28 de julho de 2017
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AD Alagoas / Lições Bíblicas

14/07/2017

LIÇÃO 03 – A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira


Texto: (1 Co 12.4-6; 2 Co 13.13) 

INTRODUÇÃO 

Nesta lição aprenderemos sobre a conhecida doutrina da Trindade; destacaremos também o conceito desse ensino à luz da Bíblia; pontuaremos as bases dessa doutrina a partir do AT e NT; e por fim, ressaltaremos atributos divinos em cada pessoa da Trindade. trindade é definida, teologicamente, como o entendimento de Deus como trino e uno, significando que a natureza divina é uma unidade de três pessoas e que Deus se revela como três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. A base suprema da doutrina cristã da trindade está na manifestação divina em Jesus, que, com Filho, revelou o Pai e derramou o Espírito Santo. Não há, como se sabe, a palavra “trindade” na Bíblia, mas não que quer dizer que ela deixe de ser uma doutrina bíblica. Seria a mesma coisa de dizer que a água não é composta de H2O simplesmente porque não podemos ler essa fórmula na água. No período antes da Reforma Protestante, Tertuliano (160-220 d.C.), um dos pais da igreja, foi o primeiro a empregar o termo “trindade” e a formular a doutrina, seu ensinamento, porém, punha o Filho em subordinação ao Pai. Em sequência a esse ensinamento, Orígenes (185-254 d. C.) defendia que não só o Filho era, em essência, subordinado ao Pai, mas que o Espírito Santo era subordinado ao Filho. A igreja começou a formular a doutrina da trindade no quarto século, quando o Concílio de Nicéia (325 d. C.), declarou que o Filho é coessencial com o Pai. Após acirrada disputa, no Concílio de Constantinopla (381 d. C.), prevaleceu a concepção de Atanásio (193-373 d. C.), afirmando a divindade do Espírito Santo. A formula de Constantinopla dizia que a trindade era “uma ousia (substância) em três hipostases (pessoas)”, sendo, portanto, uma identidade de natureza nas três hipostases”. Um outro pai da igreja que se dedicou com intensidade e equilíbrio à doutrina da trindade foi Agostinho (354-430), o qual eliminou os elementos de subordinação ainda comuns na defesa de alguns pais da igreja.

I – DEFININDO O TERMO TRINDADE 

A palavra Trindade em si não ocorre na Bíblia, essa expressão é teológica usada para descrever na perspectiva humana a divindade. Sua forma grega “trias”, parece ter sido usada primeiro por Teófilo de Antioquia (181 d.C.), e sua forma latina “trinitas”, por Tertuliano (220 d.C.). Entretanto, a crença na Trindade é muito mais antiga que isso como será visto mais à frente (THIESSEN, 2006, p. 87 – acréscimo nosso). 

II – O CONCEITO BÍBLICO DA TRINDADE 

Segundo Andrade, Trindade é: “Doutrina segundo a qual a Divindade, embora una em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As Três Pessoas são iguais na substância e nos atributos absolutos, metafísicos e morais” (2006, p. 349). Sobre esta doutrina podemos ainda fazer algumas considerações: 

2.1 Não contradiz a unidade de Deus. As Escrituras ensinam que Deus é um (Dt 4.35; 6.4; Is 37.16), contudo, a unidade divina é uma unidade composta de três pessoas, que são: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (Mt 28.19; 1 Co 12.4- 6), que cooperam unidos em um mesmo propósito, onde não existe nenhum tipo de hierarquia ou superioridade entre elesnão se tratando também de três deuses (triteísmoe nem três modos ou máscaras de manifestações divinas (unicismo), antes, são três pessoas, mas um só Deus.“Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30), “[...] se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (Jo 14.23). 

