Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

22/06/2018

Lição 13- Ética Crista e Redes Sociais

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto Áureo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Co 6.12)

Leitura Bíblica em Classe: Provérbios 4.10-15

INTRODUÇÃO

As redes sociais chamam a atenção de quem por elas passam. O que estamos publicando lá para chamar atenção dos que a acessam, muitas vezes a procura de ajuda espiritual?

Na era da informação instantânea, somente o Evangelho Eterno para dar esperança à humanidade.

Estamos na era digital, mas o pecado da humanidade é real e somente o Evangelho de CRISTO para dar esperança à humanidade.

Em 2Tm 3.6,7 vemos que a Informação não é garantia de verdade, pois, em Pv 1.7 sabemos que o verdadeiro conhecimento vem de DEUS. Em Hb 2.4 sabemos que virá de DEUS a era da informação total. Em Jó 21.14 descobrimos que a maioria dos homens não se interessam pelo conhecimento de DEUS, mas em 1Tm 2.4 nos é informado que a salvação traz o conhecimento que liberta. Em Fp 1.9 nos é revelado que o amor aumenta o conhecimento.

A existência das redes sociais, que é uma estrutura social composta de pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns, só foi possível pela criação da internet criada em 1969, nos Estados Unidos. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano no período contemporâneo em que o mundo vivia o auge da Guerra Fria. A internet que a princípio se chamava Aparnet era uma garantia de a comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio. Sem estender o assunto “internet” se entende que a princípio esse meio de comunicação se destinava a fim militares e posteriormente foi liberada para outros fins o qual nós conhecemos e fazemos uso, através das redes sociais.

I – AS REDES SOCIAIS USADAS PARA O BEM É BOA, CASO NÃO, É NOCIVA.

1. Seja racional e entenda com a mente cristã o que é a rede social?

É algo extremamente importante como meio de comunicação mundial, que possibilitou meios de interagir com pessoas em qualquer parte do mundo instantaneamente. Ela envolve uma multiplicidade de alternativas, tanto para relações comerciais, religiosas, familiares e uma infinidade de situações. Ela é tão eficaz nas suas diversidades de uso, que tornou os seus milhares de usuários totalmente dependente dela. Não dá para imaginar o mundo atual sem o uso das redes sociais.

2. Seja racional e tenha a rede social como oportunidade para o Evangelho.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20

Jesus abriu a mente dos seus discípulos para que entendessem as escrituras, pois o mandamento da grande comissão era fazer discípulos em todas as nações. Isso tem um sentido de que não basta apenas ganhar almas para o Senhor, mas também é preciso saber doutrinar sobre a palavra de Deus a elas, pois isso é a essência da grande comissão. Quando não havia os excelentes recursos das redes sociais têm-se a impressão de que o evangelho avançava muito mais, do que em nossos dias. Isso porque os evangélicos em geral em sua maioria fazem mau uso das redes sociais, não para propagar o evangelho, mas para estarem compartilhando e divulgando um monte de bobagens. São poucos os que usam com seriedade as redes sociais com o propósito de realmente postar o que é edificante e vem se ajustar com a ordenança de Jesus a respeito de ganhar almas e fazer discípulos. Jesus quer que seus seguidores espalhados pelo mundo deem o seu testemunho e ninguém, agora como os meios tecnológicos disponíveis, pode se escusar disso.

3. Seja racional com o uso da Rede Social somente naquilo que é lícito.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

Se o cristão verdadeiramente tem a mente de Cristo, não pode estar envolvido com questões desconexas com a sua realidade espiritual. O crente deve ser doutrinado para andar conforme os preceitos das Escrituras, pois se assim não for, ele está totalmente fora da vontade de Deus. As redes sociais se não forem bem utilizadas pelo cristão, elas acabarão prejudicando a sua vida espiritual. Todo cristão deve por obrigação fazer bom uso delas, se atendo somente a coisas proveitosas para aquilo que é bom para o reino de Deus. O perigo das redes sociais é que elas o escravizem em coisas que não são proveitosas e aquilo que pode ser uma dádiva se bem usada pode levar o cristão ao pecado em vários sentidos.

II - O PERIGO DA RELAÇÃO DESCARTÁVEL E AS NOVAS TECNOLOGIAS.                                                   

 -Os malefícios das redes sociais São: Tempo desperdiçado, Desconexão de pessoas que estão perto, Difamação de pessoas, pornografia, fofoca, informação falsa, leva a crises nas famílias.

1. Saia da irreal felicidade distorcida, pois a verdadeira é servir ao Senhor.

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Isaías 5:20,21

As redes sociais não sendo usadas para o bem tem destruído os padrões morais e levando muitos cristãos a novas definições de pecado, com muitos postando chocarrices, zombarias, críticas destrutivas, palavras de duplo sentido, ofensas a pessoas, fofocas e muito mais. Ao invés de dar ouvidos a grande comissão do Senhor utilizando esse meio extraordinário de comunicação a nível mundial, o que vemos mais é um monte de coisas imbecis, sendo poucos os que levam a sério o uso desse meio importante para postar a mensagem do evangelho que é as boas novas de salvação.

