idoso, velhice ou terceira idade? Tentar definir esses conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões. É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade. Costumeiramente ouvimos em nossa sociedade, de uma forma geral, o uso dos termos idoso, velhice e terceira idade. Afinal, de que forma podemos nos referir a essa etapa da vida? Todos estes termos se referem ao mesmo fenômeno? “Não reconhecemos a velhice em nós, nem sequer paramos para observá-la, somente a vemos nos outros, mesmo que estes possuam a mesma idade que nós. Alguns termos usados para referir-se às pessoas com mais de 60 anos de idade, acabam trazendo ideias errôneas em torno do envelhecimento. Podemos pensar até que, o uso desses termos pode trazer uma tentativa de suavizar e/ou amenizar o peso que estes conceitos causam em nossa sociedade.

Tentar definir esses conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões.

É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade.

O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz consigo algumas alterações sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase. Envelhecemos desde o momento em que nascemos. “se envelhece conforme se vive”.

Pelo termo idoso, podemos entender todo e qualquer indivíduo acima de 60 anos de idade. Este conceito foi criado na França em 1962, substituindo termos como velho e velhote e foi adotado no Brasil em documentos oficiais logo depois. O idoso é o sujeito do envelhecimento.

O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independe de condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros acreditam que a velhice é uma experiência subjetiva e cronológica. Acreditamos que a velhice seja como uma construção social que cria diversas formas diferentes de se entender o mesmo fenômeno, dependendo de cada cultura.

E terceira idade? Esta é a fase entre a aposentadoria e o envelhecimento e que traz consigo as demandas de cuidado com a saúde de uma forma mais ampla, já pensando em um envelhecimento com mais qualidade de vida. Essa expressão também foi criada na França em 1962, quando fora introduzida no país uma política de integração social e que visaria à transformação da imagem da velhice. Esta vem a realizar um corte na ideia de velhice, promovendo uma separação entre os jovens velhos e os mais velhos.

Velho na percepção dos “envelhecidos” das camadas médias e superiores está associada à pobreza, à dependência e à incapacidade, o que implica que o velho é sempre o outro. 

Já a noção de “terceiraidade” torna-se sinônimo dos “jovens velhos”, os aposentados dinâmicos que se inserem em atividades sociais, culturais e esportivas. Idoso, por sua vez, é a designação dos “velhos respeitados”. A expressão “idoso” designa uma categoria social, no sentido de uma corporação, o que implica o desaparecimento do sujeito, sua história pessoal e suas particularidades. Além disso, uma vez que é considerado apenas como categoria social. O idoso é alguém que existiu no passado, que realizou o seu percurso psicossocial e que apenas espera o momento fatídico para sair inteiramente da cena do mundo. Logo, podemos então considerar o envelhecimento como um processo, a velhice como uma etapa da vida, e idoso como o resultado e sujeito destes.

A par de todos os significados dos termos propostos, podemos perceber que a construção desses significados acaba sendo envolto por mitos, estereótipos e preconceitos, depreciando o fenômeno de envelhecimento, trazendo sofrimento e desconforto para essa geração.

Em nossa sociedade atual, o que observamos é certa substituição do “velho” pelo “novo”, este imposto pela mídia e pela própria sociedade que enaltece aquele que é jovem.

Acreditamos não ser possível categorizar uma etapa da vida que vive em constante processo, porém também temos consciência de que em nossa sociedade algumas considerações tornam-se inviáveis, uma vez que o “velho” perdeu o lugar que ocupara antes.

É importante que possamos entender que esta fase da vida é única e importante, e que traz modificações biopsicossociais que devem ser respeitadas. Que esta etapa de vida não pode ser vista como negativa, pois os idosos ainda têm muito a nos ensinar sobre a vida.

Respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro! (https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/envelhecimento-idoso-velhice-ou-terceira-idade). 

A velhice é a idade avançada, a maturidade, a experiência. As culturas orientais valorizam muito os idosos, bem mais do que as ocidentais.

II - PROBLEMAS NA VELHICE DE DAVI:

A terceira idade não é mais como era antigamente, ainda bem. Pois hoje vive-se melhor, com mais saúde e expectativa de mais tempos felizes pela frente. Se antes muitas pessoas se aposentavam da vida, e sentiam-se improdutivas, hoje se aposentam somente do trabalho e continuam produzindo, com projetos pessoais, mesmo que não estejam relacionados a ganhos financeiros. Já se tem esta compreensão da terceira idade como um período com mais tempo, de autoconhecimento e descobertas, o que tem feito dela a chamada “melhor idade”. Mas para vivê-la plenamente é preciso estar preparado para manter-se com saúde e disposição.

E você tem se cuidado bem? Fizemos um levantamento das doenças mais comuns, seus principais fatores, sintomas e a sua prevenção.