2.2 Não é invenção humana. Uma das objeções à doutrina da Trindade é que teria sido produzida pela mente humana, que é de origem pagã e foi imposta por um imperador pagão (Constantino) no Concílio de Nicéia em 325 d.C., que supostamente teria se tornado cristão, estabelecendo o Cristianismo como religião oficial do império. De acordo com Soares: “Esses argumentos das organizações contrárias à fé trinitária são falsos. O Concílio de Nicéia não tratou da Trindade; a controvérsia foi em torno da identidade Jesus de Nazaré”. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade ( 2 Co 13.13; Ef 1.1-14; 1 Pd 1.2) (2017, pp. 37, 50). 

2.3 Não é irracional. A doutrina da unidade composta não é incoerente (Gn 2.24; 2 Co 6.17), ainda que seja chamada de um mistério porque vai além da razão, mas não é contra a razão, como foi dito acertadamente: “É conhecida apenas pela revelação divina, portanto não é assunto da teologia natural, mas da revelação” (GEISLER apude SOARES, 2017, p. 36). Sobre a possibilidade de entendermos a doutrina da Trindade, Grudem afirma: “[...] não é correto dizer que não podemos de forma alguma entender a doutrina da Trindade. Certamente podemos compreender e saber que Deus é três pessoas, que cada uma delas é plenamente Deus e que há somente um DeusPodemos saber essas coisas porque a Bíblia as ensina” (2007, p. 126 – grifo nosso). 

III – A SANTÍSSIMA TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO 

Embora a doutrina da Trindade não se encontre de forma desenvolvida no AT, acha-se implícita na revelação divina desde o início (DOUGLAS, 2006, p. 1356). Uma boa justificativa para que tal doutrina não seja claramente ensinada no AT, é dada por Pearlman (2009, p. 80) quando afirma: “num mundo em que o culto de muitos deuses era comum, tornava-se necessário acentuar para Israel a verdade de que Deus é um e que não havia outro além dele. Se no princípio a doutrina da Trindade fosse ensinada diretamente, ela poderia não ser bem compreendida nem bem interpretada”. Ainda que implicitamente no AT pode ser visto indícios dessa doutrina. Vejamos alguns exemplos: 

3.1 Na criação do Universo. Se levarmos em conta que a palavra hebraica“Elohim” (Gn 1.1) é um substantivo plural, concluiremos: a Santíssima Trindade encontrava-se ativa na criação do universo. Por conseguinte, quando a Bíblia afirma que no princípio Deus criou os céus e a terra, atesta: no ato da criação, estiveram presentes Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Pai criou o universo por intermédio do Filho (Jo 1.3), enquanto o Espírito Santo transmitia vida a tudo quanto era criado (Gn 1.2). 

3.2 Na aparição do Anjo do SenhorA manifestação no Antigo Testamento do“Anjo do Senhor” (ou de Yahweh), é uma forte evidência a respeito da Trindade. “Vemos que esse Anjo, dependendo do contexto, não apenas se identifica com o próprio Senhor, como também é assim identificado por outros” (GUSTAVO, 2014, p. 22 – acréscimo nosso). Dentre tantas aparições destacamos ainda (Gn 16.9,13; 22.11,15,16; 31.11,13; Êx 3.2,4,6; Jz 13.20-22; Ml 3.1). Sendo sua identificação como divino ressaltada, por aceitar adoração que é destinada a Deus (Êx 3.2,4,5; Jz 13.21,22) (LANGSTON, 2007, p. 114). 

3.3 Na expectativa messiânica. A expectativa messiânica, que sempre foi um fator de consolação à alma hebreia, também revela a presença da Santíssima Trindade no AT (Sl 110.1,4). Em ambas as passagens, o autor sagrado, inspirado pelo Espírito Santo, mostra o Pai referindo-se ao Filho – Jesus Cristo (Mc 12.36; Hb 5.6). Um trecho que mostra, de maneira explícita e clara, a presença da Santíssima Trindade no AT é Daniel 7.13-14. Podemos ainda pontuar algumas passagens alusivas a referências proféticas sobre o Messias: “E, agora o Soberano, o SENHOR, me [o Messias] enviou, com seu Espírito” (Is 48.16).“O Espírito do Soberano, o SENHOR, está sobre mim [o Messias], porque o SENHOR ungiu-me para levar boas notícias aos pobres” (Is 61.1 ver Lc 4.18-21). Embora essas passagens não retratem especificamente um Deus em três pessoas, apontam nessa direção (RODMAN, 2011, p. 73). 

