Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

23/11/2019

Lição 8 - O EXÍLIO DE DAVI

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Nesta lição aprenderemos com Davi a buscar um refúgio quando nos sentimos ameaçados. Sabemos que “Deus é o nosso refúgio“ (Sl 46:1); mais muitas vezes no exílio o próprio Deus tem inúmeras lições a nos ensinar. O exílio pode ser o lugar onde nosso caráter será testado, onde nossa própria identidade será descoberta, onde nossa lucidez mental e espiritual terá a sua aurora (Pv 4.18). Aprenderemos que Só os líderes inseguros fazem cobranças exageradas, dão presentes em troca de lealdade, se inquietam com os que podem representar risco à sua posição. Tudo indica que o destinatário do salmista Davi é uma pessoa prepotente, arrogante; sua língua era usada como arma para revelar o que estava dentro do seu coração perverso.

I - AS CARACTERÍSTICAS DO EXÍLIO DE DAVI:

1. A caverna de Adulão

1.1. O nome Adulão quer dizer 'refúgio'

. Distava de Jerusalém aproximadamente 26 Km ao sudoeste.

. No período dos patriarcas tinha sido uma cidade cananeia (Gn 38.1)

. Ela foi capturada na época de Josué (Js 12.15)

1.2. Fatos importantes na caverna de Adulão

. Foi fortificada por Roboão (2Cr 11.7)

. Depois do cativeiro foi reocupada pelos filhos de Judá (Ne 11.30)

. Sua existência foi provada nos dias do profeta Miquéias (Mq 1.15)

1.3. Hoje ela é chamada de 'Aid-el-Ma'. Lugares , pessoas e situações, tudo serve para o nosso crescimento social e espiritual. Davi vai para a Caverna de Adulao(Hb. Refúgio).

Basicamente, esta palavra refere-se à expatriação forçada de alguém por causa de uma perseguição do Estado e o local em que essa pessoa passará a viver. Usemos exemplos das próprias Escrituras para introduzir o assunto. O povo de Israel viveu em exílio em grande parte da história bíblica. É um período caracterizado pela absorção de outras culturas, distanciamento da terra de origem. Todo esse sentimento estava sobre Davi quando este exilou-se na Caverna de Adulão. Ali ele aprendeu inúmeras lições através de suas reflexões. Para onde foram os meus amigos? Será que Deus ainda me ama? Será que voltarei ao meu lugar de origem? O que Deus estar querendo de mim?

II - DAVI E O AMOR COM OS PAIS

1-Protegendo seus pais

1.1. Davi não era apenas um bom líder, mas, também, um bom filho.

1.2. Davi foi até Moabe e pediu axilo para seus pais. (1Sm 22.3)

1.3. Os filhos devem honrar e proteger seus pais (Sl 127.3)

2. A recompensa bíblica para os filhos obedientes

2.1. É o primeiro mandamento com promessa (Êx 20.12; Dt 5.16)

. Paulo ensinou sobre isso (Ef 6.2,3)