Doenças mais comuns na terceira idade

  • Pressão Alta (hipertensão) Fatores: obesidade, sedentarismo e excesso de estresse. ...
  • Câncer. Fatores: tabagismo, tomar muito sol, alimentação inadequada, obesidade, casos na família, alcoolismo. ...
  • Pneumonia. ...
  • Diabetes. ...
  • Alzheimer. ...
  • Osteoporose. ...
  • Catarata. ...
  • Perda da Audição.

-Para manter-se saudável é essencial em todas as fases da vida e o envelhecimento saudável é resultado de uma vida inteira regrada.

Apesar do geriatra ser rotulado como o médico do idoso, a geriatria não é indicada apenas para eles. Muitas pessoas buscam, ainda jovens a orientação de um geriatra, para planejar sua velhice. Este enfoque preventivo faz toda diferença.

Após os 65 anos, torna-se muito importante a escolha de um geriatra, já que é um médico diferenciado, dedicado ao indivíduo como um todo e o único que estuda o processo de envelhecimento de cada paciente.

Em pessoas com história familiar de doenças crônicas é necessário um cuidado especial e as visitas aos médicos geriátricos devem começar, sem falta, após os 50 anos.

1. Aos 70 anos as forças de Davi já tinham definhadas

. Seu corpo não conseguia manter-se aquecido

. A velhice não poupa ninguém

. Pense nisso:

. Há o declínio da vida demonstrado pela velhice (Ec 12.1-7)

. Consagre sua vida ao Senhor enquanto é adolescente e jovem.

2. Enfrentando mais um filho rebelde

. Na velhice de Davi, Adonias, seu filho, quis assumir o trono (1Rs 1.5-53)

. Adonias representa aqueles que:

. Querem ser líderes segundo a sua própria vontade

. Que exaltam a si mesmos

. Que desprezam a vontade de Deus.

3. Constituindo Salomão como rei

. Davi foi firme na escolha de Salomão como rei

. A separação de Salomão para ser rei (1Rs 1.28-39)

. Era uma promessa de Deus (1Cr 22.9,10)

4. As palavras de Davi a Salomão e sua morte

. Davi tem consciência de que vai morrer (1Rs 2.1-4)

. Aconselha Salomão a andar nos caminhos do Senhor (1Rs 2.1-10)

. Ele devia atentar para os estatutos do Senhor (Êx 30.21)

. Guardar os mandamentos divinos (Êx 20.1-17)

. Atentar para os decretos ou juízos do Senhor (Êx 21.1)

-Os planos de Deus para Davi não eram apenas para aqueles tempos. Não era uma Aliança só para seus filhos e netos. Foram planos de uma Aliança para Eternidade, passando pelo milênio.

Do mesmo modo, Deus quer fazer conosco uma Aliança para a eternidade. Não importa se veremos acontecer tudo o que Deus tem para nós. O importante é que a Fidelidade de Deus excede ao nosso limite de tempo e espaço:

"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29.11).

Deus tem uma aliança para a Eternidade com você!

Faça uma Aliança com Deus!

E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.Crônicas 29:28).

A Bíblia fala dos atos heroicos de Davi, mas não esconde seus erros e deslizes. Mas o pastorzinho de Belém, como o homem segundo o coração de DEUS, soube como retornar ao que o ungira como rei de Israel. Seus salmos relatam a comunhão profunda e íntima que ele mantinha com o Senhor. E, dessa forma, o amado rei finda sua vida, enaltecendo o DEUS de Jacó.

CONCLUSÃO: 

Para ter uma boa velhice é  necessário Praticar atividade física. É fundamental deixar o sedentarismo de lado e começar com uma atividade leve. Você pode, por exemplo, caminhar 30 minutos por dia ou fazer aulas de hidroginástica. Faça uma avaliação médica e veja quais exercícios são mais indicados para que você cuide do corpo também na terceira idade. Acompanhe a seguir os diversos benefícios que a atividade física proporciona para a saúde:

  • reduz os riscos de doenças cardiovasculares — como infartos e derrames;
  • aumenta a disposição;
  • reduz a perda de massa óssea;
  • ajuda no equilíbrio da pressão arterial;
  • controla o colesterol;
  • melhora a circulação;
  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • melhora a oxigenação do corpo;
  • melhora a consciência corporal e o equilíbrio — o que vai evitar as quedas;
  • previne e controla o diabetes.

Além da saúde do corpo, o exercício físico faz bem também para a mente. Ele auxilia na liberação de endorfina, hormônio que melhora o humor, o que traz a sensação de bem-estar e ajuda ainda a prevenir quadros de depressão.  A atividade física também faz o corpo liberar serotonina — substância que traz relaxamento e auxilia o idoso a ter uma boa noite de sono. E ore como Davi:” Agora que estou velho, de cabelos brancos,  não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força  aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações”(Sl 71:18) NVI. 

Feliz ano novo para todos!



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Sextas-feiras 18:30 - Culto de Oracão

Facebook Twitter Siga-nos nas Redes Sociais