3.4 Na pluralidade de pessoas na Divindade. Já no Livro do Gênesis existe a indicação da pluralidade de pessoas no próprio Deus (Gn 1.1; 3.22; 11.7), podemos ainda encontrar uma série de passagens além dessas, que apontam para a mesma verdade (Is 6.8; 63.10), textos em que uma pessoa é chamada“Deus ou Senhor”, e ela se distingue de outra pessoa que também é identificada como “Deus” (Sl 45.6,7). De modo semelhante o salmista registra:“Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Sl 110.1). Jesus atesta que Davi está se referindo a duas pessoas separadas chamando-as “Senhor” (Mt 22.41-46), mas quem é o Senhor de Davi se não o próprio Deus? Da perspectiva do NT, podemos parafrasear esse versículo do seguinte modo: “Deus Pai disse a Deus Filho: Assenta-te à minha direita”. Diante disso, mesmo sem o ensino do Novo Testamento sobre a Trindade, fica claro que Davi estava consciente da pluralidade de pessoas em Deus (GRUDEM, 2007, p. 110). 

IV – A SANTÍSSIMA TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO 

É no Novo Testamento que encontramos as mais claras e explícitas manifestações da Santíssima Trindade. Notemos alguns registros onde se evidencia tão importante doutrina: 

4.1 No batismo e ministério de Jesus. Nessa clássica manifestação da Trindade (Mt 3.16,17), vemos uma das Pessoas (o Filho) submeter-se ao batismo, o Espírito Santo descer como pomba sobre Ele, e a Pessoa do Pai declarar o seu amor a Cristo atestando sua filiação. No monte da transfiguração vemos com clareza mais uma vez a pluralidade de pessoas (Mt 17.5; Mc 9.7,8). 

4.2 Na ascensão de Jesus. Já prestes a ser assunto ao céu, o Senhor Jesus Cristo, ao dar últimas instruções aos discípulos, declarou: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Pode ainda restar mais alguma dúvida acerca da Trindade? 

4.3 Na vida da Igreja Primitiva. Nos Atos dos Apóstolos, a Santíssima Trindade aparece operando ativamente, desde os primeiros versículos (At 1.1,2). Nesse livro, encontramos a Trindade na proclamação do Evangelho (At 5.32; At 10.38); no testemunho eficaz da fé cristã (At 7.55); no chamamento de obreiros (At 9.17); no Concílio de Jerusalém (At 15.1-35). Nas epístolas (Rm 14.17; 15.16; 2 Co 13.13; Ef 4.30; Hb 2.3,4; 2 Pd 1.16-21; 1 Jo 5.7) e também no livro do Apocalipse (Ap 1.1,2; 2.8,11). 

V – ATRIBUTOS DIVINOS NAS PESSOAS DA TRINDADE 

A Bíblia categoricamente específica que todas as pessoas da Trindade possuem a mesma essência possuindo os mesmos atributos. 

Vejamos alguns: 

Atributos - Pai -Filho -Espírito Santo. 