2. Saia da superficialidade e procure ser firme e constante na obra divina.

E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Jeremias 6:14

As redes sociais quando usadas viciosamente tem provocado nocivos efeitos psicológicos até mesmo no relacionamento familiar. Quem pensa que esse tipo de entretenimento é um consolo para momentos de solidão, na realidade é algo superficial e enganoso, e que usado nesse sentido o escravizará no seu mundo virtual ficando mentalmente de fora do mundo real.

3. Saia das relações sociais efêmeras, elas não produzem o que Deus quer.

Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. Salmos 90:9 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Eclesiastes 1:2

Muitos perdem o seu tempo se postando e até mesmo a sua própria intimidade e fotos muitas vezes com os efeitos do photoshop, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros. São pessoas vaidosas que sentem a necessidade de vangloriar-se, se ostentar e exibir-se. Pessoas que agem assim demonstram uma espécie de orgulho exagerado de suas qualidades só vista por si mesmo e aparentam uma soberba e arrogância achando que é grande coisa, Pessoas assim são frívolas, fúteis, tolas e sem conteúdo com uma aparência falsa e mentirosa. O cristão que vive nessas condições precisa urgentemente de libertação.

4. Saia da falsa sensação de privacidade, pois Deus vê tudo o que fazemos.

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22 - O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. Provérbios 16:28

Vivemos tempo no meio evangélico que tem faltado a muitos cristãos, é a absoluta sujeição do coração a Deus falta essa que invalida todas as outras obediências. O que mais se posta em redes sociais por muitos cristãos, são zombarias de toda espécie e uma série de coisas irrelevantes sem proveito algum para aqueles que esperam do crente algo sério. Atualmente vemos uma pressa em publicar e compartilhar coisas escandalosas que acabam provocando um esfriamento nas coisas pertinentes ao evangelho. Existem com o uso das redes sociais casos de adultério praticados por cristãos, os quais muitas vezes se tornam expostos provocando escândalos, como também aqueles que se relaciona ocultamente se esquecendo de que não a nada oculto que não venha ser revelado. 

III – SAIBA APROVEITAR A REDE SOCIAL SERVINDO O REINO DE DEUS.

1. Se você é muito ocupado para a grande comissão use a rede social.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:14 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16

Quem se afunda viciosamente nas redes sociais não praticando aquilo que é bom aos olhos de Deus acabam se envolvendo em prazeres que exigem tanto de nossas energias, pensamentos e de nossos meios, que os aspectos de nossa vida que eles  controlam  tornam-se  territórios perdidos para Deus. As redes sociais se bem usadas tornam-se um excelente meio de propagação do evangelho, pois ela o único meio de adentrar em quase todos os lugares, incluindo países onde existem restrições à evangelização. O crente que não está aproveitando esse importante meio de alcançar almas para Cristo e fica perdendo tempo com imbecilidades está se portando como um servo mal e negligente e o destino para esse descaso é a perdição eterna.

2. Se você tem vergonha de pregar o evangelho use as redes sociais.

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Romanos 1:16

Jesus não quer discípulos tímidos quanto a anunciar o evangelho. (Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus... Mateus 10:33). Quem tem vergonha ou timidez de anunciar as boas novas da salvação está na realidade negando o Salvador Jesus e quem tem esse tipo de sintoma, com as redes sociais não tem mais desculpa para não fazê-lo. É imprescindível a todo cristão a necessidade de levar à perdida humanidade a mensagem evangélica. Essa mensagem faz parte da grande comissão do Senhor e, é reconhecida e honrada de tal maneira por Deus que leva em si, ao ser proclamado não importando os meios, o mesmo poder de Deus para salvar toda alma que a recebe, sem acepção de pessoas.                                                                   

CONCLUSÃO

Mostremos aos pecadores digitais que DEUS está vendo e ouvindo tudo o que é transmitido pelos meios digitais e virtuais e que um dia pedirá conta a cada um de nós por isso.

Temos que ter cuidado com o tempo gasto nas redes sociais pela internet e o que estamos aproveitando desse tempo para nossa vida espiritual. Devemos evitar fofocas, intrigas, imagens e filmes sensuais, bem como jogos. Nossos e-mail devem ser objetivos e claros com uma mensagem edificante para nossos destinatários. JESUS é sempre assunto de valor imensurável. Se temos uma vocação para as redes sociais devemos aproveitar nossos chamado para transmitirmos a CRISTO. Compartilhemos JESUS e sua salvação com todos usando uma mensagem de amor e de salvação e sejamos habilidosos para tornarmos atraente ao evangelho a todos. Nossas mensagens e sites devem conter uma mensagem que prenda a atenção do passante virtual. Devemos ser conhecidos por nossa fé em DEUS. Usemos de sabedoria para mantermos contato com as pessoas que necessitam de salvação. Leiamos a bíblia, oremos mais, jejuemos mais, busquemos mais a comunhão com DEUS para podermos ajudar os pecadores digitais e virtuais a se encontrarem com CRISTO e serem salvos.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.