2.2. Jesus se manifestou contra os filhos que não cuidavam de seus pais (Mt 15.5-7)

2.3. Os filhos devem aprender a serem gratos aos seus pais em tudo

. Dando-lhes honra

. Dando-lhes dignidade

. Dando-lhes cuidados materiais

-O texto bíblico narra quando Samuel foi à casa de Jessé, pai de Davi. O motivo da visita era ungir o novo rei. Nesse caso, Davi não fora a primeira opção apresentada pelo pai ao profeta (1 Sm 16.11-13). Entretanto, o jovem amava-o e honrava-o. Assim, é importante destacar uma atitude cristã que os pais devem ter para com o seus filhos, conforme escreve o Dr. Stephen Adei: ―No entanto, dar uma visão a um filho não é tão fácil quanto parece. Isto é porque os pais, às vezes, procuram viver as suas próprias aspirações, não satisfeitas, em seus filhos. Um adolescente certa vez confessou: ̳Tudo o que eu quero estudar é francês, mas meus pais insistem que eu estude medicina. Vou fazer isso, desde que seja em francês‘. Uma das maiores injustiças que podemos fazer aos nossos filhos é impor a eles uma visão que é contrária à sua tendência. Devemos desafiar nossos filhos a explorar seus interesses, mas não tentar impor a eles a nossa visão, especialmente na sua escolha de carreiras. Como podemos fazer isso? Devemos incentivá-los a ser holísticos, isto é, não focados indevidamente na área acadêmica e profissional, mas na maturidade cristã. Permitir que tenham uma visão de servos do Senhor em relação a todos os outros aspectos – profissões, ganhos, casamento, etc. – sendo subordinados a ela.(ADEI, Stephen. Seja o Líder que sua Família precisa.)1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.129).

III - MORRENDO POR DAVI

1.1. Os Líderes também precisam ser protegidos(” (II Samuel 21:15-17).
1.2. Neste texto vemos Davi fatigado, e um gigante tentando matá-lo. Mas também vemos Abisai vindo a seu socorro, que reflete um princípio importante: nossos líderes não só nos protegem, mas também precisam de nossa proteção!

2.1. Aimeleque e seus sacerdotes foram mortos por Saul por proteger a Davi (1Sm 22.17)

. Foram mortos por um edomita (Doegue) (1Sm 22.17-20)

2.2. Um filho de Aimeleque escapou e se tornou um grande aliado de Davi (1Sm 22.20-23; 1Rs 2.26,27)

3. A sina de Doegue

3.1. Alguns dizem que o Salmo 52 revela o destino de Doegue

3.2. O ímpio ama a malícia e despreza a bondade de Deus, por isso:

. Sua língua intenta o mal (Pv 10.31)

. Ele traça enganos (Jó 15.35)

. Despreza o bem e ama o mal (Jr 9.4,5)

3.3. Deus punirá o ímpio arrogante. (Sl 52.5)

―Irado, não convencido e tomado por um ódio selvagem, o rei ordenou a execução de todo o grupo de sacerdotes. Quando seus próprios soldados se recusaram a obedecer, o rei ordenou que Doegue executasse o crime. O edomita assassinou oitenta e cinco sacerdotes, e destruiu a cidade sacerdotal de Nobe com todos os seus habitantes (17-19). Existe um vívido contraste entre a recusa dos próprios homens de Saul e a perversa disposição de Doegue – o que ressaltou a atrocidade do acontecimento. Vestiam éfode de linho (18), ou seja, eram sacerdotes do Senhor. Os de peito (19) eram bebês de colo. Abiatar, um dos filhos de Aimeleque, conseguiu escapar do massacre e fugiu ao encontro do grupo de Davi, a quem relatou o brutal crime que Saul incitara (20,21). O filho de Jessé foi tomado pela tristeza, e contou a Abiatar sobre o seu medo quando reconheceu Doegue em Nobe, durante a sua primeira e precipitada fuga (21.1-9). Ele confessou ser a causa da morte de todos os sacerdotes e do povo de Nobe, embora não intencionalmente (22)(Comentário Bíblico Beacon:Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218).

CONCLUSÃO:

Deus usa instrumentos falhos para fazer a sua obra nesta terra (1Co 1.28). Tais pessoas, primeiro, passam por uma série de dificuldades. E Como os fugitivos de Saul que já não suportavam mais seu governo apóstata e fugiram para o esconderijo de Davi, assim devem os pecadores fugirem da opressão do tirânico dominador do reino das trevas e se abrigarem sob as asas do bom Salvador Jesus, onde podem viver os “tempos do refrigério” (At 3.19). Jesus é o nosso “esconderijo do Altíssimo” (Sl 91.1), onde encontramos descanso para as nossas almas, não mais vivendo sob o fardo do pecado.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.