Eternidade 

Sl 90.2 

Cl 1.17 

Hb 9.14 

Onipotência 

Gn 17.1 

Mt 28.18 

1 Co 12.11 

Onipresença 

Jr 23.24 

Mt 28.19 

Sl 139.7 

Onisciência 

1 Jo 5.20 

Jo 21.17 

1 Co 2.10 

Criador 

Gn 1.1 

Jo 1.3,10 

Jó 33.4

A Bíblia ensina a sobre a trindade, já no Antigo Testamento, Deus fala de si mesmo no plural (Gn. 1.26; 11.7). Há também menção ao Anjo de Javé, que, se por um lado é identificado com Ele, também é distinto dele (Gn. 16.7-13; 18.1-21; 19.1-28; Ml. 3.1). No Novo Testamento, há uma revelação mais nítida da trindade, pois vemos o Pai enviando Seu Filho ao mundo (Jo.3.16; Gl. 4.4; Hb. 1.6; I Jo. 4.9) e do Pai e o Filho enviando o Espírito (Jo. 14.26; 15.26; 16.7; Gl. 4.6). Vemos o Pai dirigindo-se ao Filho (Mc. 1.11; Lc. 3.22); o Filho comunicando-se com o Pai (Mt. 11.25,26; 26.29; Jo. 11.41; 12.27,28 e o Espírito Santo orando a Deus no interior do crente (Rm. 8.26). Temos, assim, uma demonstração da separação, nas nossas mentes, das pessoas da Trindade. No batismo do Filho o Pai fala, ouvindo-se do céu a Sua voz, e o Espírito descendo na forma de pomba (Mt. 3.16,17). Na grande comissão Jesus menciona as três pessoas (Mt. 28.19). Nas epístolas Paulo (I Co. 12.4-6; II Co. 13.13), Pedro (I Pe. 1.2) e João (I Jo. 5.7) fazem referência a trindade, essa última passagem, em específico, salienta a tri-unidade. Uma comparação de textos tomados de todas as partes das Escrituras mostra que: cada uma das três Pessoas é Criador, embora se declare que há um só Criador (Jo. 33.4; Is. 44.24); cada uma é chamada de Javé (Dt. 6.4; Jr. 23.6; Ez. 8.1); de Senhor (Rm. 10.12; Lc. 2.11; II Co. 3.18), de Deus de Israel (Mt. 15.31; Lc. 1.16,17; II Sm. 23.2; Legislador (Rm. 7.25; Gl. 6.2; Rm. 8.2; Tg. 4.12), onipresente (Jr. 23.24; Ef. 1.22; Sl. 139.4; a Fonte de Vida (Dt. 30.20; Cl. 3.4; Rm. 8.10). Ao mesmo tempo, foi Deus quem fez o homem (Sl. 103.3; Jo. 1.3; Jó. 33.4); vivifica os mortos (Jo. 5.21; 6.33); levantou Cristo (I Co. 6.14; Jo. 2.19; I Pe. 3.18), comissiona o ministério (II Co. 3.5; I Tm. 1.12; At. 20.28), santifica o povo de Deus (Jd. 1; Hb. 2.11; Rm. 15.16) e faz manifestações espirituais (I Co. 12.6; Cl. 3.11; I Co. 12.11).

CONCLUSÃO

As Escrituras ensinam que Deus é Um, e que, não existe outro Deus além dEle (Dt. 6.4), mas, ao mesmo tempo, essa unidade divida é composta por três pessoas distintas, cada uma delas é a Divindade. Não que se está dizendo que sejam três deuses, na verdade, os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no sentido pleno do termo, são UM. Assim, o Pai cria, o Filho redime e o Espírito Santo santifica, contudo, em cada uma dessas operações os três estão presentes. O Pai testificou do Filho (Mt. 3.17), o Filho testificou do Pai (Jo. 5.19) e o Filho do Espírito (Jo. 14.26), que, posteriormente, testificou do Filho (Jo. 15.26).

A doutrina da Santíssima Trindade é puramente bíblica, embora seja um mistério jamais será uma contradição. Como alguém sabiamente disse: “Se tentássemos entender Deus por completo, podemos perder a razão [mente], mas se não acreditarmos sinceramente na Trindade perderemos nossa alma!” (RAVI; GEISLER, 2014, p. 28). 

REFERÊNCIAS 
· ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário Teológico.CPAD. 
· GUSTAVO, Walber; GOMES, Leonardo. Doutrina da Trindade: desenvolvimento bíblico e histórico. BEREIA. 
· GRUDEM, Wayne. Manual de Doutrinas Cristãs: teologia sistemática ao alcance de todos. VIDA. 
· LANGSTON, A.b. Esboço de Teologia Sistemática. JUERP. 

· PERLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia.VIDA. 

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